fbpx
ZF

A grama do reparador automotivo é mais verde? -Reparação Automotiva

A grama do reparador automotivo é mais verde?

Para esta edição, uma reflexão sobre o dia do mecânico. ” A grama do reparador automotivo é mais verde? ” Você é um, ou, mantém uma relação estreita com um?

Na minha palestra: “Como Vender, sem vender, na sua oficina”, relato, entre outros pontos, que no Brasil, temos a maior frota circulante da história. Isto levou a um empreendedor me contatar. Ele me informou que estudou o mercado, que está aquecido, que sempre gostou de carro e, em função da instabilidade da sua área, optou por se tornar um empresário da área de reparação automotiva.

Uma bela leitura do mercado! Muitas vezes nós, reparadores, que já estamos dentro do negócio, não percebemos toda esta “abundância”. Mas, este fato me levou a refletir sobre o outro lado, o chão da oficina. E me veio à mente o ditado: “a grama do vizinho sempre é mais verde do que a minha!”.

A grama do reparador automotivo é mais verde?

O mecânico, é um profissional multidisciplinar. Leva o cargo de “mecânico”, mas na prática, também é técnico em química, física, matemática, engenharia, entre tantos outros. Inicia sua carreira muitas vezes na prática e complementa com a formação. Outros pela formação e lutam pela oportunidade de praticar. Mas muitos, pelas oportunidades que a vida ofereceu.  Ah! Também são atletas. Sim… força muscular, resistência física estão entre os requisitos. Nem sempre consideramos isto, mas meu pai, teve que substituir os joelhos!

Se não bastasse todo este conhecimento técnico e disposição física, muitos se tornam empresários do segmento. E aí precisam também inserir ao seu currículo os conhecimentos e habilidades em: marketing, relação comercial, tributário, financeiro, jurídico, administrativo, bancário e muitos outros. E não menos necessário: entender de gente!

Uma coisa é certa: este profissional aprenderá e ensinará em toda sua carreira. Se você não tiver esta clareza e intenção, repense hein! A evolução tecnológica é presente em nossos dias. Meu pai tem uma fala: “A medicina avança, mas o coração sempre está no mesmo lugar no corpo humano. O que não acontece com os veículos, pois estão em contínua mudança”. Quanta evolução, quantos ensinamentos, quanta admiração por estes profissionais (masculinos e femininos). Idolatro e parabenizo a todos, na figura do meu pai Djalmo Quinjalmo, nas dos meus dois irmãos: Marcelo e Marcos, nos colegas, amigos e profissionais. Feliz teu dia hoje e sempre!

por Karine Quinjalmo, Mãe do Enzo, Especialista na gestão

Leia o artigo da colunista Karine Quinjalmo do mês passado: ” Não há nada tão bom que não possa ser melhorado “

Clique aqui e leia mais sobre Gestão de Oficinas