Desgaste da bucha de suspensão pode provocar barulhos e comprometer a dirigibilidade do veículo.
Parte integrante do sistema de suspensão, a bandeja de suspensão, também conhecida como bucha de suspensão, item de segurança, alojada na parte inferior do veículo, próximo ao solo, sofre diversos impactos devido às irregularidades das vias, ocasionando desgaste das peças, como nas buchas de borracha que previnem os ruídos. Por isso, merece alguns cuidados na hora da manutenção.
“O motorista deve ficar atento a qualquer sinal de que a suspensão possa estar comprometida. Ao observar ruídos, direção puxando para um dos lados na aceleração ou desgaste irregular dos pneus dianteiros, é importante analisar o estado das buchas da bandeja”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Ao efetuar a troca das buchas da bandeja, Silva recomenda alguns cuidados. “Após desmontar a suspensão e remover as bandejas e usar ferramentas adequadas para remover as buchas, ao instalar as novas buchas, é preciso utilizar o colocador adequado para o modelo”, comenta o gerente. Além disso, ressalta que algumas buchas tem posição de montagem, por isso é fundamental observar sempre as setas de posicionamento.
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva