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Avanços tecnológicos e a educação automotiva

Avanços tecnológicos e a educação automotiva

Olá, amigo reparador, tudo bem? Vamos para mais uma edição da Revista Digital Reparação Automotiva. Nesta edição queremos trazer um tema diferente: ” Avanços tecnológicos e a educação automotiva “

Educação Automotiva

Sim, o nome secular correto é Educação Profissional, mas resolvemos, dar um nome mais “CHÃO de OFICINA”. Os avanços tecnológicos e a educação automotiva é diário, isso mesmo diário. Talvez, antes poderíamos dizer que um carro mudava a cada 3 ou 5 anos, e até mais, porém, nos dias atuais, lemos uma matéria hoje, e amanhã ela já está apontando mudanças em nosso setor de reparação automotiva. Muitos de nós (eu mesmo), começamos como ajudantes nas oficinas, querendo aprender uma profissão, e até os dias de hoje, ainda encontramos pessoas interessadas em começar assim. E como estamos falando de avanços, trazemos aqui uma história que exemplifica bem esses fatos:

A Invenção do Motor de Partida

A Invenção do Motor de Partida

Os motores de partidas, tiveram como base para sua criação, uma máquina como esta, que faz parte de algumas antiguidades que temos:

Uma máquina registradora elétrica de 1910. O exemplar da foto é uma máquina calculadora elétrica da fabricante MONROE, de 1934.

Segundo a história relatada, no livro de Elétrica Automotiva da UNIVAM, que era um Sistema de Treinamento criado pelas Indústrias Marília de Peças Elétricas, diz que:

Livro do Curso Marília.

Após uma senhora a bordo de seu Cadillac de 1910, em Detroit, EUA, cujo veículo ela não conseguia fazer entrar em funcionamento pela manivela (manico), o sr. Carter, um executivo da fábrica de automóveis, foi prestar ajuda, e acidentou-se com o contra golpe da manivela e veio a falecer.

O sr. Carter era amigo de Henrique Leland, presidente da Cadillac.  E o sr. Leland, convocou o sr. Kettering, inventor do sistema de chave de ignição para desenvolver a partida autônoma, sem a necessidade da manivela. Kettering baseou-se nas máquinas registradoras elétricas, que possuíam um motor para realizar os avanços e retrocessos do carrinho superior da máquina e abrir gavetas.

Muito bem, todos nós sabemos que o precursor dos cursos a distância no Brasil, foi o Instituto Universal Brasileiro, e depois surgiram outros, como Padre Reus e Monitor.

Mas no setor automotivo, não tínhamos o envolvimento direto das indústrias com a capacitação dos reparadores automotivos, em alguns poucos lugares, havia o Senai, mas Automotivo era só nas capitais e poucas.

Em 1997, surge as Indústrias Marílias com a UNIVAM – Universidade Marília, nome dado para o centro de treinamento, que adotara palestras regionais e cursos à distância por periódicos, onde o reparador a partir de cada etapa, recebia pelos correios a próxima etapa, totalizando um curso de 600 horas.

Surge na sequência as indústrias IKRO, com também um curso para eletricistas, pois, os alternadores estavam sendo evoluídos, avançavam, devido a eletrônica embarcada que crescia em aplicação veloz nos veículos.

Nós reparadores, que éramos do interior do estado, ao receber estas informações, ficávamos perplexos com tanta novidade.

Cursos para avanços tecnológicos e a educação automotiva

Para meu desenvolvimento profissional, chegar hoje com Pós-Graduação em Engenharia Manutenção Automotiva, e outros títulos na área, estes cursos foram a base de tudo.

 Bom, em 2001, chega ao interior a MTE-THOMSON, com o sr. Rogério Costa, trazendo informação técnica, conhecimentos avançados sobre as sondas lambdas, distribuindo material impresso, CD Room, munindo os reparadores de informações conhecimento, desenvolvendo a classe reparadora.

Hoje a MTE-THOMSON, mantém um portal, Oficina do Saber, onde também atuamos como professor, levando conhecimento onde quer que esteja o reparador neste país e no MERCOSUL. E mantém seu ciclo de palestras, agora com o título: Encontro Técnico, liderado por João Alberto e Alberto (Betinho), rodando pelo Brasil, levando informação técnica.

De Aluno a Professor

Como dissemos no início, os avanços não param e toda a trajetória e compromisso destas fábricas, indústrias da reposição de peças e componentes, geraram um crescimento enorme entre nossa classe.

Posso dizer que fui de aluno a professor, não perdia, e não perco uma palestra, um treinamento e uma live, sobre temas automotivos.

Nossos Cursos:

Gestão de Oficinas, com adaptação do Lean Manufacture, a reparação automotiva. E outros cursos. Hoje temos várias empresas e também fabricantes levando ao reparador informações para seu crescimento. A Revista Reparação Automotiva, é um destes grandes canais de informações técnicas, além da Revista, temos a TV Reparação Automotiva, Lives nas redes sociais, mediadas pelo Jeison e Edison Ragassi.

Fique atento! A evolução não pode ser apenas uma novidade, precisa ser nossa meta acompanhá-la e crescermos juntos.

Participe, pergunte, frequente, como dizem os mais experientes:

“O Saber não ocupa espaço!”

Mas devemos ir além:

“A falta de conhecimento nos tira do mercado!”

Leandro Marco, Professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial, Mecatrônica Automotiva, Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua na reparação automotiva há 34 anos, proprietário da General Tech, Oficina de linha Premium em Uberaba MG.

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