A participação da Renault na frota brasileira tem aumentado a passos largos, percebemos isso nas ruas e também em nossas oficinas. Tanto que alguns modelos já merecem a nossa atenção. Hoje falaremos do Sandero 1.6 8V, que vem equipado com alternadores Valeo ou Bosch. Os dois casos já vêm com Tecnologia Multifuncional, com algumas características bem interessantes.
Nos alternadores Bosch (0 124 415 043), o LRC (Load Response Control) é responsável por “aliviar” o peso do alternador em situações específicas.
Durante a partida, o regulador GA239 demora um pequeno tempo para ativar completamente o rotor, tempo suficiente para o motor entrar em funcionamento e o alternador não ser um “peso” para o motor de partida, tornando a partida mais eficiente e aumentando a vida útil do motor de partida.
Esta estratégia também aparece quando é acionado algum componente de grande potência (como exemplo o eletro ventilador) neste caso o alternador inicia o processo de plena carga gradualmente, e faz com que o alternador não sofra um “tranco” e não influencie na marcha lenta.
Outro detalhe importante neste alternador é o Conjunto Retificador, que além de não possuir Trio diodo, ainda protege o sistema eletroeletrônico do veículo, pois está equipado com diodos avalanche (Zener) que direcionam os principais ruídos elétricos do veículo para dentro do alternador, não permitindo que estes “picos” de tensão interfiram na eletrônica embarcada do Sandero.
No Modelo Valeo
Como já sabemos os alternadores para o Sandero não é dos mais simples e devemos tomar alguns cuidados importantes na manutenção, o rolamento do lado do coletor deve ser prensado ao eixo do rotor com bastante cuidado, atentar o limite de encosto e da guarnição do fio do enrolamento no eixo e evitar impactos no eixo.
O Regulador também precisa de atenção, pois além das funções tradicionais o GA 984 possui uma saída DFM, que em alguns modelos de Renault são interligados à central de injeção eletrônica e informa a esta toda a frequência de campo gerada pelo Rotor.
E como segurança estes modelos de regulador se utilizam de 2 sinais de rotação (2 fases do estator) W e V captados diretamente do conjunto Retificador.
Nos dois modelos de alternador é fundamental o cuidado com o circuito de lâmpada (L) e JAMAIS deve “polarizar” estes alternadores com lâmpadas de testes, pois estas possuem corrente muito maior que a suportada pelo circuito, devemos sempre nos utilizar da caneta de polaridade AX002 que garantirão o perfeito funcionamento do regulador.
Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.