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5 importantes dicas na hora da montagem da embreagem

A embreagem é um dispositivo responsável por transmitir a rotação do motor para o cambio permitindo que o cambio engate e desengate as marchas e repasse essa força para as rodas fazendo o veículo se locomover.

Parece um sistema complexo, porém o funcionamento e simples, de modo geral as embreagens são acionadas por meio de fluidos.

Não vou perder muito tempo falando dos componentes como platô, disco e rolamento pois presumo que todos já sabem a importância e tarefa de cada um.

Vamos nos aprofundar um pouco na questão da durabilidade dessa obra prima da engenharia chamada embreagem.

O QUE VERIFICAR NA MONTAGEM

  1. Verificar o desgaste da mola-membrana desgaste excessivo é sinal de rolamento em mal estado de funcionamento, engripado, desalinhado.

2. Verificar o estado das molas de retrocesso, mola de retrocesso ruim perde a eficiência de recuo da placa nesse caso o platô não libera o disco, esse problema e causado por redução brusca, erros ou manuseio errado na hora da montagem, erro na fixação do platô, transporte, queda da peça ou estocagem inadequada.

3. Verificar o estado dos discos as guarnições quanto a desgastes, fissuras, manchas de superaquecimento se existe há óleo nas guarnições, desgaste do cubo, molas de torção do disco quanto a quebras e folgas, se as molas estiverem marcadas por impacto e sinal de tranco, ela funciona como um fusível quebrando para o câmbio não sofrer o impacto, empenamento do disco isso pode ocorrer na armazenagem, no transporte ou durante o manuseio, medir o disco, não compensa montar o mesmo discos com menos de 0,5 mm de revestimento, nesse caso é melhor substituir.

4. Em todos os casos oriento a olhar bem ações de temperatura no material, se não está azulado, ranhuras e canais, trocar os garfos e dar passe no volante, examinar se o DOT4 não está contaminado lembrando que ele é hidroscópico e capta humidade do ar formando bolhas no sistema.

5. Importante envolver a operação pois muitas vezes a perca de durabilidade vem da má operação do veículo e a embreagem e um item que sofre muito, se a manutenção tem muito problema de diferencial e embreagem o problema não está na embreagem e sim no condutor.

Cristiano Moreti, profissional com 25 anos de experiência em toda a cadeia de suprimento, gestão de manutenção, gestão de pneus, gestão de abastecimento do setor automotivo
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