Reforçando a estratégia de oferecer o portfólio mais completo do mercado de reposição de autopeças nacional, a Marelli Cofap Aftermarket anuncia o lançamento de quatro códigos da linha de válvulas de motor automotivo, que atendem veículos das montadoras Ford e Renault.
O catálogo de válvulas para motor Magneti Marelli é um dos mais completos do mercado, com 210 códigos ativos e cobertura de mais de 75% da frota circulante. As válvulas de motores são, basicamente, uma haste cilíndrica que possui uma cabeça em forma de disco em uma de suas extremidades e ficam localizadas nos cabeçotes dos motores a combustão interna, com a função de controlar o fluxo da mistura ar-combustível e dos gases queimados nos cilindros, tendo, assim, um papel fundamental no funcionamento do motor.
Existem dois tipos de válvulas. As de admissão as de exaustão ou escape. Enquanto o primeiro é responsável por liberar a entrada da mistura ar-combustível para a câmara de combustão, o outro permite a saída dos gases após a explosão da mistura ar-combustível. Para controlar esse fluxo de gases, as válvulas abrem e fecham por meio de um movimento de “sobe e desce”.
Os fatores que mais interferem na longevidade das válvulas do motor são as temperaturas às quais estão submetidas, a corrosão do ambiente e os esforços a que são submetidas. O motorista deve ficar atento a alguns sinais que mostram que o componente não está funcionando como deveria, como o aquecimento do motor acima do normal, geração de fumaça, ruídos e até mesmo o aumento do consumo de combustível. Em qualquer um desses casos, é recomendado procurar um reparador de sua confiança para realizar o diagnóstico e fazer a substituição da peça, se necessário. É importante ressaltar que a peça a ser aplicada deve ser produzida com materiais adequados e de qualidade, como os utilizados nas válvulas de admissão e escape da marca Magneti Marelli.
A Magneti Marelli disponibiliza, também, um catálogo de jogos de anéis para motor, com mais de 120 códigos que atendem os veículos das principais montadoras e que, em breve, contará com novos códigos.
Acoplados ao pistão, os anéis de segmento para motor são responsáveis por impedir a passagem dos gases de combustão para o cárter, onde fica reservado o óleo lubrificante e, ao mesmo tempo, evitar que esse óleo atinja a câmara de combustão, onde ocorre a queima da mistura ar-combustível através da centelha gerada pela vela de ignição. Além disso, os anéis são responsáveis por promover a transmissão de calor do pistão para o cilindro ou bloco do motor.
Vale ressaltar que, para os motores de motocicletas, a marca Magneti Marelli oferece as linhas de biela, kit de motor e, também, válvulas de admissão e escape.
Confira as principais notícias do mercado no portal da Revista Reparação Automotiva.