Troca dos amortecedores do Ford Ka 2020
Cuidado fazer a Troca dos amortecedores do Ford Ka 2020, pois há peças diferentes, de acordo com a configuração da suspensão. Saiba como identificar
O procedimento para a troca dos amortecedores do Ford Ka 2020 deve ser realizado com muito cuidado e atenção, pois as peças são componentes que proporcionam segurança e conforto aos ocupantes de um automóvel.
Para que a troca dos amortecedores do Ford Ka 2020 seja realizado rapidamente, sem comprometer a segurança, o reparador precisa ficar atento as condições da suspensão em geral e a especificação da peça a ser aplicada. “Há dois modelos de amortecedor para o Ford Ka, eles variam de acordo com a configuração da suspensão”, explica Juliano Caretta, supervisor de treinamento Monroe. “A diferença ocorre porque no Ka a Ford utilizou sistema de suspensão dianteira com e sem barra estabilizadora”, complementa.
A reportagem da Revista Reparação Automotiva foi até Mogi Mirim (SP), onde está localizada a fábrica da Monroe e o centro de treinamentos, onde Caretta realizou todo o procedimento de desmontagem, avaliação e montagem, o qual é recomendado para trocar os amortecedores dianteiros e traseiros do Ford Ka Hatch 2020. Ele também mostra as diferenças entre o amortecedor para a suspensão com e sem a barra estabilizadora.
Assista o vídeo deste passo a passo completo no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube!
Desmontagem e avaliação do amortecedor dianteiro
1. Com o carro alinhado ao solo retirar o torque de aperto da roda. Na sequência identificar os pontos de apoio, levantar o veículo e retirar a roda
2. Com uma chave 15 mm soltar as porcas e outra 18 mm soltar os dois parafusos que prendem a fixação inferior do amortecedor
3. Usar uma chave 10 mm para soltar o suporte do flexível do freio
4. Soltar o sensor do ABS
5. Antes de desconectar o amortecedor da manga de eixo utilizar um cavalete para apoiar a suspensão e não forçar as buchas das bandejas e outros componentes
6. Conferir se a fixação está totalmente solta
7. Com a chave 13 mm soltar a fixação superior, são três porcas que prendem o coxim. E atenção! Ao mesmo tempo que solta o coxim segurar o amortecedor para evitar acidentes
8. Retirar a torre do amortecedor
9. Levar para a bancada, avaliar as condições dos componentes e desmontar todo o conjunto. Utilizar um encolhedor de mola que seja seguro. Posicionar as garras uma ao contrário da outra
Obs: O Ford Ka 2020 utilizado nesta reportagem rodou 46.000 km, após ser avaliada as condições dos componentes não apresentou desgaste, por isso a troca foi feita de maneira preventiva. Nesta quilometragem, ele se movimentou aproximadamente 104 milhões de vezes.
10. Use a ferramenta que segura a haste do amortecedor para evitar que ele gire. Caso não tenha a ferramenta adequada utilizar uma chave Allen 6 mm para segurar a haste e uma chave 18 mm para soltar a porca
11. Soltar somente a porca e retirar
12. Retirar o coxim e avaliar, neste caso ele já apresenta desgaste
13. Retirar o rolamento
14. Retirar a coifa
15. Retirar o batente.
16. Retirar a mola
17. Retirar calço inferior da mola
OBS: É recomendado trocar o kit junto com o amortecedor e o calço inferior da mola, mesmo que apresente pouco desgaste. Antes de descartar o amortecedor, passe o esmeril na haste e amasse com uma marreta o corpo da peça. Isso evitará que o amortecedor retorne ao mercado como peça recondicionada ou remanufaturada.
18. Atenção! Para comprar a peça é necessário verificar a configuração do sistema de suspensão dianteiro. Isso porque há dois tipos de amortecedores diferentes para o Ford Ka. No modelo que utiliza barra estabilizadora há um suporte para a bieleta, enquanto que, no amortecedor do Ka sem a barra estabilizadora não há o suporte. Também a carga, a pressão deles é diferente. O com suporte para bieleta é mais macio porque a barra estabilizadora controla o movimento de rolagem da carroceria.
