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A gestão da oficina é como cuidar de uma árvore

A gestão da oficina é como cuidar de uma árvore

Divido com vocês minha orientação de como visualizar a melhor gestão, fazendo esta relação, afinal a gestão da oficina é como cuidar de uma árvore. Ficaste curioso(a)? Então, continue aqui comigo!

Quando falamos de gestão, estamos falando de todas as áreas, estratégias, processos e pessoas envolvidas com o funcionamento da empresa. Se você pensa que é muita coisa, está corretíssimo! É sim, é TUDO da empresa. Mas, pode ficar mais leve. Farei aqui uma analogia que faço com metodologia BSC (Balanced Scorecard). 

A gestão da oficina é como cuidar de uma árvore! Deixa eu te explicar… A semente foi lançada ao solo quando você abriu o seu negócio. Agora precisamos fazer ela se desenvolver de forma saudável. A primeira área que devemos dar atenção é a de “aprendizado e crescimento”, ou seja, ensinar as pessoas que trabalham em nossa equipe a realizar os serviços de acordo com o nosso padrão de qualidade. Neste aspecto, também precisamos observar se os serviços que temos precisam ser melhorados em relação à qualidade e produtividade e se há possibilidade de inovar nas áreas em que atuamos. Eis aqui as raízes da árvore.

Agora, vamos cuidar do tronco. É ele que faz com que tudo que as raízes absorvem seja transportado aos galhos e folhas. Estamos falando dos “processos internos” da empresa.  São a estrutura da oficina. É o funcionamento das nossas regras, da utilização correta das ferramentas e dos equipamentos, da comunicação clara e objetiva para atender e identificar a necessidade e expectativa do nosso cliente e entregar o melhor serviço a fim de satisfazê-lo. É aqui que é definido o que fazer e por quem será feito cada etapa do atendimento e do serviço da OS dentro da oficina.

Chegamos aos galhos e as folhas. Eles representam os “clientes e o mercado” em que estamos inseridos. Quanto melhor nutrirmos as raízes e quanto menos obstruções no tronco, mais rapidamente os galhos crescerão e ocuparão o espaço ao redor, ou seja, manter e conquistar novos clientes. Só assim então, esta árvore gerará os frutos, sendo eles os resultados econômicos e financeiros da oficina. É gerir a capacidade de reinvestir em equipamentos, ferramentas, de expandir, de distribuir o lucro aos donos e de gerar caixa suficiente para pagar tranquilamente as contas da empresa.

Que tal olhar para estas áreas da sua oficina e planejar pelo menos uma melhoria em cada uma destas quatro áreas? É assim que planejo e estruturo cada trabalho de consultoria. Sugiro focar em cada uma delas a cada trimestre deste ano. Assim, a gestão fica mais leve!  Então, me conta, fez sentido para você?! Esta é minha dica, para sua oficina ainda mais lucrativa! 

Leia o artigo da colunista Karine Quinjalmo do mês passado: ” Não há nada tão bom que não possa ser melhorado “

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por Karine Quinjalmo, Mãe do Enzo, Especialista na gestão