Troca do fluido da caixa de transferência do diferencial dianteiro e traseiro
São várias as solicitações por parte dos reparadores quanto aos procedimentos de troca do fluido da caixa de transferência do diferencial dianteiro e traseiro. Sendo assim, para auxiliar os técnicos a executarem estes procedimentos de maneira correta e no menor espaço de tempo, vamos esclarecer alguns pontos no BMW X5 2001 em diante – 4X4.
Fluidos especificados para Troca do fluido da caixa de transferência do diferencial dianteiro e traseiro
Diferencial dianteiro e traseiro: Óleo SHELL 75W90 API GL5
Quantidade: 1 litro cada diferencial.
Período de troca: A cada 100 mil quilômetros máximo.
Caixa de Transferência: Óleo RAVENOL TF 0870 TC ou equivalente.
Quantidade: 1,5 litros
Período de troca: a cada 100.000 quilômetros.
O fluido dos diferenciais dianteiro e traseiro são considerados LIFETIME (ISENTOS DE MANUTENÇÃO) pela BMW. Isto não significa que eles não devam sofrer manutenção de tempos em tempos. Quando um fabricante se refere à um componente como LIFETIME, usualmente ele quer dizer que o período de tempo que ele pode funcionar sem necessitar de manutenção é de 100.000 quilômetros. Assim, o óleo tanto da transmissão quanto dos diferenciais deve ser trocado a cada 100.000 quilômetros.
O que isto significa em termos de manutenção efetiva? O fluido do diferencial lubrifica os rolamentos e as engrenagens que acionam as rodas motrizes do veículo. Para que estes componentes tenham longa vida útil, e para isto é necessário que eles tenham manutenção preventiva. Sugerimos que a troca dos fluidos dos diferenciais e da caixa de transferência sejam substituídos a cada 4 anos, independente da quilometragem do veículo.
Cada diferencial leva cerca de 1 litro de óleo conforme mostrado acima. A BMW recomenda a utilização de óleo sintético de engrenagens (SAF-XO).
Procedimento para Troca do fluido da caixa de transferência do diferencial dianteiro e traseiro
Dirija o veículo por pelo menos 2 ou 3 minutos para aquecer o óleo do diferencial. Levante o veículo em um elevador ou em suportes de maneira a que os componentes fiquem nivelados. Lembre-se de usar óculos de segurança nestes procedimentos.
Diferencial traseiro: esta foto mostra um diferencial traseiro com vazamento. O diferencial no BMW X5 E53 pode exibir vazamentos em poucos lugares como, os retentores dos eixos, o retentor do flange de entrada e da tampa traseira. Quando se procura por um vazamento, siga o fluido até a parte limpa (seta amarela). Isto usualmente indica o local do vazamento. No caso desta figura, o vazamento vem da tampa traseira. O diferencial dianteiro pode vazar nos mesmos lugares. Sempre siga o fluido até o ponto mais limpo para isolar o retentor defeituoso.
Diferencial traseiro: para verificar o nível do fluido do diferencial traseiro, utilize uma chave Allen 14 mm, remova o bujão de abastecimento (seta verde). O fluido deverá estar no lado inferior do furo do bujão de enchimento. Corrija o nível de fluido se for necessário. Sugerimos antes de substituir o fluido do diferencial, remover o bujão de abastecimento antes de remover o bujão de escoamento, pois se o de abastecimento não sair ou estiver danificado, teremos um problema , até que o bujão de abastecimento seja removido. Para substituir o fluido, utilize uma chave Allen 14 mm para remover o bujão de abastecimento (seta verde).
Diferencial traseiro: a seguir, utilizando uma chave Allen 14 mm remova o tampão de dreno do diferencial (seta verde). Drene o fluido em um recipiente adequado. O container deve ser capaz de conter pelo menos 2 litros. Com o fluido completamente drenado, reinstale o tampão de dreno com uma nova junta e aperte-o com um torque de 60 Nm.
Diferencial traseiro: aplique fluido no furo de abastecimento (seta verde) até que ele comece a Escorrer. Permita que o fluido pare de pingar ou pingue lentamente, e então reinstale o bujão de abastecimento e aperte-o com um torque de 60 Nm. Uma vez executado este passo, conduza o veículo por alguns minutos e inspecione o diferencial traseiro quanto a possíveis vazamentos.
