O Mercado da reparação automotiva conhecido como aftermarket automotivo é um oceano de oportunidades. O reparador automotivo é o decisor da marca e para navegar neste mar de oportunidades em águas calmas, o segredo e ter um bom relacionamento com o reparador automotivo. Conheça o conjunto de ações de marketing e ralacionamento que conecta fabricantes e reparadores
Conectando indústrias de autopeças e reparadores automotivos
A Revista Reparação Automotiva, produz e distribui conteúdo através de suas plataformas digitais e impressa. Tem como principal objetivo ser a ligação entre as indústrias fabricantes de autopeças e os milhares de reparadores espalhados pelo Brasil. São mais de 121 mil oficinas no território brasileiro , por isso, a cadeia produtiva participante da reparação de automóveis movimenta aproximadamente R$ 67,6 bilhões/ano. A frota brasileira é estimada em mais de 60 milhões de veículos, isso ao somar, automóveis, veículos comerciais leves, pesados e motocicletas, sendo que a idade média da frota circulante brasileira é de 12 anos.
Para conectar fabricantes e reparadores a Revista Reparação Automotiva apresenta seu portfólio:
• Portal da Reparação Automotiva com 20 mil visitas mês.
• Revista Digital com mais de 20 mil visitas/mês.
• Revista Impressa com tiragem de 30 mil exemplares.
• Redes Sociais com mais de 120 mil seguidores.
• Canal do YouTube com mais de 38 mill inscritos, 380 vídeos e 5 milhões de visualizações, além de produção de vídeos técnicos e institucionais.
• Lives / Reparação Week / Podcast
• Ações Presenciais: Blitz Promocionais, Encontro com Reparadores e Pesquisa de Mercado
Revista Reparação Automotiva digital: A evolução da revista impressa
Ambiente digital moderno e exclusivo para um conteúdo premium
Com o aumento do número de usuários de smartphones, tablets e computadores, se tornou a grande tendência para o consumo de informação.Se adapta a todos os dispositivos como tablet, smartphone e computador. A Revista Digital é distribuída para grupos de oficinas premium altamente qualificado por meio de e-mail marketing, grupos de WhatsApp e newsletter.
Portal da Revista Reparação Automotiva: milhares de acessos mensais e conteúdo especializado para o reparador
O portal de uma empresa é o seu carro chefe, a primeira identidade que as pessoas vão encontrar na internet. Ter um site construído e atualizado diariamente seguindo as principais métricas do Google faz com que você seja reconhecido como autoridade no assunto. A Revista Reparação Automotiva segue essas regras, fazendo com que o seu conteúdo seja alcançado por milhares de pessoas, gerando mais de 20 mil acessos e 5.5 mil novos usuários por mês.
Esse número é alcançado graças as variadas formas de explorar o conteúdo do setor da Reposição Automotiva, o portal é atuaizado diariamente com notícias do mercado automotivo, inclusive da linha pesada e motos, lançamentos de produtos, dicas de gestão de oficinas com especialistas do setor, o reparador se atualiza com todas as novidades sobre veículos elétricos, lives e podcast mensais com principais assuntos do cotidiano das oficinas.
No site da Revista Reparação Automotiva é possível hospedar o seu catálogo para milhares de profissionais do setor baixar ou consultar toda sua linha de produtos. Venha conhecer o nosso portal e conecte-se com o reparador!
Conteúdo Relevante para o reparador
Dentro do portal da Revista Reparação Automotiva, além das principais notícias do mercado da reposição, temos um grande acervo de dicas técnicas com passo a passo e diagnóstico com a presença de representantes técnicos dos fabricantes de autopeças, além disso, especialistas de gestão abordam assuntos pertinentes na administração de oficinas mecânicas. Atenta as transformações do mercado, introduzimos no nosso novo portal três novas editorias, Reparação pesados e utilitários, Reparação Híbridos e Elétricos e Reparação Motos, abrindo ainda mais o leque de opções de conteúdo para o leitor.
Hospedagem de Catálogos no Portal da Revista Reparação Automotiva
Atraia reparadores para conhecer sua linha de produtos, faça uma campanha digital exclusiva
Porque divulgar o seu catálogo no nosso portal: O catálogo é uma das ferramentas de vendas mais importantes na relação entre fabricantes e reparadores.
Exposição na página principal do portal da Revista Reparação Automotiva: Disponibilizamos em nosso portal um espaço exclusivo para hospedagem e divulgação de catálogos, com média de mais de 20 mil acessos por mês.
DIVULGAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS DA REVISTA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA: Divulgamos o seu catálogo em nossas redes sociais, que contam com mais de 140 mil seguidores. (Facebook, Instagram e Linked In)
Campanha de tráfego: Para atingir um público ainda maior, fazemos uma campanha de tráfego específico, onde é possível ampliar a divulgação para mais de 200 mil pessoas, gerando mais de 400 mil impressões.
Divulgação NA Newsletter DA REVISTA REPARAçÃO AUTOMOTIVA: Seu catálogo estará presente na newsletter semanal da Revista Reparação Automotiva, esta ação é disparada uma vez por semana para uma base de 60 mil e-mails, base 100% qualificada de pessoas do setor da reparação, Seguindo as novas regras de LGPD. Totalizando 240 mil disparos de e-mail por mês com uma alta taxa de abertura.
Branded Content: Produza um conteúdo personalizado e distribua para uma base qualificada de reparadores automotivos
Branded Content é a criação de conteúdo que está diretamente relacionado ao público alvo de uma marca. Esse conteúdo precisa ter qualidade e relevância. Sendo assim, a dinâmica da divulgação da marca muda. Ao invez de ser associada com anúncios, a marca passa a ser associada com informação de qualidade e relevância, que possuem mais valor para o consumidor.
O branded content é muito flexível e adaptável. Ele se posiciona entre o marketing que envolve publicidade, informação e entretenimento. Além disso, o branded content pode ser desenvolvido através de variados canais e formatos na Revista reparação Automotiva. Inclusive, aproveitando as alternativas mais recentes da tecnologia móvel e digital, ou seja, os aplicativos.
Para atender as indústrias de autopeças, a IBR Editora, Produtora e Marketing possui equipamentos de produção de vídeos e equipe especializada, os quais atendem as necessidades de geração de conteúdo específico que valorizam a marca.
Quer ser assertivo em suas decisões estratégicas?
O GeoAfter® é a marca comercial do sistema de inteligência de mercado desenvolvido por profissionais que atuam há mais de 30 anos no segmento da reposição automotiva, e que trouxeram suas experiências de gestão em grandes empresas do mercado automotivo e sabem quais informações são objetivas e verdadeiramente necessárias para decisões práticas e pontuais.
Do grupo de desenvolvedores da inteligência do sistema, participam economistas, administradores, engenheiros e técnicos especializados nos mais atualizados sistemas de TI, para oferecer um produto final não só de confiança, mas também na qualidade da informação, com praticidade de uso e facilidade na leitura e interpretação de dados. Não somos apenas um fornecedor de serviços prontos como outros oferecidos no mercado. Nós ajudamos a criar soluções para sua atuação no segmento de reposição automotiva.
Simplificar a gestão da informação sobre o mercado brasileiro da reposição automotiva de peças e serviços das organizações atuantes neste segmento de negócios.
GEOMARKETING AUTOMOTIVO
Geomarketing é a geração de inteligência comercial que leva em consideração o âmbito espacial, com abordagem geográfica e analítica. É um sistema estratégico que direciona a empresa quanto as performances de desempenho comercial, com diversas formas de processamento da informação.
Índice Potencial de Demanda de Autopeças e Serviços Por Município
O geomarketing automotivo desenvolvido e oferecido pela GeoAfter® possui diferenciais notadamente relevantes em comparação com outras alternativas de mercado. Sua composição de cálculo através de algoritmo considera 12 fatores de influência impactantes na decisão de consumo de autopeças, que não só frota circulante local e consumo de combustível. São 5.567 municípios brasileiros disponibilizados com informações socioeconômicas e referentes ao setor da reparação automotiva.
O índice de demanda é demonstrado por segmento da frota: linha geral, linha leve, linha comercial diesel e até linha duas rodas. A consulta pode ser efetivada por município, por microrregião, por mesorregião.
O cálculo do algoritmo considera duas bases: o primeiro índice principal, com ponderação de pesos estudados sob critérios técnicos aplicados por institutos especializados em estudos de geomarketing, considerando os seguintes fatores:
a) Frota circulante no município;
b) Consumo de combustível no município;
c) Média dos últimos 5 anos de PIB no município;
d) Gastos com veículos por classe social no município.
Entendendo ainda que estes fatores sejam relevantes e principais, mas não decisivos, a equipe técnica de desenvolvedores do GeoAfter® adota o critério de considerar fatores complementares para estimar a tendência da demanda, para os meses futuros, uma vez que as influências (econômicas, sociais e até naturais do ambiente) geram alteração nos índices de demanda.
Para agregar o cálculo da tendência e tornar o índice do GeoAfter® mais racional que outras alternativas não completas, consideramos:
1. Principais atividades econômicas de cada município;
2. Grau de influência do município nas micros e macros regiões;
3. Capacidade de atendimento de serviços automotivos do município;
4. Número de pontos de vendas de produtos automotivos;
5. Avaliações e condições das estradas de rodagem nas micros e mesos regiões;
6. Defesa civil (caso o município passe por questões acidentes ambientais);
7.Condições e intensidade de trânsito nos municípios;
8. IDH Municipal.
Cada elemento tem um peso que contribui para formação do índice que atua para gerar a tendência, sofrendo constantes alterações, na medida que são atualizados no banco de dados do sistema.
COMO ESTAS INFORMAÇÕES PODEM SER ÚTEIS PARA SUA EMPRESA
1. Desenvolver estudos mercado métricos, isto é, com auxílio de estatísticas e números objetivos melhor avaliar os resultados do mercado;
2. Criar referenciais valorizados para medir o desempenho da força de vendas;
3. Ferramenta essencial para auxiliar no plano com metas mais equilibradas para vendedores e representantes comerciais;
4. Dimensionar o tamanho da força de vendas;
5. Construir KPI’s (Key Performance Indicators) customizados para o seu negócio;
6. Estudar, planejar e organizar atividades regionais promocionais e técnicas;
7. Intensidade de cobertura de atuação em áreas com alto potencial de demanda;
FROTA CIRCULANTE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
São 4 módulos de frota disponibilizados para consulta no sistema GeoAfter®. Cada um deles atendendo uma necessidade de informação específica.
a) Frota Nacional Circulante de Veículos Automotores em Unidades. Consulta por unidade da federação, por meso ou micro região, e até por município, com o sistema informando a quantidade de veículos por segmento da frota.
b) Frota CRV Certificado de Registro de Veículos. Consulta com o sistema informando exatamente quais os veículos estão emplacados em cada município, por marca, modelo e ano de licenciamento. Estatística extraída diretamente do banco do DENATRAN e atualizada a cada 2 meses. Mais de 80 milhões de veículos informados no sistema, entre automóveis, caminhões, comerciais leves, ônibus e motos.
c) Frota Vendas. Consulta com vendas realizadas para o mercado interno pelas montadoras, com registro de forecast para os próximos 3 anos.
d)Frota Sumarizada. Consulta com estatística de modelos de veículos das montadoras, com dados de leitura rápida apontando ano inicial de produção e ano final (ponto de corte). Na coluna é possível identificar veículos com maior e menor volume de frota, facilitando localização do quer é interessante considerar para decisões de produtos e estoques.
