Levando em consideração esse notável crescimento e as demandas decorrentes do aumento da frota de motocicletas, a Marelli Cofap Aftermarket, líder no mercado brasileiro de reposição de autopeças, ampliou o catálogo de componentes para motocicletas a fim de suprir as necessidades desse mercado e ofertar um portfólio cada vez mais completo. São oito novas pastilhas de freio para motos Cofap que atendem as montadoras Dafra, Honda, Kawazaki, Shineray, Sundown, Suzuki, Triumph e Yamaha. Com esses lançamentos, a Cofap passa a oferecer mais de 40 códigos ativos nessa linha de produto, com cobertura de mais de 80% da frota circulante.
As pastilhas de freio trabalham em conjunto com os patins, produtos que a Cofap também disponibiliza para o mercado de reposição. Juntos, eles possuem a função de desacelerar e parar a motocicleta por meio do atrito entre esses componentes e os discos e os tambores de freio, respectivamente.
As pastilhas de freio são compostas por uma base metálica (plaqueta) que recebe o material de atrito, que define as três categorias com as quais as pastilhas de freio são classificadas: orgânicas, semimetálicas e metálicas. As orgânicas são indicadas para motos de baixa cilindrada – até 300 CC – para uso urbano e off-road. As semimetálicas são destinadas a motocicletas de média cilindrada – de 300 a 600 CC – de uso urbano, rodoviário e off-road e, por último, as metálicas, que são apropriadas para motos de alta cilindrada que demandam maior potência de frenagem e resistência à fadiga (fading).
Os patins de freio contam com uma lona colada numa superfície metálica de formato semicircular que acompanha a geometria do tambor, cuja parte interna recebe o atrito dos patins quando o freio é acionado, o que reduz a rotação da roda com o objetivo de diminuir a velocidade da moto. Diferentemente das pastilhas, as massas de atrito dos patins de freio, também conhecidos como sapatas de freio, não são encontradas com materiais distintos.
É importante frisar que os patins de freio Cofap são comercializados com a mola, o que facilita o reparo e garante melhor desempenho do produto.
Substituição dos componentes
As pastilhas de freio para motos e os patins de freio são fundamentais para garantir a segurança do motociclista. São componentes que sofrem desgaste intenso em decorrência do uso para o qual são destinados e, quando não são substituídos ao fim de sua vida útil, comprometem a segurança do condutor e passageiro. O principal sinal de alerta são os ruídos metálicos provenientes das rodas. Caso isso aconteça, é recomendado procurar uma oficina de confiança imediatamente para verificar o estado das pastilhas e dos patins.
- Confira algumas dicas da Cofap para preservar e garantir maior vida útil às peças:
- Verifique com frequência e ajuste a folga dos manetes e dos pedais, seguindo as recomendações do manual do proprietário;
- Caso a motocicleta seja equipada com freio dianteiro a tambor, observe se o cabo de acionamento necessita de lubrificação ou troca;
- Ainda no caso de freios a tambor, confira a regulagem dos freios próxima ao cubo das rodas;
- Regule a altura do manete conforme a preferência de quem vai pilotar – há motocicletas que permitem isso;
- Verifique frequentemente o nível de fluido de freio em motocicletas com freio a disco;
- Coloque a motocicleta no cavalete central (se possível) e gire as rodas para conferir se há algum empenamento nos discos;
- Freios com acionamento “borrachudo” podem ser reparados. Muitas vezes, é possível fazer isso com a sangria do sistema de fluido de freio.
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