Equipamento responsável por alimentar o motor do veículo com a mistura de ar e combustível necessita de revisões e manutenções
Em 1.994 a indústria nacional produziu cerca de 1,5 milhão de automóveis. Neste ano, foi implantado no Brasil o plano Real, ele trouxe estabilidade econômica o que possibilitou a população realizar o sonho de adquirir o carro zero.
Por questões econômicas e de proteção ambiental, as fabricantes de veículos agregaram tecnologia nos automóveis e substituíram os carburadores pela injeção eletrônica de combustível, inclusive nos modelos populatres.
A mudança obrigou os reparadores especializados na regulagem e manutenção dos carburadores a investir em conhecimento e equipamentos para atender a nova demanda e não ficar fora do mercado.
Passados 20 anos, ainda há muitos veículos circulando nas grandes e pequenas cidades com carburador, principalmente os modelos de colecionadores, que por situações sentimentais ou financeiras não trocaram o automóvel por outro mais moderno. E realizar a manutenção, regulagem e troca do carburador pode ser uma nova fonte de receita para a oficina ou centro automotivo.
Acompanhe o passo a passo de como avaliar as falhas e instalar um carburador.
Diagnóstico
Alto Consumo / Baixo Rendimento
Falhas distintas, porém, podem ter a mesma causa, erro de calibragem do carburador. Durante a manutenção do carburador deve ser feita a calibragem (giclagem) correta. A motorização, combustível e opcionais como ar- condicionado e câmbio automático, eles influenciam na calibragem.
Excesso de Combustível
Causa: Impurezas no sistema de combustível
Solução: Limpeza do tanque de combustível, verificar mangueiras de borracha e tubulações rígidas. Substituir o filtro de combustível e a álvula de agulha do carburador.
Dificuldade de regulagem
Causa: Combustível adulterado, entrada falsa de ar, motor fora de ponto de ignição e componentes de ignição gastos.
Solução: Verificar combustível, juntas e coletores de admissão e escape, ponto de ignição, velas, cabos de velas, tampa do distribuidor, condensador e platinado (nos veículos com estes itens).
Instalação do carburador no motor
Checagem de itens
- Condições de funcionamento do motor, válvulas e compressão
- Sistema de ignição: velas, cabos, rotor, condensador, ponto inicial e avanços
- Coletor de escape, deve estar sem vazamentos
- Controle correto de pré-aquecimento
- Utilizar filtros novos de ar e combustível
- Bateria e sistema elétrico em perfeito funcionamento
- Checar o estado das mangueiras e conectores elétricos e se foram montados corretamente
- Coletor de admissão, aquecimento e vazamentos. Atenção, o escamento sem o sistema de aquecimento do coletor provoca engasgo no arranque e retomada de velocidade
- Ao fixar o carburador no flange do coletor apertar corretamente: sentido cruzado no caso de quatro pontos, isso evita a deformação da base do carburador e a entrada de ar no sistema
- No carburador com afogador manual, ao fixar o cabo, confirme se a borboleta está totalmente aberta, com o cabo todo desacionado no painel
A manutenção dos kits de reparos do carburador deve ser feita a cada 30.000 km
VW Fusca um grande consumidor de carburador
Dia 20 de janeiro é o dia nacional do Fusca. Em todo o país, os aficionados pelo modelo reúnem-se para prestar homenagens. O Volkswagen Sedan passou a ser fabricado no Brasil em 1.959, em 1.982 , a empresa assumiu o apelido brasileiro, ou seja, Fusca, como nome oficial. Ele foi descontinuado em 1.986 com mais de 3.300.000 unidades produzidas. Para atender ao pedido do então presidente Itamar Franco, a fabricante de São Bernardo do Campo retomou a produção do Fusca em 1.986 e encerrou as atividades em 1.996 com mais 47.700 unidades produzidas.
Matéria publicada na Revista Reparação Automotiva Janeiro de 2015