Quando você resolveu abrir a sua empresa, foi necessário definir qual seria o CNAE, ou a classificação Nacional de Atividades Econômicas que mais se enquadra na atividade de uma oficina mecânica. Dessa forma você recaiu em uma classificação de “Comércio a varejo de peças ”, afinal, a comercialização de autopeças será uma das principais fontes de receita. E, isso com certeza marcou o início de sua empresa como varejo.
Eu sei que pode parecer difícil, mas é preciso se libertar da visão de comércio quando se tem uma oficina mecânica. Mesmo que seu CNAE diga o contrário, sua oficina não é um comercio, mas sim um processo produtivo, e essa visão pode mudar tudo na sua empresa!
Observe que se você se enxerga como um “comércio” o seu foco será na compra e revenda de autopeças, afinal é assim que funciona esse tipo de negócio. Todo seu esforço estará tão somente em comprar pelo menor preço, e revendê-lo pelo melhor preço possível, garantindo assim uma boa margem de lucro.
Não há nada de errado nisso, já que o lucro da venda das peças pode ser bem atrativo. Mas, o fato principal é que quando eu foco na compra e revenda, que caracteriza a atividade de “comércio” eu esqueço outros fatores, que são fundamentais em uma oficina mecânica.
Por exemplo, deixamos de lado a venda do serviço, que passa a ser nesse caso apenas um fator de arredondamento do orçamento. Não nos preocupamos também com a produtividade dentro da oficina, ou seja, não investimos em melhorar processos, ou na compra de novas ferramentas e equipamentos que agilizem o trabalho. O layout e organização da oficina também fica de fora.
Quando entendemos que uma oficina mecânica é um processo produtivo, e não apenas um comercio de peças e serviços, como está descrito em nosso CNAE, despertamos para pontos vitais para o bom desempenho do seu negócio.
Pense nisso!
por ALEXANDRE COSTA, consultor sênior especializado em inovação para o setor automotivo, com 25 anos de experiência. Palestrante convidado a participar dos principais eventos do mercado em todo o País e diretor da ALPHA Consultoria, empresa dedicada ao segmento automotivo