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Análise de falhas das válvulas

Veja as causas de falhas por quebraduras: Termodinâmicas e Mecânicas

Sabemos que há inúmeras causas que provocam as falhas em válvulas para motores. Por este motivo, vamos apresentar duas destas causas, são elas:

Causas Termodinâmicas

Falhas de válvulas associadas à pressão, temperatura e sua variação dentro do mesmo ambiente de câmara de combustão.

Consequência: Pedaço de válvula quebrado por fadiga térmica em forma de arco (fissura na borda, abaixo da cabeça).

Causa: Pressões e temperaturas muito altas na câmara de combustão e nas válvulas (mais comum de ocorrer nas válvulas de escape).

Fatores Responsáveis: – Material de válvula incorreto; – Sobre-velocidade do motor. Rebote (volta) da válvula; – Molas de válvulas fracas; – Alta velocidade de fechamento; – Combustível incorreto; – Parada brusca do motor.

Consequência: Fissura na cabeça da válvula, desde a margem até o centro. Se a fissura avança, ocorrerá o desprendimento de um pedaço da cabeça em forma de segmento circular.

Causa: Temperatura excessiva da válvula, com resfriamento desigual, ou ainda, carga automática (cíclica) pesada no motor, o que resulta em fadiga térmica.

Fatores Responsáveis: – Choque térmico (requentamento e resfriamento brusco); – Funcionamento violento e detenção do motor; – Elevada temperatura de trabalho e pressão de combustão; – Molas inadequadas; – Velocidade de fechamento muito alta.

Causas Mecânicas

Falhas das válvulas por natureza estritamente mecânica. Incluindo problemas por desgaste e quebraduras, que não estão associadas normalmente com o ambiente da câmara de combustão.

Consequência: Quebradura na área média do raio abaixo da cabeça com desprendimento totalmente da mesma.

Causa: Excesso de carga e calor acumulado.

Fatores Responsáveis: – Sobre-velocidade do motor; – Excessivo calor acumulado no pescoço da válvula; – Molas fracas. Rebote (volta) da válvula; – Velocidade de Fechamento muito alta, por excesso de luz na válvula.

Consequência: Separação da cabeça, por quebraduras na união, entre o raio do pescoço e a haste.

Causa: Excessiva tensão cíclica na haste.

Fatores Responsáveis: – Molas fracas. Rebote da válvula; – Sobre-velocidade do motor; – Velocidade de fechamento muito alta por excesso de luz na válvula; – Deficiência do sistema de freio-motor, possível choque de pistão-válvula; – Incorreta regulagem de distribuição; – Emgripado de válvula-guia.

Consequência: Quebra de haste na região do rasgo da chaveta de travamento.

Causa: Fadiga de material, originado pelo endurecimento mecânico superficial, em áreas de contatos dos rasgos e travas de válvulas.

Fatores Responsáveis: – Travas de válvulas com assentamento desigual; – Danificação na fenda, da trava da válvula; – Rebote ou flutuação da válvula; – Excessiva folga no trem de válvulas; – Sobre-velocidade do motor, especialmente os que usam válvulas do rasgo retangular.

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