O motor de partida teve como base para sua criação, uma máquina como esta, que faz parte de algumas antiguidades que temos:
Uma máquina registradora elétrica de 1910. O exemplar da foto é uma máquina calculadora elétrica da fabricante MONROE, de 1934. Segundo a história relatada, no livro de Elétrica Automotiva da UNIVAM, que era um Sistema de Treinamentocriado pelas Indústrias Marília de Peças Elétricas, diz que: Após uma senhora a bordo de seu Cadillac de 1910, em Detroit, EUA, cujo veículo ela não conseguia fazer entrar em funcionamento pela manivela (manico), o sr. Carter, um executivo da fábrica de automóveis, foi prestar ajuda, e acidentou-se com o contra golpe da manivela e veio a falecer.
O sr. Carter era amigo de Henrique Leland, presidente da Cadillac. E o sr. Leland, convocou o sr. Kettering, inventor do sistema de chave de ignição para desenvolver a partida autônoma, sem a necessidade da manivela. Kettering baseou-se nas máquinas registradoras elétricas, que possuíam um motor para realizar os avanços e retrocessos do carrinho superior da máquina, criando assim o motor de partida.
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