Há quatro tipos: mecânica, hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica, cada uma com suas características, vantagens e desvantagens.
O sistema de direção está cada vez mais complexo. Os principais tipos de direção veicular são mecânica, hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica. A direção mecânica era muito utilizada nos carros mais antigos e, ainda, é usada nos veículos mais populares, sendo composta por coluna, caixa, barras ou braços e terminais de direção.
Mais robusto, o sistema funciona de forma simplificada – virando o volante, o movimento é transferido para a caixa de direção por meio da coluna para então a rotação ser convertida e passada para os braços, que controlam as rodas. “A direção mecânica conta com a vantagem de não apresentar grandes defeitos e ter custo menor de manutenção, no entanto é bem menos confortável para o motorista, principalmente em manobras”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
No sistema de direção hidráulica, o esforço para o motorista girar o volante é bem menor no que na mecânica. No entanto, além das peças da direção mecânica, conta com bomba hidráulica, fluido, tubulações, válvula de rotação e reservatório e é o motor do carro que movimenta a bomba hidráulica. “esse sistema exige bem menos esforço para efetuar manobras, mas, em contrapartida, podem ocorrer vazamentos de fluidos com o passar do tempo”, comenta.
Já na elétrica, não há bomba e fluido, mas sensores para identificar o posicionamento do volante, rodas, força e velocidade e um motor elétrico acoplado à coluna de direção. “Também traz mais conforto para dirigir, por&é e;m o gasto com a manutenção pode ser maior do que no sistema mecânico”, adverte. Semelhante à direção hidráulica, com algumas melhorias, a eletro-hidráulica possui um motor elétrico independente que movimenta a bomba e pressuriza o fluido.
Seja qual for o tipo de direção, a recomendação é fazer revisões periódicas para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes. “Fique atento também há alguns sinais que podem indicar problemas no sistema de direção, como trepidação, barulho e folgas no volante e, no caso dos modelos hidráulicos, se não há vazamentos”, conclui.
Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no https://blog.nakata.com.br/guia-completo-conheca-os-4-principais-tipos-de-direcao-veicular/.