Veja a maneira correta de fazer a troca do conjunto da válvula termostática dos motores Ford Zetec Rocam. Os propulsores deste carro utilizam válvula termostática eletrônica.

Os motores Ford Rocam Flex, tem a válvula termostática, a qual regula o fluxo do liquido de arrefecimento, com acionamento eletrônico. O componente danificado causa vazamentos do liquido do sistema de arrefecimento e superaquecimento do motor. Acompanhe abaixo o procedimento para troca do conjunto da válvula termostática dos motores Ford Zetec Rocam
Texto: Edison Ragassi/ Colaboração técnica: BorgWarner / Fotos: ZNews Editora
A reportagem da revista Reparação Automotiva foi até a Auto Mecânica Goiocar, localizada em Piracicaba, Interior de São Paulo. Lá, com a supervisão de Heribaldo Souza, da assistência técnica da fabricante BorgWarner, o reparador Leandro de Lima Petrucelli, profissional com 14 anos de experiência na manutenção e reparação de veículos, mostrou a maneira correta de fazer o diagnóstico e a troca do conjunto da válvula termostática dos motores Ford Zetec Rocam.

Antes de fazer a troca do conjunto da válvula termostática dos motores Ford Zetec Rocam é necessário realizar o diagnóstico. A falha pode ocorrer no sistema de circulação de aquecimento interno.


Para isso utilize a mangueira em ‘U’, a qual irá eliminar o ar quente. É a mesma dos modelos sem o equipamento. Verifique se a mangueira de retorno do reservatório (vaso expansor), não está com o redutor de fluxo obstruído.
Depois, teste novamente se o problema de aquecimento do motor persistir é necessário a substituição da válvula termostática.
Troca da válvula

Para garantir a qualidade do serviço é recomendado substituir também a carcaça plástica onde é aplicada a válvula termostática.

Retirar a caixa do filtro do ar



Com uma chave de fenda ou canhão 6 mm, retirar a mangueira do respiro.

Retirar a mangueira de admissão.

Proteger o corpo de aceleração para evitar contaminação
Foto: Alicate/ Mangueira_2


Com o alicate para abraçadeiras, remover as mangueiras do radiador, superior e inferior. Antes de retirar a mangueira superior, coloque um recipiente embaixo do carro para capturar o liquido de arrefecimento que irá escorrer


Remover as duas mangueiras do sistema de ar quente

Retirar o conector do sensor de temperatura, o procedimento pode ser feito com a mão ou com o auxilio de uma chave de fenda.


Retirar a tomada da válvula termostática eletrônica

Com uma chave catraca e um soquete de 6 mm remover os 6 parafusos de fixação


Após remover a válvula retirar o sensor de temperatura, ele será colocado na válvula nova


Caso esteja com oxidação ou corrosão, isso ocorre por utilizar liquido de arrefecimento fora da especificação.


Fazer a limpeza da região de acoplamento do conjunto da válvula termostática com lixa, esponja e descarbonizante. Verificar se não há obstrução da passagem do liquido.
Instalação do conjunto da válvula

Não utilize nenhum tipo de cola ou adesivo junto ao anel de vedação. O design da peça é suficiente para vedar.
O processo é o inverso ao da retirada



Após a montagem fazer a sangria do sistema. Retire o sensor de temperatura e coloque o liquido de arrefecimento recomendado pela fabricante do veículo. Isso irá retirar o ar acumulado na tubulação.
Recolocar o sensor de temperatura, inspecionar a tampa do reservatório e certificar-se que está em perfeitas condições.

Legendas:


Matéria publicada na Revista Reparação Automotiva Ed.88-Setembro 2016
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