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Troca do kit de embreagem Fiat Mille

Acompanhe o procedimento de diagnóstico, desmontagem e montagem do kit de embreagem no Fiat Mille 2007/2008

Neste procedimento de troca do kit de embreagem do Fiat Mille, vale destacar que o kit de um câmbio manual é formado por platô, disco e rolamento. Estes itens sofrem desgaste natural por causa da utilização, porém este desgaste é mais acentuado quando o veículo é submetido por longos períodos ao uso severo, como por exemplo, ao mover-se e parar no trânsito congestionado. “Um kit de embreagem pode ser utilizado até 150.000 km, porém, dependendo da maneira que o motorista dirigir e o local que o veículo trafega, o desgaste ocorre com menor quilometragem rodada”, explica Neilson Amorim, técnico da Valeo, empresa fabricante de kits de embreagem e demais componentes automotivos. 

Desmontagem e montagem da embreagem de um veículo comum nas oficinas

Nesta reportagem realizada na oficina 3M Medina Automotive em São Bernardo do Campo (SP),  mostramos o procedimento correto para realizar o diagnóstico, fazer a desmontagem e montagem do kit de embreagem de um veículo comum nas oficinas reparadoras, o Fiat Mille 2007/2008 com 86.000 km rodados. Também destacamos detalhes da montagem do rolamento, pois este item que compõe o kit Valeo foi atualizado e está mais simples para montar, desde que o reparador siga as marcações na peça. 

Diagnóstico do kit de embreagem do Fiat Mille 2007/2008

O cliente foi até a oficina reclamando que estava com dificuldades para engatar as marchas. “O primeiro diagnóstico é realizado dentro do veículo, com ele parado, engatando e desengatando as marchas. Assim foi possível constatar que além da dificuldade de engate há falta de curso, isso indica que o kit de embreagem está no final da vida útil”, avalia o técnico da Valeo.

Outro diagnóstico a ser realizado ocorre com o carro ligado. “No caso deste Mille, ao engatar as marchas é possível perceber que o pulso de acionamento no garfo está comprometido, é pequeno, por isso vários ruídos são emitidos ao engatar e desengatar”, fala ele.

Depois de desmontado foi possível constatar que a mola membrana do disco de embreagem apresenta desgaste acentuado.  “Isso ocorre por causa do uso se­vero e também o vício do motorista em manter o pé descansando no pedal da embreagem”, constata Neilson. E assim prossegue o procedimento da troca do kit de embreagem Fiat Mille.

Desmontagem kit de embreagem do Fiat Mille 2007/2008

1. Por segurança desconectar o cabo negativo da bateria do veículo. Para avaliar é necessário ligar o carro 

2. Com duas chaves 10 mm remover as duas porcas do cabo de embreagem

3. Deslocar o cabo utilizar a chave 10 mm e na sequencia utilizar chave 13 mm para deslocar o suporte do trambulador 

4. Retirar o conector do velocímetro e os dois parafusos do motor de partida da parte superior

5. Utilizar a chave 19 mm e remover os parafusos da parte superior da caixa seca

6. Levantar o veículo e com uma chave Allen 12 mm remover o bujão do câmbio e escoar o óleo

7. Remover o parafuso na parte inferior da caixa de câmbio com uma chave 19 mm

8. Após retirar a caixa de câmbio analisar os componentes. A caixa está suja não só com fuligem, foi constatada a presença de óleo. A pista do rolamento que faz contato com a mola membrana está desgastada ao extremo, já o eixo piloto está em boas condições

9. Retirar o rolamento do garfo e analisar as condições da peça. Além do desgaste na pista do rolamento, na parte traseira, os pontos de apoio do garfo mostram desgaste natural

10. Na troca do kit de embreagem Fiat Mille, analisar as condições do garfo da embreagem. Os pontos de apoio têm uma curvatura e a peça esta em boas condições não é necessário trocar

11. Verificar as condições do tubo guia, pois ele dá apoio ao rolamento para deslizar sobre ele. Neste caso o tubo guia está em boas condições

12. Analisar as condições do volante do motor. Ele apresenta pequenas ranhuras as quais são eliminadas com uma lixa o que restabelece o coeficiente de atrito  

Obs: Caso o volante apresentar trincas, isso ocorre quando o kit de embreagem chega ao limite, é necessário dar passe ou substituir.

13. Limpar a caixa seca

14. Montar o rolamento com trava para cima e bico posicionado para o lado direito. Após posicionar encaixar até o final

15. Encaixar o disco de embreagem

Obs: Uma característica do disco de embreagem Valeo para a linha de modelos com motor Fiat Fire é que ao retirar da embalagem e chacoalhar o disco, são emitidos ruídos provenientes das vibrações das molas o que é normal, já que ele está solto. “Após instalar o kit de embreagem este ruído não é mais emitido, isso porque o motor trabalha em dois estágios, aceleração e desaceleração, assim a chapa de arraste do disco está pressionando a mola, em qualquer um dos estágios, isso elimina as folgas e ruídos. Caso ocorra algum tipo de ruído após a instalação, vai ser por causa de outro componente e não o disco de embreagem”, explica Neilson.   

16. Montar a caixa de câmbio seguindo procedimento inverso da montagem

17. Analisar o cabo da embreagem. Caso seja necessário substituir ficar atento ao ano e modelo do veículo ao adquirir o novo  

18. Regular o cabo da embreagem. O ponto ideal deve ser verificado dentro do carro, o pedal da embreagem deve estar alinhado ao pedal do freio e verificar se tem curso de acionamento

19. Com carro levantado do solo e o motor desligado engatar todas as marchas, inclusive a ré

20. Ainda com o carro levantado, ligar o motor e engatar todas as marchas. Com engates perfeitos o procedimento está finalizado

Mais informações: Valeo Tech Care WhatsApp: (11)98899-8682  / e-mail: faleconosco@valeoservice.com.br 

3M MEDINA AUTOMOTIVE Fone: (11) 4356-2691 

Assista o vídeo da Troca do kit de embreagem Fiat Mille no canal TV Reparação Automotiva

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