fbpx

Cuidados ao substituir a bucha da bandeja da suspensão

Item de segurança do veículo e responsável por receber os impactos absorvidos pela suspensão, a bandeja de suspensão conta com buchas de borracha em suas juntas, que previnem barulhos e amenizam as pancadas. Por isso, na hora da manutenção, os reparadores devem ficar atentos e verificar se a vida útil dessas peças não chegou ao fim. “Bandeja e buchas devem ser revisadas na hora da manutenção, pois quando comprometidas podem ocasionar ruídos e até acidentes”, comenta Jeferson Credidio, Gerente de Serviços e Engenharia da Nakata.

Segundo Credidio, há alguns indícios que apontam para problemas com a bucha da bandeja, quando, por exemplo, a direção puxa para um lado na aceleração ou existe folga na direção.

A Nakata recomenda que a manutenção da suspensão seja feita sempre observando as instruções dos manuais. Para facilitar, a fabricante também explica como efetuar a troca das buchas da bandeja, evitando, assim, problemas. Primeiro, desmonte a suspensão e remova as bandejas e as buchas, usando as ferramentas corretas. Depois, instale os novos componentes, instalando as buchas novas com o colocador adequado para aquele modelo. Mas, é preciso atenção, pois algumas buchas possuem posição de montagem, por isso é importante ficar atento às setas de posicionamento.

Após a montagem da bandeja na suspensão, o torque dos parafusos de fixação das buchas deve ser aplicado com as rodas apoiadas, como se estivessem na posição de trabalho.

Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *