Estão presentes no ar grandes concentrações de fuligem, poeira e gases tóxicos emitidos pelos motores de caminhões, ônibus e automóveis, que são repassados ao interior do carro pelo ar-condicionado ou pelo sistema de ventilação, danificando o filtro de cabine. Com isso, pode afetar a saúde e o desempenho dos motoristas que diariamente enfrentam o trânsito em grandes centros urbanos, como São Paulo.
Dentro deste contexto, a MANN+HUMMEL, uma das líderes mundiais na fabricação de filtros automotivos e detentora das marcas MANN-FILTER e Purolator Premium Plus, alerta aos motoristas e profissionais da reparação automotiva a necessidade da realização da manutenção preventiva do filtro de cabine conforme descrito no manual do proprietário. Isso é para que a qualidade do ar no interior do veículo seja mantida e, consequentemente, evitar o desenvolvimento de doenças respiratórias nos motoristas e seus familiares.
“Sem um filtro de cabine em boas condições de uso, a concentração de contaminantes no interior do automóvel pode ser muito elevada. Isso pode prejudicar os ocupantes do veículo, causando doenças respiratórias como asma, rinite e bronquite. Além disso, pode provocar um acidente, pois começa a se formar uma película de sujeira por denFOTOS: DIVULGAÇÃO tro do parabrisa, afetando a visibilidade do motorista”, explica o consultor técnico da MANN+HUMMEL, André Gonçalves.
Além do aspecto da saúde do motorista, a MANN+HUMMEL recomenda a manutenção preventiva do filtro de cabine para proteger o sistema de ar-condicionado e evitar o acúmulo de partículas no vaporizador. “Ao realizar o check-up do filtro de cabine, também evitamos a formação de bactérias e entupimento do vaporizador, protegendo o ventilador e criando um fluxo de ar no compartimento do passageiro”, avalia Gonçalves.
A MANN+HUMMEL vem seguindo a tendência na utilização de filtros de cabine com filtros combinados. Os filtros de partículas retêm somente partículas sólida
Confira mais dicas técnicas para o seu veículo no portal da Revista Reparação Automotiva.