METODOLOGIA: As bases de informação da frota são estatísticas divulgadas pelas entidades diretamente ligadas ao setor, como ANFAVEA, ABEIFA, ABRACICLO, FENABRAVE e SINDIPEÇAS. O tratamento estatístico dos dados obedece a critérios técnicos de curvas de sucateamento desenvolvidas pela equipe da GeoAfter®. São 31 curvas (Distribuição Gaussiana) diferentes (de 5 a 35 anos) com seleção e classificação por tipo e segmento de veículo.
Mídias Sociais Engajadas
Distribuição de conteúdo com alta taxa de engajamento
A Revista Reparação Automotiva está atenta a esse cenário e presente nas principais mídias sociais. Tendo mais de 120 mil seguidores em todos as suas redes (Facebook, Instagram, LinkedIn) ela é especialista na distribuição de conteúdos multicanais, estando perto do reparador e tendo uma alta taxa de engajamento com eles.
Vincular o seu conteúdo nos canais digitais da Revista Reparação Automotiva faz com que sua empresa possa alcançar, por mês, mais de 200.000 pessoas, gerar 450.000 impressões e mais de 1.000 pessoas visitando o seu site ou e-commerce. Distribua o seu conteúdo nos canais digitais da Revista Reparação Automotiva para um público altamente qualificado. Conecte-se com o Reparador!
TV Reparação Automotiva no Youtube
Produção e distribuição de vídeos técnicos e institucionais
Com 10 anos de existência, o Canal TV Reparação Automotiva no YouTube se tornou um dos canais com mais destaque no setor. O Canal TV Reparação Automotiva foi criado para levar informações qualificadas aos reparadores. Os vídeos são cuidadosamente produzidos de acordo com as necessidades levantadas entre os profissionais do setor.
Para atingir este objetivo, são feitos levantamentos mensais entre os reparadores cadastrados e os representantes dos núcleos. Após detectar as dúvidas, sejam elas da área técnica, ou na gestão dos negócios, é feito o conato com os fabricantes ou especialistas em gestão e depois são produzidos os vídeos, ou programada a Live sobre o tema.
Atualmente o Canal TV Reparação Automotiva possui mais de 38 mil inscritos e disponibiliza mais de 360 vídeos. Este acervo que inclui dicas técnicas, passo a passo, e Lives de gestão já gerou mais de 5 milhões de visualizações. Este canal de comunicação está aberto para que a empresa hospede seu vídeo e assim divulgar a marca através de informações que julgar mais conveniente.
Reparação Week – Evento técnico 100% digital
A tecnologia automotiva tem impulsionado o reparador automotivo a adquirir conhecimento para as constantes atualizações técnicas que o mercado apresenta, buscando formas de se fazer a manutenção dos veículos cada vez mais modernos que chegam em sua oficina
Os treinamentos técnicos detém alto potencial de engajamento e influência os hábitos de compra e de lembrança da marca junto aos reparadores. Diante deste cenário, a Reparação Week pontua as necessidades técnicas solicitadas pelos líderes de grupos de oficinas das diferentes regiões do Brasil. O evento técnico e 100% digital oferece uma grade semanal de Lives com especialistas nos temas abordados e voltada aos profissionais de reparo de automóveis.
Para atingir o público alvo: REPARADORES AUTOMOTIVOS de todo o Brasil, a Revista Reparação Automotiva faz uma campanha multiplataformas nos ambientes digitais com alto índice de alcance e conversões de cadastro dos participantes. A divulgação consiste na elaboração de Landing Page para captação de leads e cadastro dos participantes. É feito uma campanha de Tráfego nas mídias sociais da Revista Reparação Automotiva para realização das inscrições
A Campanha de Remarketing é usada como estratégia para aumentar as conversões a inscrição dos reparadores, além de toda comunicação na Revista Reparação Automotiva Digital com 50 mil oficinas mecânicas (70% do mercado) e mais de 100 mil reparadores leitores para trazer uma maior amplitude junto ao mercado.
Inserção do evento na newsletter da Revista Reparação Automotiva com 8 disparos por mês para 60.000 e-mails e disparo de e-mail marketing para base de 60.000 e-mails altamente qualificada.
Revista Reparação Automotiva Impressa
Focada em levar o melhor conteúdo ao reparador automotivo
A IBR Editora, Produtora e Marketing, responsável pela edição da Revista Reparação Automotiva, produz e faz circular a versão impressa da revista e também a digital. São 30.000 exemplares distribuídos via correio e nos principais varejos de autopeças de todo o território nacional. No entanto, a revista impressa evoluiu, já que as plataformas digitais se tornaram primordiais para manter a comunicação de qualidade.
Por isso a empresa passou a produzir e divulgar conteúdos técnicos e de gestão no formato de Lives e também produções específicas difundidas no Canal TV Reparação Automotiva do YouTube, na sua página do Facebook e nas redes sociais Linkedin e Instagram, sempre com o objetivo de auxiliar o reparador. Além disso, uma pratica utilizada desde as primeiras edições que circularam, ou seja, distribuir a publicação em PDF via e-mail, foi intensificada.
A IBR Editora mantém uma equipe especializada que avalia e atualiza constantemente o mailing, para distribuir seus conteúdos ao público alvo, sendo assim, são enviados 40.000 e-mails da versão em PDF de maneira direcionada.
Para completar a distribuição de conteúdo, a empresa lançou a Revista Digital Reparação Automotiva, que consiste em um portal dedicado, o qual disponibiliza o mesmo conteúdo da edição impressa online e com opção de baixar o PDF, o que amplia as opções de leitura, pois o leitor pode acessar o conteúdo no computador, smartphone ou tablet. Assim a IBR Editora atinge quem realmente decide pela marca e a compra, o reparador automotivo.
Ações presenciais e de relacionamento com reparadores
A Revista Reparação Automotiva promove encontros com líderes de grupos de reparadores premium, que representam minlhares de oficinas mecânicas, com intuito de reunir profissionais e atualizar o conhecimento com conteúdo para o setor de autopeças e reparação automotiva
O evento reúne diretores de grupos de oficinas premium, não apenas de São Paulo, mas também de outros estados do Brasil, para um dia inteiro de palestras técnicas, de gestão, inovações, tecnologia e panorama do mercado da reposição com especialista em geomarketing, tudo isso é realizado graças ao apoio de fabricantes de autopeças que além de patrocinar o evento, expõe sua linha de produtos e disponibilizam técnicos da fábrica para ouvir e interagir com os reparadores.
O evento também conta com um painel que reúne representantes de fábricas e líderes de grupos de oficina para discutirem assuntos pertinentes do mercado, presentes no dia a dia da oficina e também relação de consumo, toda essa pauta é conduzida com presença de um mediador e sempre com um ponto de vista de reunião e evolução do setor.
O evento tem grande adesão por parte dos reparadores devido a grade de palestras e aproximação com fabricantes.
Blitz Promocional em Oficinas Mecânicas e Varejo de Autopeças
Promotores identificados com uniformes das empresas patorcinadoras e especializados no setor da reposição visitam oficinas e varejos de autopeças. Esta ação presencial aproxima o fabricante da ponta da cadeia da reposição, é identificada a presença da marca, hábitos de consumo e necessidades. O Apoiador, além de receber a pesquisa, recebe o mailing das oficinas mecânicas visitadas.
Presença nos principais eventos do setor
As feiras são eventos de grande importância para o setor automotivo, elas dão oportunidade de fabricantes, distribuidores, lojistas e reparadores automotivos de todo o Brasil e também de outros países se reunirem e gerar negócios.
Marcamos presença nas feiras realizando a cobertura jornalística antes, durante e pós evento, entrevistamos os fabricantes presentes, líderes de entidades e grupos de oficinas mecânicas, promovemos também encontros que reúnem os profissionais do setor, realizando palestras técnicas e de tecnologia, unindo todos os elos da cadeia da reposição, além da distribuição em massa a revista impressa.
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
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