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Câmbio Ultrashift Plus MHD

Câmbio Ultrashift Plus MHD

Conheça todos os componentes do câmbio automatizado fabricado em Valinhos, o qual utiliza embreagem de cerâmica

A transmissão automatizada Eaton denominada Câmbio Ultrashift Plus MHD, começou a ser desenhada em 2012 e entrou em produção em 2015. Henrique Uhl, gerente de estratégia de produtos da Eaton explica como é feito este processo. “A indústria tem um longo caminho para desenvolver um produto, não é simplesmente quando está pronto, ele passa a ser utilizado. Há o processo de produção, ele precisa ser validado com o cliente, ir para a rua, ser testado exaustivamente e só depois é que o produto será comercializado. No caso desta transmissão, nos dias de hoje ela é um sucesso”.

A transmissão automatizada Ultrashift Plus MHD possui 10 marchas, ela é aplicada em veículos semipesados com tração 4×2, 6×2 até 8×2, ou seja, um caminhão médio com motor 6 cilindros. Quando foi lançada, ela foi utilizada pela Ford Caminhões, já em 2017 os modelos da Iveco passaram a adotá-la e em 2019 foi a vez da VW Caminhões incorporar o câmbio da Eaton em seus veículos. Ela elimina o pedal da embreagem e o movimento da troca das marchas manuais. “É uma caixa fácil para trocar as peças, as quais são vendidas no mercado de autopeças”, afirma o engenheiro.

COMPONENTES DA CAIXA EATON ULTRASHIFT PLUS MHD

Marcelo Rodarte, engenheiro de serviço de campo Eaton, fala que, “é uma transmissão muito simples para realizar diagnósticos, trocar peças e componentes”.

1.Central, também conhecida como cérebro.

Dentro da caixa está o software que faz o gerenciamento de troca das marchas, controla o código de falhas e também a programação do câmbio. Ela é conectada ao chicote e central CAN do veículo, assim ela se comunica com o motor e ABS. E o conector que está no lado direito da caixa é o responsável por enviar as informações para os outros componentes. Ele é fixado por três parafusos.

2. Freio de inércia

É um componente mecânico e eletrônico, composto por pequenos discos com fita de carbono. Ele está acoplado ao eixo secundário. Quando acionado pela central da transmissão, equaliza e freia o eixo secundário para fazer a troca da marcha de maneira suave. É fixado por 6 parafusos e a fabricante disponibiliza o componente remanufaturado no mercado de reposição.

3. Chicote

Responsável por fazer a comunicação da central para todos os componentes eletrônicos. Ele é robusto e as conexões fáceis caso seja necessário substituir.

4. Atuador da embreagem

Posicionado na capa seca, na carcaça da embreagem. É conectado no garfo da embreagem. É um componente que funciona de maneira mecânica e eletrônica. Também é conectado no chicote e sua função é de abrir e fechar a embreagem quando necessário. Como a central eletrônica monitora todo o funcionamento da transmissão, as trocas também são feitas sem acionar a embreagem, o que aumenta a durabilidade dos componentes. O atuador de embreagem no câmbio Eaton UltraShift Plus MHD é fixado por quatro parafusos e pode ser substituído caso apresente falhas, sem a necessidade de ajustes, já que ele possui auto ajuste.

5. Atuador de XY

Este componente faz a função da alavanca da embreagem. Ele é elétrico e mecânico. Acionado através do chicote que está conectado com a central. Na parte interior há dois motores com uma rosca sem fim, os quais realizam a função de seleção e engate. De acordo com a necessidade das trocas ele movimenta os garfos que estão na parte debaixo, a qual é a mesma de uma transmissão mecânica, o que facilita reparos. Também é fixado por quatro parafusos.

6. Embreagem

A embreagem é um conjunto sinterizado com revestimento cerâmico desenvolvido especificamente para esta aplicação. Sua área é 25% maior que a de embreagens convencionais, sendo assim, proporciona durabilidade duas vezes maior. O conjunto de molas filtra a vibração do motor e assim oferece maior durabilidade para a embreagem, outros componentes da transmissão e mais suavidade na condução do veículo.

7. Eixo e engrenagens

O eixo e as engrenagens são semelhantes as utilizadas em um câmbio de trocas manuais. Eles estão colocados dentro da caixa, para acessar basta retirar a tampa de controle.

DIAGNÓSTICO NO CÂMBIO EATON ULTRASHIFT PLUS MHD

Para realizar o diagnóstico na transmissão automatizada UltraShift Plus MHD é necessário ter o software Eaton ServiceRanger. A empresa disponibiliza esta ferramenta nos concessionários, postos de serviços e no site da Eaton para ser adquirido pelos reparadores independentes.

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Após conectar o equipamento de diagnóstico na porta OBD do caminhão, ele mostra todas as informações que está na central eletrônica da transmissão. Através dela o usuário acessa os códigos de falha, além das falhas na transmissão, detecta também outras falhas no veículo, isso porque ela está conectada na rede CAN do veículo.

O equipamento de diagnóstico gera um relatório de serviço, o qual é importante para documentar o estado do caminhão quando entra na oficina, o que foi reparado e como ela saiu da oficina. Ainda salva o histórico das manutenções realizadas.

Outra opção oferecida é o monitoramento de dados. A ferramenta mostra, por exemplo, a rotação do eixo piloto, estado da bateria, as quais podem ser verificadas com o veículo em movimento.

Outra opção oferecida é o monitoramento de dados. A ferramenta mostra, por exemplo, a rotação do eixo piloto, estado da bateria, as quais podem ser verificadas com o veículo em movimento.

Outros ajustes também estão disponíveis na área de rotinas de serviços. As configurações como por exemplo, programar para sair em segunda ou terceira marcha, calibrar o ponto de mudança, mais rápida, mais suave e assim por diante.

Já na página de programação é possível verificar as atualizações do software, as quais são feitas via Internet sem custo para o usuário. A ferramenta também traz todos os manuais de serviços da Eaton, não só para a transmissão MHD, mas também de outros produtos fabricados pela empresa.

Mais informações:

EATON

pecasouvidor@eaton.com

SAC: 0800-170-5555