A Revista Reparação automotiva entrevistou o CEO da Brother Tecnohouse, que criou o AppCargo, o aplicativo para o dia a dia do caminhoneiro autônomo
Por: Edison Ragassi/ Foto: Divulgação
Desde janeiro de 2020, está disponível na Google Play Store o AppCargo. Ele foi desenvolvido pela empresa Brother Tecnohouse, que tem como CEO o empresário especialista no ramo de transportes Luiz Paulo Cunha. O aplicativo foi desenvolvido para auxiliar o dia a dia de trabalho do caminhoneiro autônomo, segundo a empresa divulga, “vai além de oferecer frete”. Isso porque disponibiliza uma série de serviços como por exemplo, ofertas de peças, oficinas para reparo, compra e venda de caminhões e ainda financiamento por banco. Nesta entrevista exclusiva, Luiz Paulo Cunha conta como foi desenvolver este aplicativo e também fala sobre as funcionalidades e alcance do App.
Reparação Automotiva: Conte como se desenvolveu sua carreira profissional.
Luiz Paulo Cunha: Trabalho no seguimento de transportes há 34 anos. Iniciei minha carreira em 1.988 na empresa Julio Simões na minha cidade Mogi das Cruzes, até que em 2011 quando era Diretor Operacional da empresa Salvador Logistica, resolvi seguir carreira solo e montei a empresa de consultoria Ragagi que atua até hoje em diversos clientes e na sequência, em 2019 resolvi montar a empresa Brothers Technohouse que é a detentora da Marca AppCargo
RA: Como surgiu a inspiração para desenvolver o AppCargo?
LPC: Durante os últimos 10 anos atuando como consultor empresarial dentro de grandes transportadoras, entendi que o motoristas autônomo perdeu totalmente o poder de compra e de negociação. Criou-se uma cultura onde tudo que é relacionado à eles tem que ser através de um atravessador, e cada atravessador tira um pouco do ganho do motorista. Entendemos que quanto menos atravessadores, maior será o ganho e que no longo prazo eles voltariam a ter as rédeas do seu negócio. “Observe que o AppCargo aproxima o motorista de todos os seguimentos”, e hoje temos o orgulho e o prazer de dizer que somos o único aplicativo 100% parceiro do caminhoneiro autônomo. Hoje temos mais de 5000 avaliações no Google com 5 estrelas, e nosso aplicativo é o único do seguimento com 4,9 estrelas, tudo isso prova o quanto somos dedicados, e focados em resolver o problema do nosso parceiro.
RA: Quanto tempo entre a ideia inicial até o App Cargo estar disponível para os usuários?
LPC: Tivemos a ideia em maio de 2019, já em outubro apresentamos o projeto na Fenatran e em janeiro de 2020 iniciamos o cadastramento dos motoristas autônomos. Em 2 anos e 3 meses são mais de 103 mil usuários crescendo diariamente, na média de 150 usuários.
RA: Há diferenças ao desenvolver App para sistemas Android e IOS? Qual sistema é mais confiável?
LPC: Hoje o AppCargo esta liberado apenas para Android. Fizemos uma pesquisa e entendemos que apenas 2% do nosso publico usa IOS, mas no futuro pretendemos lançar para IOS, o IOS é mais criterioso para liberar um App na sua loja e alguns custos são diferentes, mas a complexidade do desenvolvimento é o mesmo e os dois são confiáveis.
RA: Quais os serviços que são oferecidos no App e como foi desenvolver esta rede de fornecedores?
LPC: O AppCargo esta 100% pronto e conta com um ecossistema focado em atender as necessidades dos motoristas. Temos a ‘Tatá’ que é a assistente pessoal do motorista, temos o custo cálc. que calcula o custo do frete, temos o SOS que localiza oficinas, guinchos, chaveiros, lojas no total são 71.000 parceiros cadastrados em nosso sistema. Temos ainda o AppCargo Store que é um site onde nosso parceiro pode anunciar seu caminhão e os lojistas também anunciam com a parceria do Omni Banco, ainda ajudamos os motoristas no financiamento do veículo, temos um marketplace com mais de 28 mil produtos, ofertamos cursos em parceria com a SMART, em resumo tudo que entendemos que o motorista autônomo precisa oferecemos através de parceiros ou fornecedores e disponibilizamos pra eles. Com relação a desenvolver a rede de fornecedores brincamos que, “sempre que atiramos na igreja acertamos no padre”, as pessoas assistem nossos vídeos e imediatamente compram a ideia e acabamos fechando parcerias incríveis através de indicações e etc..
RA: O AppCargo também é utilizado por frotistas?
LPC: Atualmente 100% dos usuários são caminhoneiros autônomos, são mais de 103 mil usuários ativos no App.
RA: As empresas fornecedoras de peças para reposição têm vantagens ao integrar o App?
LPC: Muitas! Primeiro que elas passam a anunciar seus produtos para um publico 100% nichado e o verdadeiro comprador de peças, infelizmente a idade média da frota de caminhoneiros autônomos é superior a 10 anos. Isso obriga este motorista a comprar peças de reposição com muito mais frequencia que uma empresa com uma frota com idade média de 5 anos, e este público na sua totalidade movimenta 17 bilhões de reais por mês, mais vantagem que esta eu não conheço.
RA: O App pode ser utilizado também pelos reparadores independentes de caminhões para oferecer serviços?
LPC: Sim, nós temos o SOS Tatá, onde o motorista usa para localizar diversos produtos e serviços, então o independente pode nos contatar para ficar em destaque nos nossos anúncios.
RA: Quais os contatos para as empresas, oficinas, prestadores de serviços participarem do App Cargo?
LPC: Nosso site é www.appcargo.com.br, nosso telefone fixo é (11) 2312-7050 e nosso email para contato é comercial@appcargo.com.br
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo