Manutenção de modelos BMW, transdutor de sinal, Pass Thru e diagnósticos em veículos híbridos e elétricos marcaram a terceira edição da Reparação Week
A Revista Reparação Automotiva realizou a 3ª edição da Reparação Week, um ciclo de palestras online o qual abordou temas técnicos relevantes para auxiliar os reparadores no dia a dia de trabalho e foi conduzida pelo consultor da Revista, Jeison Cocianji, entre os dias 18 a 21 de julho.
A primeira palestra com o tema: Manutenção em veículos BMW, contou com a participação Sandro Araújo, especialista em modelos da marca alemã.
Entre as várias informações que foram passadas, Araújo ressaltou a importância do raciocínio lógico. “Antes de fazer o diagnóstico, seja de qualquer marca, independente de ser Premium, existe a questão da gestão, raciocínio lógico é preciso conhecer a marca para atender no negócio. A partir do momento que o gestor da oficina decide por atender determinada marca é necessário um planejamento estratégico”.
No caso dos modelos BMW, entre outras ações, quem optar por especializar-se precisa se planejar, adquirir equipamentos, ferramentas especificas e acompanhar as informações da fabricante que são enviadas através de boletins. “O ideal é trabalhar com o equipamento original, pois os genéricos não atendem a totalidade das necessidades”, afirma ele.
O segundo dia da Reparação Week teve a palestra do professor de manutenção automotiva, graduado em produção mecânica industrial, mecatrônica automotiva, pós-graduado em engenharia de manutenção automotiva e colunista da Revista Reparação Automotiva Leandro Marco. O especialista da empresa General Tech abordou o tema: Diagnóstico automotivo, aplicando os transdutores de sinais. “O transdutor de sinal é um sensor que transforma um sinal mecânico em sinal elétrico para ser lido. É um sistema confiável, desde que o reparador conheça a base de funcionamento”, declara ele.
Leandro afirma que a tecnologia embarcada nos automóveis modernos, inclusive os de entrada exige que os diagnósticos sejam feitos com vários equipamentos. “O uso de diagnóstico com o osciloscópio, scanner e até outros equipamentos é necessário e um não anula o outro, ele agrega”.
Leandro Marcos também é colunista regular da Revista, na Edição de julho, por exemplo, ele explica sobre o Sistema eletroeletrônico do AUDI A3.
No terceiro dia da Reparação Week, Alessandro de Souza, o Kiko da Tecnocar e Douglas Brock da DB- Diag Soluções Automotiva, explicaram sobre o Pass Thru online e offline. “O Pass Thru surgiu para adequar o software do motor ao desgaste das partes mecânicas. Isso porque o motor a combustão, conforme o uso sofre desgaste mecânico, o que altera a calibração. Para conseguir obter o controle de emissões é necessário atualizar o software para compensar o desgaste e fazer com que ele trabalhe redondo sem poluir”, comenta Kiko.
Antes de utilizar a ferramenta é necessário seguir procedimentos específicos. “O Pass Thru para diagnóstico necessita de um Rider padrão que através dele será estabelecida a comunicação com o veículo utilizando o software da montadora. Como se trata de diagnóstico é necessário o mesmo cuidado utilizado nos equipamentos do dia a dia, por exemplo, não posso fazer o diagnóstico do veículo se ele está com a bateria baixa, pois pode ocorrer uma queda de tensão e gerar algum problema, explica Brock.
Para encerrar a Reparação Week um tema do momento: Diagnóstico e manutenção de veículos híbridos e elétricos, com a participação do engenheiro mecânico Frederico Bastos, especialista nestes tipos de veículos. “O diagnóstico segue pilares básicos, em sistemas complexos ele precisa ser objetivo, não posso condenar um componente sem ter certeza, pois, qualquer veículo com eletrônica embarcada utiliza componentes caros, de alto valor. Sendo assim é necessário partir de um checklist, ou no caso do carro elétrico um formulário de análises e falhas”, explica ele.
E não há como fugir, os equipamentos de diagnósticos têm que estar atualizados, pois a evolução dos veículos, independente do tipo de propulsão avança de maneira rápida. “O diagnóstico sempre parte de um checkup computadorizado, o qual irá mostrar o caminho a ser seguido, e depois disso é necessário o conhecimento técnico”, avisa Fred, como o especialista é conhecido no meio.
Nesta tendência de eletrificação que a indústria automobilística promove, são várias as opções de modelos oferecidos, os híbridos, com motor a combustão e elétrico que carrega a bateria enquanto se movimenta, os híbridos plug-in que tem a opção de carregar a bateria na rede elétrica e os totalmente elétricos. Isso significa que o diagnóstico será amplo, ramificado e o reparador tem que ter o conhecimento técnico para atender estas necessidades”, alerta ele.