Única feira do setor de autopeças promovida por uma entidade de classe, a AUTOP tem confirmados mais marcas que em 2018 e espera receber maior número de visitantes e compradores
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Depois de quatro anos, retorna a tradicional AUTOP- Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços do Ceará, uma das mais importantes feiras do Brasil.
A mostra é promovida pelo Sistema Sincopeças/Assopeças/Assomotos do Ceará – SSA/CE. Ranieri Leitão, presidente do SSA/CE, relata que o evento está focado no aprendizado, ou seja, difundir e ampliar os conhecimentos dos visitantes. “Essa AUTOP será um marco, pois vamos promover uma série de palestras interessantes, cursos, treinamentos. A qualificação é o ponto alto. Nós solicitamos a todos os fabricantes e importadores que participam do evento para promover a qualificação, para que cada visitante saia da AUTOP com mais conhecimento e informação”.
AUTOP retorna com recorde de expositores e amplia possibilidades de negócios
A edição anterior que aconteceu em 2018, reuniu no Centro de Exposições do Ceará 30 mil visitantes de todo o país e mais de 200 marcas em exposição, com volume de negócios gerados e prospectados chegando a marca dos R$ 80 milhões.
Nesta retomada, Ranieri declara que o número de participantes será maior. “Vamos ter um volume de negócios muito interessante, isso porque o mercado no segmento de autopeças, motopeças, equipamentos e ferramentas está aquecido no Norte/Nordeste. Esperamos a participação de mais de 30 mil pessoas e mais de R$ 100 milhões em negócios, pois temos mais de 210 marcas que serão expostas, por isso nós ampliamos o espaço para os expositores”. Entre os visitantes, há caravanas confirmadas de várias partes do país.
Além da mostra com a participação das maiores empresas e importadores de autopeças e motopeças, na AUTOP serão realizadas reuniões e encontros com os principais líderes de entidades do setor. “Vamos sacramentar a união do setor, pois temos a consciência de que unidos temos a força para vencer as adversidades. Vamos incentivar o movimento ‘Right to Repair’ que é o direito a reparação, um dos pilares do Sincopeças Brasil e passa a ser de todas as entidades e associações como a Andap, Sicap e Sindirepa. Também vamos lutar pela inspeção técnica veicular no Brasil e vamos mostrar para a sociedade e o poder público que estamos caminhando de mãos dadas, sem vaidades e orgulho, cada entidade sem perder sua individualidade, mas juntas em busca de um bem maior”, explica o presidente do SSA/CE.
Foco em auxiliar o mercado de reposição
A 17ª edição da AUTOP que inicialmente deveria ser realizada em 2020, foi adiada por causa das medidas sanitárias implementadas para evitar a propagação do Coronavírus. Mas nesse período o SSA/CE não deixou de manter seus associados informados e atualizados. “Não paramos durante o período de isolamento, colocamos em prática várias ações virtuais, fortalecemos a parceria com o Sebrae que disponibilizou seus consultores. Passamos a implementar semanalmente de maneira virtual ações para melhorar a gestão das empresas principalmente as de reparação automotiva. Isso porque é na reparação que temos o retrato do setor. Se a reparação vai bem a cadeia vai bem, se a reparação vai mal a cadeia está sofrendo. Em 2020 tentamos fazer a Autop virtual, mas percebemos que o mercado estava cansado do mundo virtual e desistimos do projeto. Porém, passamos o período de isolamento disponibilizando conteúdo para as empresas melhorarem as operações”, lembra Ranieri Leitão.
E esse esforço para levar ao setor informações preciosas, as quais auxiliaram os reparadores, lojistas e distribuidores a entenderem melhor o negócio e se fortalecer é recompensado nesta edição da AUTOP, a qual confirmará a importância do mercado Norte/Nordeste na economia brasileira.
Serviço
17ª AUTOP – Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza.
Data: de 17 a 20 de agosto
Horário: Quarta a sexta-feira, das 16:00 às 22:00 e sábado, das 14:00 às 19:00