fbpx
iron knight

Qual o caminhão mais rápido do mundo? 

A Volvo desenvolveu o Iron Knight exclusivamente para quebrar o recorde de caminhão mais rápido

Todos imaginam que apenas os carros são sinônimos de velocidade, mas o Volvo Iron Knight veio para dizer o contrário. A Revista Reparação Automotiva conta um pouco da história e idealização do caminhão mais rápido do mundo.

O Cavaleiro de Ferro

THE IRON KNIGHT

Lançado em 2016 pela Volvo, o Iron Knight foi desenvolvido exclusivamente para quebrar esse recorde. Diferentemente dos caminhões tradicionais, o seu foco foi exclusivamente voltado para o desempenho.

Apesar do nome, a sua carroceria não é de ferro. Para garantir uma aerodinâmica funcional, a cabine é feita de fibra de vidro, seu motor é o turbodiesel D13. Em conjunto com os demais componentes, o motor desenvolve 2.400 cv e torque de 6000 Nm.

Apesar de carregar o peso de 4,5 toneladas, o caminhão mais rápido do mundo é capaz de 0 a 100 km em apenas 4,6 segundos. Considerando o tráfego na estrada, o Iron Knight pode atingir uma incrível velocidade de 276 km/h.

Para atingir tamanha potência foi necessário um desenvolvimento estratégico de estrutura. Embora seja o motor convencional, para o novo modelo ele recebeu tratamento diferenciado. Isso significa que o tradicional motor de 13 litros foi reprogramado especificamente para o modelo. Além disso, recebeu quatro turbos compressores, entradas de ar com filtros mais abertos e intercoolers refrigerados à água. Para completar o conjunto de potência, o caminhão possui uma tecnologia de dupla embreagem com disco reforçado e marcha automatizada com sistema i-Shift com 16 marchas.

No quesito carroceria, o caminhão mais rápido do mundo apresenta uma estrutura menor do que as existentes nos demais caminhões extra-pesados. O chassi do caminhão também foi reforçado, haja vista sua potência mais alta. Também como consequência dessas alterações, as tomadas são maiores.

O Iron Knight é equipado com pneus Goodyear. Entretanto, não são apenas pneus comuns, trata-se de modelos com base nos pneus utilizados em competições do European Truck Racink Championship. Suas medidas são de 315/70 na parte dianteira do caminhão e de 495/45 na parte traseira. A sustentação desses pneus se dá por meio de rodas de 22 polegadas.

Dados técnicos

velocidade iron knight

· Com 2.400 cv, 6.000 Nm de torque e 4,5 toneladas, o Iron Knight tem uma relação peso-potência-peso de 1,9 kg/cv.

· O motor é do modelo D13 convencional, com modificações externas para alcançar desempenho máximo: duas entradas de ar com filtros abertos, quatro turbocompressores, e três intercoolers refrigerados a água. O software que faz a gestão eletrônica foi reprogramado para oferecer alto rendimento e a montagem no chassi foi feita em posição central, para melhor distribuição de peso.

· A caixa de marchas I-Shift é igual a do Volvo FH de produção em série. As únicas diferenças são o sistema de dupla embreagem, que permite manter o torque alto durante as trocas de marcha, e um disco de embreagem reforçado com materiais especiais para suportar os 6.000 Nm de torque.

· A aerodinâmica da cabine foi otimizada. Grandes tomadas laterais de ar captam ar para os radiadores resfriarem o motor com alta eficiência.

· O chassi tem reforços que asseguram mais rigidez estrutural para o caminhão entregar potência máxima.

· Aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,6 segundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *