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Dicas sobre o ar-condicionado do Golf 98

O VW Golf 98 pode apresentar alguns problemas no sistema de ar-condicionado. Mostramos os mais comuns e de mais fácil resolução. Veja algumas dicas sobre o ar-condicionado do Golf 98.

Problema: Derretimento do fusível de 30A, no suporte em cima da bateria, que alimenta a centralina do AC, abaixo da bateria. Isso pode ser causado por mau contato entre os terminais e fusível ou consumo de corrente elevado dos eletroventiladores.

Consequência: Não liga compressor e eletroventiladores.

Sugestão: Pode ser feita ligação alternativa com fios 4 mmÇ e porta fusíveis MAXI, mas deve-se verificar e até considerar (avisar o cliente) a possibilidade de troca de um ou os dois eletroventiladores no futuro.

Problema: Rompimento de um ou mais fios do terminal de 4 fios, acima do motor de arranque.

Consequência: Não liga compressor.

Sugestão: Pode ser feita ligação com nova fiação por fora com fio 0,75mmÇ.
Obs.: Lembre-se: nos reparos elétricos, sempre soldar (brasagem) com estanho os terminais dos fios e fazer uma boa isolação, com tubo termo retrátil, alta fusão ou fita isolante.

Detalhe: Terminal acima do motor de arranque.

Problema: Queima de uma das velocidades ou de um dos eletroventiladores. (O eletroventilador principal tem duas velocidades).

Consequência: Não liga um ou os dois eletroventiladores ao acionar o compressor.

Falta de eficiência ou pressão demasiada na linha de alta. Quando liga o ar-condicionado o motor esquenta além do normal.

Sugestão: Verificar se os eletroventiladores estão danificados e substituí-los (problema muito comum).

Problema: Válvula compensadora de fluxo do compressor danificada. Responsável por comandar a variação de cilindrada do compressor, através de um acionamento termostático, comprimindo e descomprimindo o cárter do compressor.

Consequência: Não há eficiência. O sistema tem plena carga de fluido refrigerante, mas na leitura dos manômetros as pressões com o compressor ligado quase não se alteram (problema muito comum).

Sugestão: Trocar a válvula compensadora de fluxo por peça nova. Não é necessário retirar o compressor (algumas oficinas soldam os orifícios centrais desta válvula, mas isso deixa o compressor travado em fluxo máximo, o que pode causar congelamento do evaporador, funcionamento irregular e desgaste prematuro do compressor, não recomendado!). O correto é substituir a peça que já se encontra no mercado a preços acessíveis.

Problema: Filtro antipólen saturado ou obstrução do bocal atrás do porta-luvas, com papel ou saco plástico.

Consequência: Pouca vazão nos difusores.

Sugestão: Trocar o filtro antipólen ou retirar manualmente a obstrução do bocal.

Problema: Placas de válvulas do compressor quebradas.

Consequência: Não há eficiência, o sistema tem plena carga de fluido refrigerante, mas na leitura dos manômetros as pressões com o compressor ligado, os ponteiros ficam

Consequência: Não há eficiência, o sistema tem plena carga de fluido refrigerante, mas na leitura dos manômetros as pressões com o compressor ligado, os ponteiros ficam variando e há ruído interno no compressor.

Sugestão: Trocar o compressor, pois a placa de válvulas nova não está à venda separadamente e geralmente os fragmentos danificam os pistões e cilindros. Também pode ser necessário limpar o sistema para retirar o óleo contaminado com fragmentos e trocar o filtro secador.

Detalhes: Compressor aberto, mostrando cilindros pistões, placa de válvulas e tampa.

Problema: Vazamento no transdutor de pressão, vedações do compressor ou válvulas de serviço.

Consequência: Falta de eficiência, compressor não liga.

Sugestão: Trocar os componentes com vazamentos.

Detalhe: Transdutor de pressão e válvula de serviço de alta.

Problema: Entupimento do dreno ou vazamento no radiador de ar quente.

Consequência: Vazamento de água dentro do carro.

Sugestão: Se for entupimento do dreno, desobstruir a saída do dreno com ar comprimido pelo lado do cofre do motor. Caso seja radiador de ar quente vazando, pode-se isolar o elemento, ligando as mangueiras ou ainda orçar a retirada do painel para troca do elemento por peça nova.

Problema: Entrada de umidade na centralina, desgaste dos contatos dos relés, queima de componentes eletrônicos internos, sistema sobrecarregado.

Consequência: O compressor ou os eletroventiladores não acionam.

Sugestão: Verificar e sanar o que causou o dano e trocar a centralina. Também é possível fazer uma ligação alternativa com relés (com a autorização do cliente). No pino 8 chega o sinal positivo do comando e No pino 10 sai o sinal para o compressor.

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