Olá Pessoal, mais uma dica de como posicionar sua oficina mecânica no mercado, e para auxiliar você empresário ou você que tem objetivo de ser um empresário no setor de reparação automotiva. Que você possa refletir e utilizar da melhor forma o que fazer sentido pra você.
Um dos principais pilares de grandes marcas é a clareza sobre o posicionamento de mercado que ela quer ocupar. Entenda, você não vai agradar todo mundo, nem todos irão querer o que você oferece, alguns acharão absurdo o que você faz e ou o que você cobra, alguns nunca entrarão na sua oficina e mesmo assim irão criticar, outros irão admirar, irão esperar para ser atendido, irão respeitar seus processos, irão pagar o preço para ter o que você oferece, irão indicar sua empresa para outras pessoas, irão fazer você sentir que está fazendo a coisa certa.
Como posicionar sua oficina mecânica no mercado
Esse é o jogo, é o mercado, costumo dizer em meus treinamentos de vendas, que não existe coisa pior que oferecer a coisa certa para a pessoa errada, simples assim. Você empresário ou empresária deve ter clareza que existem as pessoas certas (público alvo) para seu negócio, e todos os dias se comunicar com o mercado da maneira correta para atrair esse público. De maneira simples, ter um posicionamento claro é saber: o que você quer fazer, como quer fazer e para quem quer fazer. Se você manter essa premissa de forma constante, internalizar na cultura da empresa, nos processos e no marketing e relacionamento de clientes, seu atendimento tenderá a ser mais assertivo e efetivo, com maior nível de satisfação e menor nível de stress e insegurança.
A ausência de um posicionamento claro acaba atraindo vários perfis de clientes, e como dito anteriormente oferecer a coisa certa para a pessoa errada pode gerar stress. Vamos a um exemplo prático, se minha empresa quer focar em clientes que fazem a manutenção preventiva, porém a maior parte dos clientes que chegam até minha empresa querem só fazer corretiva, minha equipe de vendas tenderá a não oferecer mais orçamentos com itens preventivos, pois existe grande rejeição por parte dos clientes atendidos.
Eis o grande problema, a rejeição muito grande faz com que minha equipe se questione sobre a viabilidade de apresentar orçamentos preventivos, e assim meu posicionamento tão sonhado ficará mais distante da realidade. Por isso é preciso ter clareza sobre o posicionamento de mercado desejado, para manter o foco e se comunicar de forma assertiva com o mercado através de processos, atitudes e comportamentos condizentes com o posicionamento. E lembre-se todos os dias, o posicionamento não é o que eu penso que sou, mas sim o que eu faço.
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