A troca do lubrificante dos diferenciais dos eixos trativos de veículos pesados é essencial para o bom funcionamento de todo o sistema do eixo. Isso porque as engrenagens hipoidais e cônicas que trabalham dentro do diferencial, incluindo o pinhão e a coroa, são responsáveis por transferir a força que vem do motor, transmissão e cardan para os semieixos e, consequentemente, às rodas.
As engrenagens do diferencial têm a função de multiplicar o torque do motor, realizando a transição da força longitudinal do cardan para a transversal por meio da coroa ou do par coroa e pinhão. A todo instante em que o torque se multiplica com a redução do sistema de powertrain e vai para o diferencial, seu conjunto trabalha com extrema pressão e requer um óleo lubrificante de boa qualidade e recomendado pela fabricante.
Fernando Martinez, engenheiro do Produto da Meritor Brasil explica que o óleo lubrificante multiviscoso para os diferenciais dos eixos trativos mantém uma película protetora entre os dentes das engrenagens, nos roletes dos rolamentos e nos lábios dos vedadores durante as operações. A periodicidade de troca varia de acordo com a aplicação e severidade das operações e deve ser realizada pelo usuário de acordo com as recomendações que constam no manual do fabricante.
O engenheiro da Meritor recomenda ainda a verificação periódica do volume do óleo por meio do bujão de nível (reservatório), localizado no próprio eixo. “Dependendo das condições de uso, vale retirar amostras e checar a coloração do lubrificante”, diz Martinez. Ainda de acordo com ele, “o óleo precisa circular por todas as partes do sistema. O baixo nível pode influenciar na lubrificação das extremidades do eixo, prejudicando o rolamento das rodas e do pinhão, danificando as engrenagens. Nesse caso, haverá a necessidade de troca de todo o sistema do diferencial do equipamento”.
A Meritor oferece no mercado brasileiro a linha de óleo lubrificantes multiviscosos para diferenciais em seus eixos trativos, disponível nas versões sintético (especificação 75W-90) e mineral (especificação 85W-140). Para suportar pressões extremas das operações, o óleo lubrificante do
diferencial é testado e aprovado pela empresa em laboratórios e em teste em campo.
O produto premium traz alta performance devido aos óleos básicos minerais e sintéticos, incluindo um pacote de aditivos de alta qualidade que proporciona maior proteção antidesgaste, anticorrosiva e antioxidante. O aditivo de extrema pressão (EP) assegura, mesmo em uso severo, excelente estabilidade térmica.
Segundo Martinez, os óleos lubrificantes da Meritor impedem a formação de fungos e borras, de oxidantes, de cor
rosão e de desgaste das peças. Ainda contam com pacote de aditivos balanceado que assegura a durabilidade do óleo e desempenho na performance de lubrificação.
Em ambas versões, sintético e mineral, a formulação dos lubrificantes, aprovada na ANP, reforça e garante os intervalos de troca, quantidade em litros para cada tipo de eixo e desempenho exigidos pela Meritor e pelas montadoras, dependendo do tipo de aplicação do veículo. A linha de lubrificantes da Meritor está disponível nas lojas de autopeças especializadas no segmento com opções de caixa com 12 vasilhames de 1 litro e galão de 20 litros.
Manutenção preventiva: verificação dos componentes – se há vazamentos ou ruídos.
Troca de óleo conforme manual, com a experiências já vivenciadas por Fernando, de que só completar o óleo pode ser prejudicial, pois varia de acordo com a vocação e uso do equipamento
Vida útil das peças (conforme utilização do veiculo). Os fusíveis do eixo para cada aplicação. A Meritor desenvolve eixos de alta durabilidade, mas o equipamento deve ser usado e mantido corretamente. Há garantia de 2 anos da montadora e da Meritor.
LUBRIFICAÇÃO DOS EIXOS
Os óleos lubrificantes são para a vida longa do eixo. Regulagens periódicas e reapertos também são necessários.
Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.