Diferencial dianteiro
Remova a proteção inferior. Para verificar o nível de fluido do diferencial dianteiro, utilize uma chave Allen 14 mm e remova o bujão de abastecimento (seta verde). O fluido estará no nível quando estiver rente ao furo de abastecimento do diferencial. Complete o nível se necessário. Certifique-se que o bujão de abastecimento saia livremente antes de abrir o bujão de dreno. Se o bujão de abastecimento estiver preso ou engripado, e o óleo já tiver sido removido, teremos um grande problema. O veiculo estará imobilizado até que o bujão de abastecimento saia. Para substituir o fluido, utilize uma chave Allen 14 mm para remover o bujão de abastecimento (seta verde).
A seguir, utilizando uma chave Allen 14 mm, remova o bujão de dreno do diferencial dianteiro (seta verde). Drene o fluido aparando-o em um recipiente adequado, de pelo menos 2 litros de capacidade. Uma que o fluido tenha sido drenado completamente, reinstale o bujão de dreno com uma nova junta e aperte-o com um torque de 60 Nm.
Utilizando uma bomba manual (seta verde), aplique o fluido recomendado no furo do bujão de abastecimento (seta amarela) até que ele comece a escorrer pelo furo. Permita que o fluido pare de pingar ou pingue bem lentamente e então reinstale o bujão de abastecimento, apertando-o com um torque de 60 Nm. A foto mostra o bujão de abastecimento conforme visto do lado esquerdo do veículo. O bujão de abastecimento está próximo ao semieixo dianteiro esquerdo, próximo ao subframe. Terminado este procedimento, conduza o veículo por alguns minutos e inspecione o diferencial dianteiro quanto a possíveis vazamentos.
Caixa de Transferência
A caixa de transferência do BMW X5 está localizada na parte traseira da transmissão. Ela transfere torque da transmissão e divide a tração para as rodas dianteiras e traseiras. A única preocupação do técnico, nos modelos X5 de 2004 em diante, é que como a caixa de transferência é gerenciada por um módulo de controle (On demand), toda vez que se substitui o fluido é necessário proceder a um reset do módulo de comando. De preferência, este reset deve ser efetuado por um escâner BMW original. O fluido recomendado está indicado na primeira página deste boletim. A recomendação é substituir o fluido da caixa de transferência a cada 100.000 quilômetros no máximo ou a cada 4 anos se o veículo permanecer muito tempo parado. Durante o procedimento de substituição do fluido, use sempre óculos de proteção e luvas. Dê a correta destinação aos fluidos usados atendendo à legislação ambiental vigente.
A localização dos bujões de abastecimento e dreno estão indicados na foto. A seta vermelha aponta o bujão de abastecimento da caixa de transferência, enquanto que a seta azul indica o bujão de dreno.
Levante o veículo e deixe-o perfeitamente nivelado. Remova as proteções inferiores do veiculo. Verifique se o bujão de abastecimento sai facilmente antes de drenar o fluido. Utilize para soltar o bujão uma chave combinada de 17 mm.
Remova o bujão de abastecimento e guarde-o em um local seguro. Descarte a arruela de vedação. Ela deverá ser substituída.
Posicione um recipiente adequado embaixo da caixa de transferência e remova o bujão de dreno utilizando uma chave combinada 17 mm. Descarte a arruela de vedação pois ela deverá ser substituída. Permita que o fluido drene completamente. Uma vez drenado, reinstale o bujão de dreno com uma nova arruela de vedação e aperte-o com um torque de 60 Nm.
Abasteça com fluido especificado até que o o nível esteja alinhado com a parte superior do furo de abastecimento ou até que vaze ligeiramente pelo furo. (veja destaque).
Uma vez abastecido, instale e aperte o bujão de abastecimento com um torque de 60 Nm. Certifique-se de substituir a arruela de vedação. Em modelos mais novos (2004 em diante), execute o procedimento de adaptação (reset) do módulo de controle da caixa.
Clique aqui e leia mais matérias técnicas
Clique aqui e leia a matéria do Carlos Napoletano sobre ” Transmissão TF72-SC AISIN/AT6 “