Olá, amigo reparador, tudo bem? Amigo reparador, quantos desafios enfrentamos no dia a dia da oficina? Muitos, correto? Algo que sempre foi um gargalo enorme nas oficinas, é capacitação profissional. Ainda temos situações em que muitos continuam sobre a tese de aprender desmontando e substituindo. Muito Bem, situações assim, geram problemas, constrangimentos em muitos lugares, pois os veículos atuais demandam conhecimentos específicos e assim a procura por treinamentos. Vamos apresentar a você nesta edição o treinamento a AIRAP – Associação da Indústria da Reparação Automotiva e Autopeças de Macapá, no estado do AMAPÁ, com apoio do SEBRAE- AP.
SETEMBRO DE 2022
Entre os dias 12 a 16 de setembro de 2022, estivemos presente em Macapá, levando o Treinamento em Diagnóstico Avançado Automotivo, para a AIRAP e seus associados.
O TREINAMENTO
Por que deste treinamento? Porque a demanda com veículos atuais vem crescendo cada dia dentro das oficinas, assim vem as demandas de ferramental, equipamentos e treinamentos específicos.
EM QUE CONSISTE O DIAGNÓSTICO AVANÇADO?
O Diagnóstico Avançado é junção de todos os recursos a disposição do reparador automotivo, seguindo uma sequência de análises técnicas, capturadas com uso de equipamentos e manuais técnicos, conforme o modelo do veículo. Temos o Livro Diagnóstico Avançado, autor Humberto Manavella, que trata bem este assunto
Sequência para um diagnóstico preciso:
1. Entrevista com o cliente,
2. Conhecimento Técnico,
3. Scanner automotivo,
4. Osciloscópio Automotivo,
5. Kit de Transdutores para osciloscópio,
6. Multímetro,
7. Diagrama Elétrico e Mecânico,
8. Software Gabaritop,
9. Equipamento de Testes mecânicos:
a) Vacuômetro,
b) Teste de vazão de cilindros,
c) Ferramentas de sincronismo.
Vamos a um exemplo de falhas encontradas no Scanner cuja causa real era outra, descoberta com aplicação do Diagnóstico Avançado.
CASO REAL
Veículo: Grand Cherokee 3.6 V6 2014. Falha: Luz de anomalia da Injeção sempre acesa. Diagnóstico com Scanner:
O Scanner obteve a informação de DTC da Central Eletrônica do Motor, indicando falha P0302 – MISFIRE Cilindro 02, ou seja, falha de combustão do cilindro 02. Cliente relatou que já havia feito vários testes e tentativas de reparos com outras oficinas, onde foi substituído devido a este código: • Velas de Ignição, • Bobina de Ignição, • Bicos Injetores. E que até testes de motor haviam realizados e a falha não fora resolvida.
Este veículo nos foi encaminhado de uma cidade com aproximadamente 350km de nossa sede, cidade está com recurso, não sendo cidade de pequeno porte.
Após a entrevista com o cliente e de posse da leitura do scanner, seguimos o processo aplicando a captura de sinais com osciloscópio e kit de transdutores.
1. TVA- Transdutor de Vácuo Admissão.
2. TVE – Transdutor de Vácuo Escape
3.Primário Ignição Capturando os sinais de vácuo, aplicando a Régua GABARITOP (Irmãos Cervo), conseguimos identificar as falhas nos cilindros.
Com a régua de ângulos entre os cilindros, temos uma visão de quais cilindros estão com falha. O próximo teste foi com a aplicação do TCP- Transdutor de Compressão.
A diferença de abertura das válvulas entre Escape é de 5º e na Admissão de 11º. O software GABARITOP, foi desenvolvido pelos Irmão Cervo, Mauro, especialista em mecânica automotiva e Ricardo em Sistemas de Informação. O software fica disponível para download na página: www.gabaritop.com Após estas análises, passamos ao teste de vazão de cilindros, confirmando a falha de vedação das válvulas do Cilindro 02.
RESPOSTA A DÚVIDAS:
Se o teste com Transdutores é eficaz, por que realizar outro teste mecânico, como o teste de vazão de cilindros? Simples, quando vamos a uma consulta médica, exames são realizados para que não haja sombra de dúvidas e venham complementar o diagnóstico. Neste caso, veículo com motor V6, um teste de vazão de cilindros exige uma desmontagem completa do coletor de admissão, com a aplicação do Osciloscópio e Transdutores, lhe darão certeza do caminho a seguir. Nenhum equipamento elimina a aplicação de outro, diagnóstico deve seguir a sequência sugerida e ter domínio dos sistemas e equipamentos a serem aplicados.
Já atendemos vários casos como este, onde a aplicação dos transdutores indica a falha com eficácia. Para ver mais casos como este, acesse nosso canal no YOUTUBE: General Tech Automotive Diagnostic. Por este e outros motivos, o reparador deve buscar treinamentos e conhecimento técnico, assim fez os Associados da AIRAP em Macapá-AP:Treinamentos? Fale conosco: 034.3312-2727 ou 3499886-2728
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva