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Componentes eletroeletrônicos, o barato que sai caro!

Componentes eletroeletrônicos, o barato que sai caro!

Amigo reparador, tudo bem? Nesta edição vamos falar sobre “Componentes eletroeletrônicos, o barato que sai caro!” e também várias outras informações técnicas e situações reais do dia a dia na oficina.

Este mês, trataremos da seguinte situação:

O barato que sai caro!

Já trouxemos em edições anteriores, informações de prejuízos por aquisição de peças de má qualidade, sem garantias e até falsificadas.  Mas agora, temos um caso que extrapolou os limites aceitáveis, se é que podemos dizer, ser aceitável trabalhar com produtos ruins.

De antemão, precisamos esclarecer uma afirmação de um amigo leitor, que ao ver o spoiler da matéria no Instagram, afirmou:

“Se fosse pelo menos uma marca Premium…”

As montadoras, todas elas, tem em sua linha veículos Premium. No Brasil acostumamos enxergar os veículos das tradicionais como Ford, Fiat, GM, VW, como veículos comuns, claro que sempre foi a oferta para nosso mercado. Porém, todas elas, tem em seu portifólio a Linha Premium, que chegam a nosso país como importados.

Caso real na oficina ” Componentes eletroeletrônicos, o barato que sai caro!

A Ford por exemplo, trazia o EDGE, FUSION,e recentemente passou a importar e comercializar o MUSTANG, que são veículos Premium e MuscleCar.  E estes compartilhavam mecânica, eletroeletrônica com montadoras como Jaguar, Land Rover, Volvo, marcas que pertenceram a Ford. O mesmo acontece com a VW, AUDI, PORSCHE, entre outras.

Componentes eletroeletrônicos, o barato que sai caro!

Bem, esclarecida a situação, vamos para o tema de nossa matéria;

Recebemos em nossa oficina, um veículo no guincho, cujo, o mesmo, havia sofrido superaquecimento.

Defeito – Relato do cliente (sempre devemos ouvir o cliente com atenção e extrair o máximo de informações)

O motor apresentou cheiro estranho e fumaça no cofre, mas não acendeu luz de temperatura, luz de pressão de óleo e nem temperatura alta no painel. Antes disso,  o mesmo havia baixado nível de fluído do arrefecimento, ao ser levado a um auto elétrico, identificaram que o eletro-ventilador não funcionava. Foi feito a substituição do Módulo de Controle do Sistema de Arrefecimento

Após a substituição, percebia-se que ao chegar em com veículo e estaciona-lo, que o barulho do motor estava diferente, passando pela frente do veículo percebia um vento soprando quente do motor para frente.

Diagnóstico nos componentes eletrônicos

Ao realizar um teste inicial com scanner na função: Teste Ativo (atuadores), identificamos que o eletro-ventilador soprava para frente, ou seja, invertido, pois o correto e puxar o ar de fora forçando a passagem pelo condensador e radiador no sentido do motor.

Após identificar a falha do módulo, verificamos que havia contaminação do óleo lubrificante com líquido de arrefecimento. Realizamos um teste de vazão de cilindros e não foi identificado que a junta de cabeçote estava queimada. Porém, o sistema de arrefecimento do motor 3.5 V6 Duratec da FORD, trabalha com a bomba d’água interna, banhada a óleo, tocada pela corrente comando de sincronismo do motor.

 A mesma tem duas válvulas de segurança, que se rompe ao ter uma elevação de temperatura que sobe a pressão, evitando a queima de junta do cabeçote. 

Para chegar até a bomba e confirmar o rompimento das válvulas de segurança, é preciso remover a tampa de válvulas de ambos os cabeçotes, e a tampa frontal da corrente de sincronismo.

Ao remover a tampa de válvulas, identificamos que os eixos comandos apresentavam sinais de corrosão, retirando os mancais dos eixos, confirmamos o desgaste.

Salientando que, para acesso a todo o sistema, é necessário remover o motor sobre banda descendo o conjunto, suspensão, agregado, transmissão e motor, e assim desmembrá-lo do conjunto.

Motor desmontado, metrologia realizada e relatório dos danos:

1-Cabeçotes danificados sem condições de retífica 

2- Eixos Comandos (04), corroídos 

3- Bronzinas (casquilhos) fixas e móveis, corroídas  

4-Pistão e cilindros com corrosão

Por fim, feito todas as análises mecânicas e orçamento, chegamos ao valor do reparo. Ele ultrapassa 100 mil reais a retífica completa!

COMO ASSIM?

Este motor conforme informação da rede de concessionária FORD, foi descontinuado, verificamos em mais de 5 estados em suas capitais, fora as redes de cidades em nosso entorno, e a mesma resposta nos foi repassada:

A lista completa de peças para realização de um reparo correto, com peças Genuínas, encontradas em concessionárias espalhadas pelo país, e algumas sendo importadas dos EUA, o valor incluindo um conjunto Módulo e Eletro-ventilador, chegou a soma que ultrapassa os 100 mil reais. Um Motor novo para este modelo 2009, conforme a imagem disponibilizada pela rede autorizada, não existe mais para venda.  O motor do modelo a partir de 2011 a 2014, encontra-se por R$ 45 mil reais, porém ele é diferente e não compatível com o sistema do veículo.  O conjunto, módulo eletro-ventilador original FORD, custa R$7.956,00.  

O módulo comprado no e-comerce custou apenas um motor completo!

O BARATO QUE SAI CARO:

Conforme o relato e orçamento apresentado pelo cliente, foi adquirido um módulo vendido em um dos sites de maior e-comerce conhecido, por R$750,00, quase 10% do valor original. Mas a falta de qualidade e garantia do módulo custou o motor do veículo.

FIQUE ATENTO:

Os veículos atuais, sejam eles da linha Premium ou populares, estão cheios de eletrônica embarcada, módulos de controles, conjunto de turbos e muitas outras tecnologias, NÃO INSTALE peças sem procedência, sem garantia real. Compre peças de fornecedores com lojas físicas, marcas homologadas pelas montadoras e de renome. O e-comerce, está cheio de peças falsas, de baixa qualidade, etc. Fato comprovados por várias oficinas neste país.

Explique a seu cliente estas condições, não compre ou revenda este tipo de componente, pois nós reparadores somos responsáveis pelos serviços que prestamos. Confira no site do fabricante das peças, sobre garantia, um grande exemplo de qualidade vemos em Indústrias como a MTE-THOMSON, DELPHI, BOSCH, NIDEC, MONROE, cujas páginas trazem com transparência sua política de garantia.

Até a próxima edição, um forte abraço a todos que promovem a mobilidade com qualidade e eficiência na reparação automotiva!

Leandro Marco, Professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial, Mecatrônica Automotiva, Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua na reparação automotiva há 34 anos, proprietário da General Tech, Oficina de linha Premium em Uberaba MG.

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