Modificações da Geração 3 nas transmissões GM 6T30/31/40/45
Conheça as modificações da Geração 3 nas transmissões GM 6T30/31/40/45 utilizadas nos veículos Chevrolet
As modificações da Geração 3 nas transmissões GM 6T30/31/40/45 foram desenvolvidas visando principalmente a economia de combustível dos veículos que ela é aplicada. A caixa automática apresenta mudanças no sistema de controle de pressão de linha, sistema de controle de nível do fluido, bomba de fluido e sistema de lubrificação (Figura 1).
Desenvolvida para veículos com tração dianteira ou traseira, ela pode ser encontrada em modelos Chevrolet a partir de 2013, tais como o Equinox, ChevroletTracker, Cruze turbo e assim por diante. Existem algumas características comuns às transmissões da General Motors mais antigas, bem como em outras transmissões de 6 velocidades.
Estas unidades utilizam uma operação embreagem-a-embreagem que permite que 6 velocidades sejam obtidas praticamente no mesmo espaço de uma transmissão de 4 velocidades. Todas elas partilham de uma relação final do diferencial de 6,11:1, o que contribui para o equilíbrio entre consumo de combustível e desempenho. Três conjuntos de engrenagens planetárias são utilizados com três conjuntos de freio e duas embreagens. O conceito embreagem-a-embreagem entrega uma troca de marchas suave através de comandos eletrônicos específicos, chamados de controle de mudanças adaptativo.
O controle de mudanças adaptativo ajuda as mudanças da transmissão a ocorrerem no momento preciso seja em acelerações suaves ou mais fortes. Ele também inclui características que são usadas durante a condução do veículo, tais como “frenagem em rampa”. A frenagem em rampa comanda a transmissão para que ela permaneça em uma marcha baixa (mais reduzida), se o veículo está desacelerando ou em redução na descida.
Esta característica aproveita o freio motor para evitar uma aceleração não desejada e reduz a necessidade do motorista frear durante uma descida em ladeira, por exemplo. Esta característica monitora a utilização do pedal de freio, razão de aceleração do veículo, posição do acelerador e mesmo quando um trailer está conectado ao veículo, reconhece que está descendo uma vertente, e a qual velocidade. Estes dados está no programa inserido no módulo de controle TCM.
A economia de combustível e a contaminação do meio ambiente são a maior preocupação dos fabricantes de veículos hoje. A GM realizou melhorias ao sistema de controle de pressão de fluido da transmissão, sistema de controle de nível, e sistema de lubrificação, visando maior economia de combustível.
Além disso, nos veículos com a opção Start/Stop, a transmissão vem equipada com uma bomba elétrica externa, de acionamento automático, toda vez que o veículo para em um semáforo, e o motor a combustão é desligado para economia de combustível e diminuição da poluição. O Módulo TECHM (transmissão), quando informado que o motor será desligado pelo módulo de injeção, aciona a bomba elétrica para que ela mantenha a pressão na embreagem à frente (1-2-3-4), sem o auxílio do motor, voltando a desliga-la quando o motor entra em funcionamento. Isto permite que o veículo se movimente suavemente, sem trancos, ao sair desde a posição parada. (figura 1)
A bomba principal de fluido foi removida da posição central para uma posição fora de centro (figura 2). Isso permite a utilização de uma bomba mais compacta, que exige menos energia para ser acionada.
A válvula reguladora de pressão foi alterada, sendo agora acionada por uma pressão de controle menor, fazendo com que as pressões sejam muito mais precisas e alimentem o Solenoide de Força Variável (VFS) com um maior controle. A embreagem de uma via (diodo mecânico ou roda livre) foi atualizado comportando um alojamento de alumínio, resultando em redução de força de giro para travamento.
Quanto ao sistema de lubrificação, uma válvula de desvio de lubrificação é adicionada ao conjunto da bomba. Esta válvula permanece fechada até que a pressão de linha alcance 85 psi (5,5 bar). O fluxo de óleo de lubrificação passa através de um orifício quando a pressão fica abaixo de 85 psi e através de 2 orifícios em paralelo quando fica acima de 85 psi. Este também é um projeto para economia de combustível.
O módulo TECHM (Transmission Electronic Hydraulic Control Module) ou unidade mecatrônica é instalado internamente à transmissão, onde as temperaturas permanecem mais constantes quando comparadas com um módulo instalado externamente (Figura 3). Seu pequeno tamanho ajuda a diminuir o tamanho total da transmissão. As transmissões 6T40/45 são abastecidas com fluido DEXRON VI sintético premium, sendo necessário sua substituição a cada 50.000 quilômetros somente. Este fluido foi desenvolvido para apresentar um perfil mais consistente de viscosidade, desempenho de mudanças mais constantes em condições extremas, e menos degradação com o tempo de uso. Este fluido melhora a durabilidade e estabilidade das mudanças, durante a vida útil da transmissão.
Na próxima edição, voltaremos a tratar das transmissões CVT, hoje utilizadas na maioria dos veículos leves em produção. Um ótimo mês de trabalho e até lá.