O VW Golf 98 pode apresentar alguns problemas no sistema de ar-condicionado. Mostramos os mais comuns e de mais fácil resolução. Veja algumas dicas sobre o ar-condicionado do Golf 98.
Problema: Derretimento do fusível de 30A, no suporte em cima da bateria, que alimenta a centralina do AC, abaixo da bateria. Isso pode ser causado por mau contato entre os terminais e fusível ou consumo de corrente elevado dos eletroventiladores.
Consequência: Não liga compressor e eletroventiladores.
Sugestão: Pode ser feita ligação alternativa com fios 4 mmÇ e porta fusíveis MAXI, mas deve-se verificar e até considerar (avisar o cliente) a possibilidade de troca de um ou os dois eletroventiladores no futuro.
Problema: Rompimento de um ou mais fios do terminal de 4 fios, acima do motor de arranque.
Consequência: Não liga compressor.
Sugestão: Pode ser feita ligação com nova fiação por fora com fio 0,75mmÇ.
Obs.: Lembre-se: nos reparos elétricos, sempre soldar (brasagem) com estanho os terminais dos fios e fazer uma boa isolação, com tubo termo retrátil, alta fusão ou fita isolante.
Problema: Queima de uma das velocidades ou de um dos eletroventiladores. (O eletroventilador principal tem duas velocidades).
Consequência: Não liga um ou os dois eletroventiladores ao acionar o compressor.
Falta de eficiência ou pressão demasiada na linha de alta. Quando liga o ar-condicionado o motor esquenta além do normal.
Sugestão: Verificar se os eletroventiladores estão danificados e substituí-los (problema muito comum).
Problema: Válvula compensadora de fluxo do compressor danificada. Responsável por comandar a variação de cilindrada do compressor, através de um acionamento termostático, comprimindo e descomprimindo o cárter do compressor.
Consequência: Não há eficiência. O sistema tem plena carga de fluido refrigerante, mas na leitura dos manômetros as pressões com o compressor ligado quase não se alteram (problema muito comum).
Sugestão: Trocar a válvula compensadora de fluxo por peça nova. Não é necessário retirar o compressor (algumas oficinas soldam os orifícios centrais desta válvula, mas isso deixa o compressor travado em fluxo máximo, o que pode causar congelamento do evaporador, funcionamento irregular e desgaste prematuro do compressor, não recomendado!). O correto é substituir a peça que já se encontra no mercado a preços acessíveis.
Problema: Filtro antipólen saturado ou obstrução do bocal atrás do porta-luvas, com papel ou saco plástico.
Consequência: Pouca vazão nos difusores.
Sugestão: Trocar o filtro antipólen ou retirar manualmente a obstrução do bocal.
Problema: Placas de válvulas do compressor quebradas.
Consequência: Não há eficiência, o sistema tem plena carga de fluido refrigerante, mas na leitura dos manômetros as pressões com o compressor ligado, os ponteiros ficam
Consequência: Não há eficiência, o sistema tem plena carga de fluido refrigerante, mas na leitura dos manômetros as pressões com o compressor ligado, os ponteiros ficam variando e há ruído interno no compressor.
Sugestão: Trocar o compressor, pois a placa de válvulas nova não está à venda separadamente e geralmente os fragmentos danificam os pistões e cilindros. Também pode ser necessário limpar o sistema para retirar o óleo contaminado com fragmentos e trocar o filtro secador.
Problema: Vazamento no transdutor de pressão, vedações do compressor ou válvulas de serviço.
Consequência: Falta de eficiência, compressor não liga.
Sugestão: Trocar os componentes com vazamentos.
Problema: Entupimento do dreno ou vazamento no radiador de ar quente.
Consequência: Vazamento de água dentro do carro.
Sugestão: Se for entupimento do dreno, desobstruir a saída do dreno com ar comprimido pelo lado do cofre do motor. Caso seja radiador de ar quente vazando, pode-se isolar o elemento, ligando as mangueiras ou ainda orçar a retirada do painel para troca do elemento por peça nova.
Problema: Entrada de umidade na centralina, desgaste dos contatos dos relés, queima de componentes eletrônicos internos, sistema sobrecarregado.
Consequência: O compressor ou os eletroventiladores não acionam.
Sugestão: Verificar e sanar o que causou o dano e trocar a centralina. Também é possível fazer uma ligação alternativa com relés (com a autorização do cliente). No pino 8 chega o sinal positivo do comando e No pino 10 sai o sinal para o compressor.
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