
Avanços tecnológicos e a educação automotiva
Olá, amigo reparador, tudo bem? Vamos para mais uma edição da Revista Digital Reparação Automotiva. Nesta edição queremos trazer um tema diferente: ” Avanços tecnológicos e a educação automotiva “
Educação Automotiva
Sim, o nome secular correto é Educação Profissional, mas resolvemos, dar um nome mais “CHÃO de OFICINA”. Os avanços tecnológicos e a educação automotiva é diário, isso mesmo diário. Talvez, antes poderíamos dizer que um carro mudava a cada 3 ou 5 anos, e até mais, porém, nos dias atuais, lemos uma matéria hoje, e amanhã ela já está apontando mudanças em nosso setor de reparação automotiva. Muitos de nós (eu mesmo), começamos como ajudantes nas oficinas, querendo aprender uma profissão, e até os dias de hoje, ainda encontramos pessoas interessadas em começar assim. E como estamos falando de avanços, trazemos aqui uma história que exemplifica bem esses fatos:
A Invenção do Motor de Partida

Os motores de partidas, tiveram como base para sua criação, uma máquina como esta, que faz parte de algumas antiguidades que temos:


Uma máquina registradora elétrica de 1910. O exemplar da foto é uma máquina calculadora elétrica da fabricante MONROE, de 1934.
Segundo a história relatada, no livro de Elétrica Automotiva da UNIVAM, que era um Sistema de Treinamento criado pelas Indústrias Marília de Peças Elétricas, diz que:

Após uma senhora a bordo de seu Cadillac de 1910, em Detroit, EUA, cujo veículo ela não conseguia fazer entrar em funcionamento pela manivela (manico), o sr. Carter, um executivo da fábrica de automóveis, foi prestar ajuda, e acidentou-se com o contra golpe da manivela e veio a falecer.
O sr. Carter era amigo de Henrique Leland, presidente da Cadillac. E o sr. Leland, convocou o sr. Kettering, inventor do sistema de chave de ignição para desenvolver a partida autônoma, sem a necessidade da manivela. Kettering baseou-se nas máquinas registradoras elétricas, que possuíam um motor para realizar os avanços e retrocessos do carrinho superior da máquina e abrir gavetas.
Muito bem, todos nós sabemos que o precursor dos cursos a distância no Brasil, foi o Instituto Universal Brasileiro, e depois surgiram outros, como Padre Reus e Monitor.
Mas no setor automotivo, não tínhamos o envolvimento direto das indústrias com a capacitação dos reparadores automotivos, em alguns poucos lugares, havia o Senai, mas Automotivo era só nas capitais e poucas.
Em 1997, surge as Indústrias Marílias com a UNIVAM – Universidade Marília, nome dado para o centro de treinamento, que adotara palestras regionais e cursos à distância por periódicos, onde o reparador a partir de cada etapa, recebia pelos correios a próxima etapa, totalizando um curso de 600 horas.

Surge na sequência as indústrias IKRO, com também um curso para eletricistas, pois, os alternadores estavam sendo evoluídos, avançavam, devido a eletrônica embarcada que crescia em aplicação veloz nos veículos.

Nós reparadores, que éramos do interior do estado, ao receber estas informações, ficávamos perplexos com tanta novidade.
Cursos para avanços tecnológicos e a educação automotiva
Para meu desenvolvimento profissional, chegar hoje com Pós-Graduação em Engenharia Manutenção Automotiva, e outros títulos na área, estes cursos foram a base de tudo.
Bom, em 2001, chega ao interior a MTE-THOMSON, com o sr. Rogério Costa, trazendo informação técnica, conhecimentos avançados sobre as sondas lambdas, distribuindo material impresso, CD Room, munindo os reparadores de informações conhecimento, desenvolvendo a classe reparadora.

Hoje a MTE-THOMSON, mantém um portal, Oficina do Saber, onde também atuamos como professor, levando conhecimento onde quer que esteja o reparador neste país e no MERCOSUL. E mantém seu ciclo de palestras, agora com o título: Encontro Técnico, liderado por João Alberto e Alberto (Betinho), rodando pelo Brasil, levando informação técnica.
De Aluno a Professor
Como dissemos no início, os avanços não param e toda a trajetória e compromisso destas fábricas, indústrias da reposição de peças e componentes, geraram um crescimento enorme entre nossa classe.
Posso dizer que fui de aluno a professor, não perdia, e não perco uma palestra, um treinamento e uma live, sobre temas automotivos.

Nossos Cursos:

Gestão de Oficinas, com adaptação do Lean Manufacture, a reparação automotiva. E outros cursos. Hoje temos várias empresas e também fabricantes levando ao reparador informações para seu crescimento. A Revista Reparação Automotiva, é um destes grandes canais de informações técnicas, além da Revista, temos a TV Reparação Automotiva, Lives nas redes sociais, mediadas pelo Jeison e Edison Ragassi.
Fique atento! A evolução não pode ser apenas uma novidade, precisa ser nossa meta acompanhá-la e crescermos juntos.
Participe, pergunte, frequente, como dizem os mais experientes:
“O Saber não ocupa espaço!”
Mas devemos ir além:
“A falta de conhecimento nos tira do mercado!”

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo