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Treinamento é essencial, fique ligado!

Olá, amigo reparador, tudo bem? Amigo reparador, quantos desafios enfrentamos no dia a dia da oficina? Muitos, correto? Algo que sempre foi um gargalo enorme nas oficinas, é capacitação profissional. Ainda temos situações em que muitos continuam sobre a tese de aprender desmontando e substituindo. Muito Bem, situações assim, geram problemas, constrangimentos em muitos lugares, pois os veículos atuais demandam conhecimentos específicos e assim a procura por treinamentos. Vamos apresentar a você nesta edição o treinamento a AIRAP – Associação da Indústria da Reparação Automotiva e Autopeças de Macapá, no estado do AMAPÁ, com apoio do SEBRAE- AP.

SETEMBRO DE 2022

Entre os dias 12 a 16 de setembro de 2022, estivemos presente em Macapá, levando o Treinamento em Diagnóstico Avançado Automotivo, para a AIRAP e seus associados.

O TREINAMENTO

Por que deste treinamento? Porque a demanda com veículos atuais vem crescendo cada dia dentro das oficinas, assim vem as demandas de ferramental, equipamentos e treinamentos específicos.

EM QUE CONSISTE O DIAGNÓSTICO AVANÇADO?

O Diagnóstico Avançado é junção de todos os recursos a disposição do reparador automotivo, seguindo uma sequência de análises técnicas, capturadas com uso de equipamentos e manuais técnicos, conforme o modelo do veículo. Temos o Livro Diagnóstico Avançado, autor Humberto Manavella, que trata bem este assunto

Sequência para um diagnóstico preciso:

1. Entrevista com o cliente,

2. Conhecimento Técnico,

3. Scanner automotivo,

4. Osciloscópio Automotivo,

5. Kit de Transdutores para osciloscópio,

6. Multímetro,

7. Diagrama Elétrico e Mecânico,

8. Software Gabaritop,

9. Equipamento de Testes mecânicos:

a) Vacuômetro,

b) Teste de vazão de cilindros,

c) Ferramentas de sincronismo.

Vamos a um exemplo de falhas encontradas no Scanner cuja causa real era outra, descoberta com aplicação do Diagnóstico Avançado.

CASO REAL

Veículo: Grand Cherokee 3.6 V6 2014. Falha: Luz de anomalia da Injeção sempre acesa. Diagnóstico com Scanner:

O Scanner obteve a informação de DTC da Central Eletrônica do Motor, indicando falha P0302 – MISFIRE Cilindro 02, ou seja, falha de combustão do cilindro 02. Cliente relatou que já havia feito vários testes e tentativas de reparos com outras oficinas, onde foi substituído devido a este código: • Velas de Ignição, • Bobina de Ignição, • Bicos Injetores. E que até testes de motor haviam realizados e a falha não fora resolvida.

Este veículo nos foi encaminhado de uma cidade com aproximadamente 350km de nossa sede, cidade está com recurso, não sendo cidade de pequeno porte.

Após a entrevista com o cliente e de posse da leitura do scanner, seguimos o processo aplicando a captura de sinais com osciloscópio e kit de transdutores.

1. TVA- Transdutor de Vácuo Admissão.

2. TVE – Transdutor de Vácuo Escape

3.Primário Ignição Capturando os sinais de vácuo, aplicando a Régua GABARITOP (Irmãos Cervo), conseguimos identificar as falhas nos cilindros.

Com a régua de ângulos entre os cilindros, temos uma visão de quais cilindros estão com falha. O próximo teste foi com a aplicação do TCP- Transdutor de Compressão.

 Cilindro 01 – perfeito, Escape em 175º e Admissão em 391º.
Cilindro 02 – sinal indica falha de abertura das válvulas, gerando o DTC de MISFIRE 02. Escape em 170º e Admissão em 380º.

A diferença de abertura das válvulas entre Escape é de 5º e na Admissão de 11º. O software GABARITOP, foi desenvolvido pelos Irmão Cervo, Mauro, especialista em mecânica automotiva e Ricardo em Sistemas de Informação. O software fica disponível para download na página: www.gabaritop.com Após estas análises, passamos ao teste de vazão de cilindros, confirmando a falha de vedação das válvulas do Cilindro 02.

RESPOSTA A DÚVIDAS:

Se o teste com Transdutores é eficaz, por que realizar outro teste mecânico, como o teste de vazão de cilindros? Simples, quando vamos a uma consulta médica, exames são realizados para que não haja sombra de dúvidas e venham complementar o diagnóstico. Neste caso, veículo com motor V6, um teste de vazão de cilindros exige uma desmontagem completa do coletor de admissão, com a aplicação do Osciloscópio e Transdutores, lhe darão certeza do caminho a seguir. Nenhum equipamento elimina a aplicação de outro, diagnóstico deve seguir a sequência sugerida e ter domínio dos sistemas e equipamentos a serem aplicados.

Cabeçote esquerdo, válvulas que apresentaram falhas, cilindro 02.
Bloco Esquerdo, totalmente carbonizado.

Já atendemos vários casos como este, onde a aplicação dos transdutores indica a falha com eficácia. Para ver mais casos como este, acesse nosso canal no YOUTUBE: General Tech Automotive Diagnostic. Por este e outros motivos, o reparador deve buscar treinamentos e conhecimento técnico, assim fez os Associados da AIRAP em Macapá-AP:Treinamentos? Fale conosco: 034.3312-2727 ou 3499886-2728

Leandro Marco, Professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial, Mecatrônica Automotiva, Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua na reparação automotiva há 34 anos, proprietário da General Tech, Oficina de linha Premium em Uberaba MG.

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