Os SUVs, ou do inglês Sport Utility Vehicle, se tornou um dos queridinhos do consumidor brasileiro. Diversos fatores influenciaram para esse modelo de carro se tornar muito bem quisto pelo motoristas, seja o conforto ou a praticidade de, teoricamente, ser apto a andar em qualquer terreno, mas você sabe como surgiu o primeiro SUV? A Revista Reparação Automotiva te conta.
O começo do SUV
Assim como a história do automóvel, existem duas histórias que levam ao primeiro SUV da história. O Willys-Overland Station Wagon, lançado em 1946 nos Estados Unidos, é considerado por muitos o primeiro. Revolucionando os veículos utilitários da época ele tinha base no Jeep, a versão 4×2 serviu de referência para todos os demais modelos do SW, incluindo o 4×4.
O modelo tinha suspensão dianteira independente e carroceria de aço, mais fácil de produzir e manter e mais segura que as feitas de madeira que eram usadas pelos station-wagons até então. Em 1949, ganhou opção de tração integral. O modelo teve mais de 300 mil exemplares produzidos até 1965, quando foi substituído pelo Jeep Wagoneer.
Outros acreditam que o Chevrolet Suburban merece ser considerado o primeiro SUV do mundo. O Willys-Overland Station Wagon começou a ser produzido em 1946, mas o modelo da Chevrolet começou a ser fabricado em 1935.
O modelo coleciona títulos uma vez que, ao ser produzido até hoje, é considerado o mais antigo veículo do mundo que continua em fabricação. E tem mais, atualmente é também o maior SUV produzido pela Chevrolet.
Foi criado para transportar famílias inteiras pelas áreas suburbanas dos Estados Unidos. Por conta disso é um carro espaçoso, com três fileiras de bancos, mais confortável que os demais utilitários, que estavam mais ligados ao exército ou ao trabalho no campo.
Presença nacional
O SUV no Brasil não é um fenômeno recente. O Willys-Overland Station Wagon circulou no Brasil com o nome de Rural – um clássico do nosso automobilismo produzido de 1958 até 1977. Outro automóvel com tamanho avantajado que ganhou seguidores por aqui foi a Chevrolet Blazer.
Mas o modelo que vendeu bastante por aqui e foi criado especificamente para o mercado brasileiro foi a o Ford Eco Sport. Ela é considerada como uma SUV compacta, e desde o lançamento da sua primeira versão em 2003 foi um sucesso de venda e crítica. Na soma das duas gerações, o EcoSport teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em Camaçari, na Bahia, voltadas ao mercado interno e de exportação.
Com o fim da produção de veículos da ford no Brasil, o o modelo está chegando ao final da sua vida.