fbpx

Função do motor de partida

Entenda como funciona o motor de partida e possíveis causas de fadiga

A função do motor de partida é a de atuar sobre o motor principal fazendo com que este inicie o movimento. Tão logo isto aconteça, o motor de partida deixa de agir e só vai voltar a trabalhar quando for dada uma nova partida. Esta atividade deve levar apenas alguns segundos.

Quando se força o motor dando sucessivas “partidas” em curto espaço de tempo, a temperatura interna se eleva rapidamente e danifica o isolante fazendo com que o motor de partida entre em “curto”, o que significa a queima do induzido e da bobina.

POR QUE ALGUÉM FORÇA O MOTORC?

a) Uma bateria com carga insuficiente ou inadequada;

b) Falta de combustível / falha na bomba de combustível;

c) Falta de corrente elétrica que produza faísca nas velas;

d) Deficiência do cabo negativo (cabo interrompido, mau contato nas extremidades);

e) Uma chave de ignição defeituosa (miolo elétrico da chave);

f) A cremalheira, com dentes quebrados ou com limalhas entre eles, não permite o perfeito engrenamento, ocasionando barulho e sucessivas quebras;

g) Motor principal, que tenha diesel como combustível, com baixa compressão,

h) A retirada do ar da bomba injetora (veículos a diesel) com auxílio do motor de partida.

IMPORTANTE: Se o Motor não acionar o motor principal nas duas ou três primeiras tentativas, NÃO INSISTA! Gaste alguns minutos para verificar:

a) Carga e cabos da Bateria

b) Combustível

c) Cabo negativo (ligado ao chassis)

Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.

Acesse o canal do Youtube da TV Reparação Automotiva e confira mais dicas técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *