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Sistemas de reciclo

Muito polêmico, o sistema de reciclo nos sistemas de ventilação é menosprezado, evitado, e até condenado por muitos motoristas e mecânicos, por falta de entendimento deste sistema.

Reciclo, SIGNIFICA REFAZER o CICLO, neste caso, se refere ao ciclo do ar no sistema de ventilação interna do carro.

Para que serve?

Para dar a opção de coletar o ar do exterior ou do interior do habitáculo, ou seja, renovar ou não o ar.

Quando deve ser usado?

Principalmente em dias quentes e úmidos, com o ar-condicionado ligado.

Recomenda-se o uso, com o arcondicionado ligado, para evitar a entrada de ar externo, com umidade, fumaça, mau cheiro, poeira, etc.

Deve-se considerar que se utilizarmos o RECICLO, SEM o AR-CONDICIONADO LIGADO, o ar no interior do habitáculo ficará cada vez mais úmido, podendo causar mal-estar no motorista e passageiro e inclusive pode haver embaçamento dos vidros, por isso, deve-se evitar o uso prolongado apenas com a ventilação.

Por outro lado, se o ar-condicionado estiver ligado, ocorrerá o contrário, o ar no interior do habitáculo ficará cada vez mais seco.

Com o AR-CONDICIONADO e o RECICLO ACIONADOS, a eficiência e a sensação térmica melhoram muito. Porém, em utilização prolongada, algumas pessoas podem ter irritação nos olhos, nariz e garganta, causada pelo AR MAIS SECO, pois a umidade do ar interno será condensada e separada na passagem pelas aletas do evaporador e sua condensação será drenada na forma de líquido para o exterior do carro (podendo pingar em cima do escapamento ou diretamente no chão).

Com o sistema de reciclo ligado, também se evita a entrada de sujeira para dentro da caixa de ventilação (em uns modelos o filtro anti-pólen fica após o ventilador e em outros modelos, vem de fábrica, já sem o filtro anti-pólen).

Ao contrário do que muitos comentam, a utilização do RECICLO LIGADO (com ar-condicionado ligado) não sobrecarregará o sistema de ar-condicionado, muito pelo contrário, seu uso continuado melhora a eficiência, reduzindo as pressões do fluido refrigerante e, como consequência, o compressor precisa de menos energia do motor para funcionar.

Na classe A e em outros modelos automáticos, após alguns minutos, o sistema de reciclo pode ser desligado automaticamente ou quando se seleciona uma temperatura mais baixa (LO) o sistema de reciclo aciona automaticamente.

Os “dampers” ou portinholas de reciclo geralmente são acionados por cabos, servo-motores ou cilindros pneumáticos.

Geralmente, os sistemas de reciclo que menos incomodam são os acionados por cabos de aço, como o do Corsa 97. Já os sistemas com motores ou cilindros pneumáticos podem apresentar mais problemas, por exemplo em modelos como:

Astra, Golf e A3/ 98…, Tipo, Mégane 98, Palio 97, Mondeo 97, Gol, Ka, Fiesta Street, POLO, Meriva, Zafira, etc. , deixando o “damper” ou portinhola aberta na posição de coleta de ar externo, reduzindo consideravelmente a eficiência do ar-condicionado.

Nos modelos Astra e Mégane 98, quando o eixo de acionamento do damper quebra, pode-se ouvir um “clap” intermitente na caixa de ventilação, pois o servo-motor aciona o eixo que, quebrado, escapa do alojamento e causa o ruído.

Em uma revisão do sistema de ar-condicionado ou troca do filtro antipólen, o sistema de reciclo deve ser testado.

DICA: Um teste RÁPIDO e PRÁTICO para verificar se o sistema de reciclo funciona:

Com uma pessoa dentro do carro ligado, feche todas as portas e janelas, porém o vidro do motorista deve ficar cerca de 1 a 2 cm aberto (uma pequena fresta). No interior do carro, liga-se a ventilação no máximo, sem acionar o reciclo. A pessoa do lado de fora aproxima o rosto da abertura do vidro e vai sentir o fluxo de ar saindo por esta pequena abertura (fresta). Em seguida a pessoa no interior do carro liga o reciclo (também chamado de frio máximo ou MÁX.), se ele estiver funcionando corretamente, o fluxo de ar que passa pela fresta do vidro irá parar, pois não haverá insuflamento de ar para o interior do veículo, assim, não há por que sair ar pela fresta da janela.

A pessoa no interior do veículo irá reparar que o ruído do ventilador aumenta com o reciclo ligado, pois o ventilador coleta ar do carro e o recircula, aumentando inclusive a vazão de ar, pois a perda de carga é menor.

Esse teste pode ser realizado várias vezes, pois é empírico (prático). Para se ter certeza, deve-se desmontar o conjunto para melhor verificação.

Procure esclarecer ao usuário como utilizar estes sistemas de reciclo, mostrando os “prós e contras” e as situações ideais de uso, deixando para o próprio motorista escolher quando utilizar ou não este sistema. Se o sistema de RECICLO fosse prejudicial, as montadoras não iriam colocá-lo nos veículos ou o botão do reciclo teria o desenho de uma “caveira”

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