fbpx

Parabéns reparador automotivo

No dia dedicado ao reparador automotivo, o profissional tem muito para comemorar. O segmento de reparos de automóveis gera 700 mil empregos e fatura mais de R$ 68 bilhões

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

O dia 20 de dezembro é especial para os profissionais que se dedicam ao reparo de automóveis, já que é comemorado o Dia do mecânico de automóveis, o Dia do reparador automotivo.

Podemos afirmar que sem o reparador de automóveis, a mobilidade estaria severamente comprometida, pois é ele que realiza a manutenção preventiva e corretiva na frota circulante mundial.

Recentemente essa importância foi constatada durante o período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19, pois as oficinas reparadoras de automóveis foram autorizadas a manterem as portas abertas e atender os clientes. Isso porque elas, principalmente as independentes, realizam a manutenção dos veículos de serviços, como por exemplo, as ambulâncias e também dos profissionais da saúde que estavam na linha de frente para conter o avanço do vírus.      

Além disso, as empresas independentes de reparação automotiva contribuem de maneira expressiva na economia do país.

Segundo levantamento feito pelo Sindirepa Brasil – Associação de Sindirepas estaduais da reparação de veículos e acessórios, no País há 118.411 empresas reparadoras de veículos, ou seja, oficinas mecânicas, as quais na maioria são de pequeno porte.

Deste total 67.390 oficinas atendem automóveis, utilitários e comerciais leves, enquanto que, outras 6.739 são especializadas em ônibus e caminhões. Inclui-se neste levantamento outras 12.794 oficinas de funilaria e pintura, outras 24.379 empresas reparadoras que realizam serviços de instalação de acessórios, lubrificação, lavagem e polimento. E ainda mais 7.108 empresas são as chamadas borracharias.    

Somadas, estas oficinas espalhadas por todos os cantos do Brasil geram aproximadamente 700.000 empregos diretos e indiretos e um faturamento anual que totaliza R$ 68,7 bilhões.

Para manter-se no mercado o reparador automotivo precisa estar atualizado, frequentar cursos, participar de palestras, ou seja, evoluir na mesma velocidade que as novas tecnologias são incorporadas na frota circulante. Estudo feito pelo Senai, importante instituição que forma reparadores em várias regiões do Brasil aponta que há 112.710 profissionais especializados atuando nas oficinas.

Sabemos que o reparador automotivo, o mecânico de automóveis, é um apaixonado pela profissão. Ele não mede esforços, se preciso passa noites sem dormir, empenha-se ao máximo para atender bem o cliente e encontrar a solução do problema.

Confira todas as edições da Revista Reparação Automotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *