O funcionamento correto e vida útil do filtro DPF está diretamente ligado à qualidade e procedência do fluido
Texto técnico: Valvoline/ Fotos: Divulgação
Desenvolvido para realizar a purificação dos gases de escape, o filtro DPF utilizado nos automóveis com motor movido a diesel tem a função de recolher as partículas durante a condução normal.
A limpeza é importante e pode ser feita por intermédio de incineração das partículas, processo chamado de regeneração.
Uma outra maneira de realizar aa limpeza do filtro DPF é no funcionamento normal do veículo, neste caso é necessário circular por um certo espaço de tempo e com uma determinada rotação para que o escapamento atinja a temperatura normal de funcionamento e efetue a queima desses gases.
O ideal para manter o filtro DPF limpo e em bom estado de conservação é usar um lubrificante próprio para isso. Ele auxilia também a manter os bicos de injeção limpos e a emissão de poluentes dentro dos limites legais.
No entanto, apesar de sua grande capacidade de trabalho e durabilidade, já que alguns desses motores ultrapassam 1 milhão de quilômetros rodados sem nenhum tipo de retífica, os propulsores a diesel têm um problema relacionado à emissão de poluentes.
A fim de proteger atmosfera de uma grande parte dos poluentes produzidos pelo funcionamento do motor, tornou-se obrigatório o filtro DPF, um elemento filtrante de partículas de diesel.
No entanto, para que o componente funcione adequadamente é necessária a sua limpeza periódica.
Em algumas picapes modernas, como a Nissan Frontier, por exemplo, existe um botão do lado esquerdo do painel. Ele tem uma função técnica que é a de efetuar uma limpeza desse filtro, ou pelo menos parte dela, de maneira a mantê-lo limpo e apto para o uso.
No Brasil, a utilização do Arla 32, que também tem um papel na redução das emissões de poluentes emitidos pelos motores a diesel, é obrigatório por lei. Mais recentemente a Jeep, fabricante que produz SUVs, incluiu em seus veículos o reservatório de Arla 32, o mesmo ocorreu na picape Fiat Toro, que utiliza a mesma motorização diesel, pois as marcas pertencem ao Grupo Stellantis.
Sendo assim, a empresa recomenda que ao substituir o óleo do motor de um veículo diesel com filtro DPF é preciso ficar atento a especificação e consultar o manual do veículo. No caso da Valvoline ela oferece o Advanced MST na especificação 5W30 e 5W40 diesel, ambos atendem aos veículos a diesel com o filtro DPF.
Ele tem a base sintética, e segundo a empresa, o lubrificante evita a formação de fuligem e fósforo decorrentes da queima de combustível. Desta forma, o motor segue protegido para continuar rodando com menor emissão de poluentes e maior durabilidade. Outra recomendação é aplicar o lubrificante conforme o manual do veículo.