O atuador de marcha lenta (também conhecido como motor de passo) é responsável por controlar a marcha lenta através da entrada de ar no motor, funcionando como uma válvula. Ele é constituído basicamente de um motor de passo com um eixo que avança ou recua conforme os comandos da central (módulo). Este movimento abre ou fecha uma passagem de ar no coletor de admissão chamada “by-pass”, conforme o regime de funcionamento do motor.
Os atuadores de marcha lenta VDO garantem a estabilidade da rotação do motor em marcha lenta, isso é traduzido em economia de combustível e redução de emissão de poluentes. É a VDO trazendo toda a tecnologia dos sistemas de injeção eletrônica originais de algumas das maiores e mais tradicionais montadoras do mundo para o mercado de reposição. Veja a lista completa de atuadores no catálogo VDO ou no site www.vdo.com.br .
SUBSTITUIÇÃO:
1. Desconecte o plug do chicote do veículo;
2. Solte os parafusos de fixação;
3. Retire o atuador velho;
4. Faça a limpeza do habitáculo do atuador. Este procedimento é muito importante, pois geralmente há carbonização no alojamento do obturador e isso pode ocasionar mau funcionamento do novo atuador;
5. Após a limpeza coloque o novo atuador em seu habitáculo;
IMPORTANTE:
O atuador já vem pré-ajustado, portanto não é necessário fazer nenhum ajuste manual no eixo do obturador.
6. Coloque os parafusos de fixação,
7. Conecte o plug do chicote e dê partida no motor.
DICA:
Se a marcha lenta permanecer irregular, proceda da seguinte maneira:
• Desligue o motor e aguarde 30 segundos;
• Ligue somente a ignição durante 15 segundos;
• Desligue a ignição e aguarde 30 segundos,
• Dê partida no motor e aguarde a marcha lenta estabilizar.
NOTA: Diversos fatores podem causar marcha lenta irregular, portanto antes de substituir o atuador, deve-se fazer a análise individual de todos os elementos que possam influenciar no controle da marcha lenta.
Fatores que podem influenciar na marcha lenta:
• Atuador de marcha lenta;
• Sonda lambda;
• Sensor de temperatura;
• Sensor MAP;
• Baixa pressão de combustível;
• Coletor de admissão com entrada de ar falsa,
• Sincronismo da correia dentada.