Os veículos comerciais precisam da revisão do sistema de alimentação diesel. Eles que são a base do modal de transportes no Brasil, são essenciais para economia do País, já que são responsáveis por abastecer toda a cadeia de produtos e serviços dos mais variados setores.
Além do transporte rodoviário de cargas, os grandes centros urbanos estão repletos de veículos de entrega de pequeno porte e vans que transportam passageiros pelas ruas das cidades. Também é grande a frota de picapes e SUV’s por todo o território, tanto no campo como nas metrópoles. Todos estes veículos possuem uma característica em comum: são equipados com os “valentes” motores a diesel.
Para evitar interrupções no abastecimento de mercadorias, custos extras de reparação para os trabalhadores do transporte e, claro, para manter a segurança do condutor e de outras pessoas que circulam pelas rodovias, é essencial que as revisões desses veículos estejam em dia, como arevisão do sistema de alimentação diesel, que também vai garantir que as emissões de gases desses veículos estejam dentro dos parâmetros permitidos pela legislação.
O sistema de alimentação está entre aqueles que devem receber atenção especial na manutenção, principalmente os bicos injetores, responsáveis por pulverizar o combustível na proporção e parâmetros adequados para o funcionamento do motor. Um sistema com a manutenção em dia garante menor consumo de combustível e de emissão de poluentes, respeitando os parâmetros estabelecidos pelo fabricante do veículo, resultando em economia para o dono do veículo.
Os bicos injetores são permanentemente solicitados durante o funcionamento do motor. A quantidade de combustível a ser injetada nos cilindros é calculada pelo sistema eletrônico do veículo, mas é a ponteira do bico injetor que assegura a pulverização do combustível no volume correto. Nos motores a diesel, as condições de trabalho às quais o componente é submetido são muito severas, já que está diretamente em contato com a câmara de combustão – a região mais quente do motor e constantemente submetida a altas pressões.
Falhas no funcionamento do motor, perda de potência, marcha lenta irregular e dificuldades na hora da partida são algumas das causas que podem indicar falhas dos bicos injetores, muitas vezes relacionadas ao desgaste e/ou presença de impurezas e contaminantes nas ponteiras. Esses sinais, além de ruído excessivo no motor e emissão de fumaça preta, alertam para a necessidade de revisão do componente. Caso seja necessário fazer a substituição, é essencial usar produtos de qualidade como aqueles da Magneti Marelli.
A marca, especialista no fornecimento de produtos para os sistemas de alimentação de motores, conta com um portfólio de aproximadamente 60 bicos injetores originais destinados a motores ciclo Otto (gasolina, etanol e flex) e 40 ponteiras para modelos diesel. Fabricadas na Itália, as ponteiras diesel são desenvolvidas de acordo com as especificações dos produtos genuínos e são produzidas sob rígidos controles de qualidade e através de processos que empregam as mais avançadas tecnologias, como o tratamento superficial DLC (Diamond-Like Carbon), que confere ao componente elevada resistência ao desgaste e, consequentemente, uma longa vida útil.
A marca também oferece ao mercado reparador os bicos injetores para ARLA (agente redutor líquido automotivo), necessários nos veículos a diesel que utilizam a tecnologia para controle da emissão de poluentes. O produto, que em diversas aplicações é original Magneti Marelli, permite expressiva redução no custo da manutenção caso o problema seja apenas no bico injetor, pois o reparador não necessitará substituir todo o conjunto módulo dosador, que é o procedimento adotado pelas concessionárias.
Mais informações sobre os produtos Magneti Marelli e Cofap podem ser encontrados no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android, no site www.mmcofap.com.br ou pelos números de Atendimento ao consumidor, Cofap 0800-0194054 e Magneti Marelli 0800-0191638.