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Schaeffler e ZF apresentam resultados de sua colaboração

A digitalização é uma das ferramentas mais valiosas para maior desenvolvimento tecnológico e econômico do transporte ferroviário. A coleta de dados de produção, operação e manutenção formam a base para intervalos de manutenção estendidos e melhoram a segurança e confiabilidade. Schaeffler e ZF, dois dos maiores fornecedores automotivos e industriais do mundo, já anunciaram sua colaboração em monitoramento de condição de mancais de caixa de eixo na InnoTrans, em 2018. Os primeiros resultados bem-sucedidos dessa parceria estão sendo apresentados na InnoTrans deste ano, que ocorre em Berlim (ALE), de 20 a 23 de setembro.

A expertise combinada acelera a digitalização no transporte ferroviário

Quatro anos atrás, a Schaeffler e ZF anunciaram que trabalhariam juntas visando a melhoria do monitoramento de condição de mancais de caixa de eixo. Desde então, elas desenvolveram juntas um sistema que passou por testes de campo com vários operadores e que tem sido aprimorado continuamente. A Schaeffler é responsável por programar o software de análise de rolamentos, necessário para avaliar os dados capturados. A ZF disponibiliza a plataforma connect@rail, os sensores Heavy Duty TAG e gateways VCU Pro Onboard Unit, além de conectividade em nuvem e painel de visualização. Enquanto isso, diversos milhares de conjuntos de dados estão sendo analisados todos os meses – de modo totalmente automático. No futuro, ZF e Schaeffler querem incluir mancais de caixa de engrenagens no sistema de monitoramento, juntamente com mancais de caixa de eixo.

“Com nossa expertise técnica combinada e entendimento compartilhado de todo o sistema ferroviário, estamos conseguindo explorar todo o potencial do monitoramento digital de condição nessa colaboração excepcional”, diz Dr. Michael Holzapfel, vice-presidente sênior da unidade de negócios ferroviários da Schaeffler, acrescentando que “graças ao desenvolvimento contínuo de nossos sistemas, com base em nossas trocas mútuas, temos capacidade de melhorar permanentemente o transporte ferroviário com relação à eficiência econômica e confiabilidade. Buscamos ansiosamente nossa colaboração continuada”. 

“A cooperação com a Schaeffler mostra que parcerias fortes são a chave para tornar o setor ferroviário mais confiável e eficiente, utilizando soluções digitais. Na Schaeffler, encontramos essa parceira forte – e buscamos nossa colaboração contínua”, diz Markus Gross, líder de sistemas de acionamento ferroviário da linha de produtos da ZF. 

Intervalos de manutenção estendidos e tempos de inatividade reduzidos

expertise combinada das duas empresas permite a criação de uma solução Rail 4.0 com valor agregado significativo: O acionamento mecânico, que é mantido como uma unidade separada, pode ser monitorado digitalmente de modo separado até seus subsistemas e componentes, utilizando apenas um sistema de monitoramento de condição. O objetivo é permitir que as medidas de manutenção baseadas em condição sejam realizadas com o auxílio de análises de dados operacionais e, portanto, estendem os intervalos de manutenção e reduzem tempos de inatividade.

Conceito de plataforma aberta permite parcerias adicionais

Ambos os parceiros começaram a aproveitar oportunidades futuras oferecidas pela Indústria 4.0 em um estágio inicial. A ZF oferece sistemas de acionamento ferroviário equipados com sensores, incluindo análise de condição, e a Schaeffler aprimora o sistema com sua análise de dados para mancais da caixa de eixo. 

Com essa colaboração, o potencial das soluções da Schaeffler está longe de ter chegado ao seu limite: O sistema de monitoramento de connect@rail da ZF é desenvolvido como um conceito de plataforma aberta, que pode ser expandido para incluir parcerias adicionais, permitindo que outros componentes e até mesmo truques completos sejam monitorados. Isso significa que os operadores ferroviários não precisarão mais adaptar sistemas novos e caros, mas podem adicionar o diagnóstico de condição dos rolamentos às suas soluções existentes. Schaeffler e ZF, dessa forma, permitem que os operadores não precisem instalar um sistema separado de monitoramento de condição para cada componente, o que cria um valor agregado econômico significativo com um gasto mínimo. 

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