Já o amortecedor para o Ka sem a barra estabilizadora necessita de uma carga maior, em média é 50% mais forte, para ajudar a controlar o movimento de rolagem da carroceria.Depois disso, o batente do amortecedor de maior carga é menor 6 mm, enquanto que, o amortecedor da suspensão sem a barra estabilizadora tem o batente maior para evitar uma inclinação acentuada no movimento de rolagem.
Montagem do amortecedor dianteiro Ford Ka 2020
19. Antes de realizar a montagem do conjunto do amortecedor fazer o processo conhecido como equalização, sangria ou escorvamento. Com o amortecedor na posição de montagem, ou seja, em pé, e a haste aberta, virar o amortecedor e ‘fechar a peça’ (empurrar até o final do curso). Segurar ele fechado, voltar na posição em pé e deixar a haste subir (esta subida pode ser feita manualmente). Todo o movimento de abertura e fechamento é contado como um ciclo. Repetir o movimento de três a quatro ciclos. Este procedimento garante que o amortecedor tenha o melhor desempenho desde o primeiro uso
20. Após a equalização do amortecedor, realizar a montagem do conjunto. Seguir o procedimento inverso da desmontagem. Colocar o calço isolante de mola
21. Instalar a mola e observar se ela está bem assentada ao prato inferior do amortecedor
22. Inserir o batente na coifa. O Ford Ka utilizado não tem a barra estabilizadora e por isso o batente é 6 mm maior que o do modelo com a barra
23. Instalar o batente e a coifa no conjunto do amortecedor. Apoiar a coifa no primeiro elo da mola
24. Verificar se o novo rolamento está girando corretamente e instalar
25. Verificar o coxim superior
26. Para evitar barulhos e ruídos, montar o rolamento no coxim e observar que existe uma cavidade, um espaço, que deve coincidir com a cabeça do prisioneiro. Caso seja montado errado há um espaço entre o rolamento e o coxim o que provoca os barulhos
27. Montar o rolamento e coxim no conjunto do amortecedor
28. Com a ferramenta que segura a haste, se ela não estiver disponível, utilizar a chave Allen 6 mm para segurar a haste e uma chave 19 mm, já que o amortecedor novo vem com uma nova porca de 19 mm, e realizar o aperto até o final pois a haste está comprimida
29. Verificar se a mola está posicionada corretamente, descomprimir com cuidado e tirar os encolhedores
30. O procedimento correto para instalar a torre no veículo é o inverso ao da desmontagem. Entrar com o amortecedor debaixo para cima
31. Posicionar os prisioneiros na carroceria
32. Colocar os dois parafusos da fixação inferior com a chave 15 mm e 18 mm. Prender o flexível do freio com a chave 10 mm e instalar o sensor do ABS
33. Para finalizar, colocar a roda, fazer um aperto parcial e com o veículo no chão realizar o aperto final com o torquimetro regulado em 140 Nm.
Troca dos amortecedores traseiros Ford Ka 2020
Diferente dos amortecedores dianteiros que há aplicações específicas para os modelos com e sem barra estabilizadora, nos traseiros do Ford Ka não existe esta regra, eles são utilizados nas duas configurações da suspensão.
O procedimento pode ser realizado de duas maneiras, retirando a roda para ter maior acesso ou trocá-los mantendo a roda no local. Como a mola é separada do amortecedor não é necessário o uso do encolhedor.
Desmontagem dos amortecedores traseiros Ford Ka 2020
34. Utilizar um calço para dar suporte ao eixo traseiro. Em seguida remover a fixação inferior com uma chave 15 mm
35. Soltar o coxim interno com uma chave 10 mm ele é preso por dois parafusos
36. Retirar o amortecedor traseiro, realizar o processo de passar a haste no esmeril e dar uma pancada no corpo para evitar que ele seja reaproveitado
37. Realizar a equalização, ou escorvamento em três ou quatro ciclos
Montagem dos amortecedores traseiros Ford Ka 2020
38. Montar o batente na coifa, encaixar o coxim e colocar todo o conjunto no amortecedor. Ele acompanha uma porca nova a qual deve ser apertada com a ferramenta especial e uma chave 13 mm
39. Siga a ordem inversa da desmontagem para montar no carro
40. Instalar o coxim interno
41. Instalar a fixação inferior, colocar a roda, fazer um aperto parcial e com o veículo no solo utilizar o torrquimetro para aperto final de 140 Nm
Terminado o procedimento de troca dos amortecedores é recomendado fazer o alinhamento e o balanceamento das rodas.
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