fbpx

Qual o nível da sua gestão?

Nesse artigo você vai entender o nível mais importante da gestão, o estratégico!

Nesse terceiro e último artigo sobre nível de gestão, vamos falar daquele que é o mais importante de todos: o estratégico. Nesse patamar mais elevado da administração de uma oficina, o gestor toma as decisões baseado não naquilo que ele acha mais adequado para o negócio, mas sim, pautado sobre métricas e indicadores específicos que conseguem traduzir através de números e dados os aspectos mais importantes da empresa.

Nesse nível, o empresário, por ter conseguido constituir uma operação que não dependa diretamente de sua figura, consegue se ausentar da empresa sem que haja impacto na produtividade. E, não menos importante, no ambiente estratégia, as metas e planos de longo prazo passam a fazer parte da administração da oficina.

Parece até um sonho, não? Mas é realidade! Pena, que ainda para poucos! 

E, é essa a pergunta que sempre faço em meus trabalhos de consultoria. Afinal, se a gestão estratégica é tão importante, porque apenas algumas empresas não conseguem chegar a esse ponto? Bem, posso elencar alguns fatores que explicam muito bem porque isso ocorre:

Primeiro um ponto muito importante é que o empresário puxa para sí toda a responsabilidade, sendo incapaz de delegar, por achar que outra pessoa não seria capaz de fazer algo tão bem quanto ele. Isso o sobrecarrega de atividades que poderiam ser realizadas por alguém de sua equipe, além disso, a postura de resolver tudo cria uma dependência dos colaboradores, que não conseguem desenvolver autonomia própria para resolver os problemas. 

Uma vez sobrecarregado, o empresário não consegue encontrar tempo para pensar o negócio no longo prazo. Todas as suas decisões são baseadas em períodos curtos de tempo, o que resulta em uma gestão imediatista e focada apenas na solução de problemas de curto prazo. Ai se perde a oportunidade de planejar o futuro da empresa. 

E, por último, mas não menos importante, o acesso a informações é limitado. Seja por deficiência do próprio sistema da empresa, seja pelo input de dados incorretos ou pela ausência de informações. Isso cria um ambiente de incerteza, onde não há parâmetros para medir o resultado do negócio.

Na próxima coluna vou te contar como subir de patamar em sua gestão, até chegar ao tão almejado nível estratégico! Até lá!

por ALEXANDRE COSTA, consultor sênior especializado em inovação para o setor automotivo, com 25 anos de experiência. Palestrante convidado a participar dos principais eventos do mercado em todo o País e diretor da ALPHA Consultoria, empresa dedicada ao segmento automotivo