A Revista Reparação Automotiva esteve no Centro de Treinamento da Royce Connect e acompanhou o processo de substituição do compressor do ar- condicionado do Fiat Dobló 2012 com motor 1.8L E.TorQ
Texto técnico: Royce Connect / Edição: Edison Ragassi – Fotos: José Nascimento
A reportagem da revista Reparação Automotiva esteve no Centro de Treinamento da Royce Connect, empresa especializada em peças, componentes e acessórios para ar-condicionado automotivo e acompanhou o processo de substituição do compressor de ar-condicionado do Fiat Dobló 2012 com motor 1.8L E.TorQ.
O compressor do ar-condicionado automotivo tem a função de movimentar o ar e a umidade do evaporador dentro do veículo para um condensador fora, o que comprimi o fluído refrigerante. Se o compressor estiver danificado, o sistema não irá funcionar corretamente. Geralmente a falha é mostrada por ruído, ou falta de rendimento.
Substituição do compressor
Antes de qualquer manutenção verifique se os equipamentos de reparo estão devidamente calibrados para que possam executar as funções com precisão.
Utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI), no caso óculos, luvas e calçados.
Com o auxílio de uma recolhedora (recolhe, recicla e recarrega), verifique se o sistema tem fluído refrigerante R134a.
Recolha o fluído para que a remoção do compressor seja feita com segurança sem contaminar o ambiente.
Alivie o tensor
Não é necessário remover totalmente a correia poly v, só soltar da polia do compressor. Em seguida remova os parafusos que prendem o compressor ao suporte do motor.
Desconecte as mangueiras de sucção e descarga para a retirada do compressor.
Isole as conexões para evitar umidade
Antes de instalar o novo compressor
Procedimentos que garantem a qualidade e rendimento do sistema.
Faça a limpeza com R141b pressurizado com nitrogênio no condensador, mangueiras e evaporador. Repasse a operação até que o R141b saia limpo na outra extremidade, tampe as entradas e saídas para não haver contaminação após a limpeza.
Efetue a substituição do filtro secador sempre que abrir o sistema de refrigeração automotivo, a umidade é prejudicial para a refrigeração.
Não limpe o dispositivo de expansão, os orifícios de entrada e saída são compactos e, ao invés de limpar, pode entupir os orifícios. Sempre que for substituir o compressor, troque também a válvula de expansão, o que garante a qualidade do serviço.
Verifique a quantidade de óleo indicado para cada sistema, esse passo é importante para o funcionamento adequado. A quantidade de óleo deve ser colocada pelo bujão no cárter do compressor, caso não tenha, pela linha de sucção.
Instalação do novo compressor
Ao iniciar a montagem do sistema substitua todos os anéis O’rings de vedação (anéis de borracha).
Após a instalação de todos os componentes efetue o teste de vazamento com nitrogênio, se não constar danos inicie o vácuo, outro fator importante para o sistema de refrigeração.
Não existe tempo estimado para saber se o vácuo está completo. A medição deve ser feita com o aparelho chamado “VACUOMETRO”. Os níveis são recomendados pelo fabricante entre 500 a 200 microns (HG).
A carga de fluído deve ser feita por peso na linha de alta pressão no estado líquido, conforme orientação do fabricante.
Faça o teste de eficiência ou rendimento utilizando um termômetro e os manômetros do conjunto de manifold convertendo pressão em temperatura.
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