Eletrificação como agente catalisador na reparação!
É um caminho sem volta, isso venho anunciando há bastante tempo, a eletrificação como agente catalisador na reparação representa uma ponte que iremos atravessar e depois ela irá ruir, isso é um fato! A própria resposta do mercado sobre isso apenas ratifica aquilo que já venho profetizando há alguns anos. Então, agora passemos para o próximo ponto e entendamos como isso vai efetivamente mudar o setor de reparação automotiva.
A eletrificação será mais que um divisor de águas no setor, onde de um lado estarão aqueles que optaram por não seguir nessa cruzada, e ficaram do outro lado da ponte e que estarão a assistir as margens tudo que ocorrerá daqui por diante. E do outro estarão aqueles que tomaram a decisão de cruzar a ponte, sem olhar para trás, sem apego ao que já tinha aprendido e resolveram aprender ainda mais, e que desfrutarão das novas oportunidades que surgirão.
A questão é que essa transformação será um catalisador no mercado da reparação automotiva, ou seja, irá acelerar mudanças e por isso se tornará tão relevantes em nosso segmento.
Em breve não se admitirá um técnico que não tenha um curso NR10 do Ministério do Trabalho, ou mesmo uma oficina que não tenha um ponto de recarga para híbridos plug-in ou elétricos.
Em um futuro não tão distante não haverá uma predominância de uma tecnologia em especial no pátio da oficina. Veículos eletrificados em vários níveis como híbridos leves 48V, híbridos regenerativos, híbridos plug-in ou elétricos conviverão em harmonia e serão tão comuns na oficina quanto os flex ou diesel de hoje.
Serviços e profissionais se tornarão mais especializados. Muito mais! Muito mais mesmo, se é que você me entende! Só haverá dois tipos de reparadores: o centro automotivo que atende a toda a parte undercar e pneus, e a oficina mecânica especializada! E quando digo especializada é especializada em diagnóstico de sistemas eletrificados, especializada em reparo de baterias de alta tensão, só para dar dois exemplos.
Toda a cadeia vai mudar! Do borracheiro ao técnico mecânico, do vendedor de carros ao consultor técnico, da oficina ao posto de gasolina, que passará a se chamar posto de abastecimento, onde se abastece com energia elétrica ou combustível líquido e gasoso.
Eu já atravessei a ponte, e não tenho mais como voltar atrás, mesmo que quisesse, e não o quero!!! Eu a queimei, antes mesmo que viesse a ruir!!! Tomei essa decisão e estou preparado para o que vem aí! E você?
Leia mais sobre veículos Híbridos e Elétricos
Leia o artigo de Alexandre Costa sobre: “Por que você não bate suas metas?”