A junção da BorgWarner e Delphi Technologies ampliou a atuação das marcas como equipamento original e no mercado reposição
Por: Edison Ragassi/ Foto: Divulgação
Em outubro de 2020, a BorgWarner concluiu a compra da Delphi Technologies. As duas empresas são fornecedoras das montadoras e também do mercado de reposição, o qual a Borg manteve a marca Delphi Technologies Aftermarket para oferecer peças, serviços, ferramentas de diagnóstico e equipamentos de testes. Atual diretor executivo da divisão de aftermarket, Amaury Oliveira que está na Delphi há 30 anos, concedeu entrevista exclusiva para a Revista Reparação Automotiva. Ele fala sobre os benefícios que a junção das duas gigantes fabricantes de autopeças trouxe para o mercado brasileiro, as vantagens estendidas aos reparadores independentes e ainda dá dicas de como o profissional do reparo de automóveis pode aproveitar este bom momento que o segmento atravessa por causa da queda nas vendas de veículos novos.
Reparação Automotiva: Com a junção BorgWarner/ Delphi, o que mudou nos seus afazeres e responsabilidades?
Amaury Oliveira: Com a junção das empresas ganhamos mais força tanto no mercado original quando no mercado de reposição, porém no que diz respeito às funções do time, continuaram as mesmas uma vez que as marcas continuam atuando de forma independente. A única adição foi a da marca Delco Remy que passou a fazer parte também de minha gestão regional.
RA: Quais benefícios foram gerados para o reparador independente com a junção BorgWarner/Delphi?
AO: Com certeza maior velocidade e capacidade tecnológica. Com os nossos portfólios combinados pudemos unir o melhor das duas empresas e trazer a expertise de cada marca, buscar lançamentos mais rápidos e aumentar a participação original nas montadoras.
RA: Como o avanço tecnológico nos automóveis está impactando na divisão de reposição da empresa?
AO: Tem impactado de forma positiva. A empresa tem como objetivo se preparar para o novo momento da indústria automotiva e seus avanços tecnológicos, porém reconhecendo que os veículos à combustão perpetuarão por muitos anos em nosso mercado. O que faz com que tenhamos as melhores soluções de forma mais assertiva, economizando recursos naturais e auxiliando as oficinas em um reparo certeiro com mais tecnologia e informação.
RA: Qual o melhor caminho para os reparadores automotivos terem acesso as informações técnicas e evoluções dos automóveis?
AO: Conhecimento é a chave da continuidade do nosso negócio, por isso disponibilizamos as informações técnicas em diversas frentes de interação com a nossa marca, seja pelo website, redes sociais, podcasts informativos e, claro, os treinamentos técnicos ministrados por todo o país.
RA: Quais as ações e ferramentas que a empresa utiliza para manter o contato direto com os reparadores independentes?
AO: A pandemia contribuiu para o desenvolvimento veloz do digital também na nossa indústria, então hoje mantemos nossos canais de atendimento abertos para o contato direto, adicionamos canais como o WhatsApp para facilitar a interação, nossas redes sociais sempre atualizadas com dicas relevantes como nosso canal no YouTube e também no Telegram, a equipe técnica em campo que auxilia neste contato e faz visitas regulares aos nossos parceiros e oferece treinamentos em conjunto com nossos clientes, além das campanhas na ponta que facilitam essa interação e esse diálogo com os reparadores.
RA: São vários os fatores que na atual situação fortalece o segmento de reposição de peças. Qual a melhor maneira do reparador independente aproveitar este momento?
AO: Para mim, conhecimento é sempre a chave do negócio. Aproveite a oportunidade de acessar materiais gratuitos disponibilizados e o acesso facilitado às fábricas. Além de dicas técnicas, é importante também se manter atualizado sobre novas tecnologias, gestão e rentabilidade do seu negócio, com as pessoas mantendo seus veículos por mais tempo este é um ótimo momento pra se destacar e implementar novas ideias.