Como transformar sua oficina em um grande negócio!
A dificuldade em contratar mão de obra técnica
Olá Pessoal, mais uma dica para auxiliar você empresário ou você que tem objetivo de ser um empresário no setor de reparação automotiva. Que você possa refletir e utilizar da melhor forma estas dicas e informações. Nesta edição vamos falar sobre uma dor de cabeça frequente dos empresários do setor, a dificuldade em contratar mão de obra técnica.
O setor de reparação automotiva sofre muito com isso, e são vários fatores que contribuem para a falta de profissionais no mercado, e é preciso focar em estratégias que possam reduzir esse impacto. Mas afinal o que na sua oficina é possível fazer? Com mais de 16 anos de estrada na consultoria de oficinas, já ouvi vários relatos de empresários desesperados pois precisavam contratar mais funcionários, ou pelo fato de perderem funcionários pela concorrência e muitas vezes o seu melhor reparador automotivo. Diante desses relatos eu sempre procuro fazer algumas perguntas que geram reflexão e um possível movimento para criar estratégias que possam bloquear ou diminuir o impacto e a dificuldade em contratar mão de obra técnica:
1. O que você faz na sua empresa para que o seu funcionário prefira continuar como seu funcionário e assim negar propostas de outras empresas?
2. Quantos melhores reparadores você tem na sua equipe? O que você faz para desenvolver conhecimento e habilidade em todos os profissionais da sua equipe?
3. Quantos reparadores da sua equipe estão aprendendo e treinando para fazer diagnósticos? Ou você dá prioridade para agilidade e assim direciona sempre os diagnósticos para o mais preparado e eficiente?
4. Capacitação e atualização profissional é prioridade na sua equipe técnica? Quantas horas de treinamento eles participaram nos últimos 12 meses?
5. Na sua equipe técnica tem algum aprendiz de mecânico? E você direciona o mesmo para realmente aprender (estudar e aplicar na prática o conceito) ou delega para sua equipe orientar o mesmo, e atualmente ele é apenas um lavador de peças e um auxiliar para alcançar ferramentas e equipamentos para os demais técnicos?
6. Você promove na sua equipe momentos de troca de experiência profissional, de modo que o conhecimento dos mais experientes possa ser compartilhado com os novatos? Tem algum programa de treinamento interno, onde membros da equipe conduzem o processo de aprendizado na troca de experiência?
7. Você estimula na sua equipe a cultura do aprendizado contínuo? Ou aceita que apenas estarem trabalhando já é o bastante?
8. Você já promoveu alguma ação para formação básica de mecânicos na sua empresa, sendo feito treinamento para pessoas que querem ingressar na profissão de reparador automotivo?
O maior erro que você pode cometer é baixar a guarda, ou seja, pensar que seu problema está resolvido pois tem bons técnicos, o seu problema estará realmente resolvido quando tiver convicção que sua empresa está preparada para formar novos técnicos no curto espaço de tempo, que remunera de forma justa profissionais pelo conhecimento e produtividade, e é reconhecida como uma empresa que oportuniza crescimento profissional, onde muitos querem nela trabalhar. Formar e gerenciar equipes sempre será um grande desafio, mas as respostas das perguntas acima podem ser caminhos para construir novas soluções.
Quer receber mais dicas sobre gestão de oficinas se inscreva no YouTube e siga nas redes sociais Facebook e Instagram Rodimar Marchiori.
Acesse nossa banca e leia as edições anteriores da Revista Reparação Automotiva
Leia mais matérias técnicas da Revista Reparação Automotiva
Veja as notícias sobre híbridos e elétricos
Baixe os catálogos dos fabricantes que apoiam a Revista Reparação Automotiva