Resolva o problema técnico, mas não esqueça da administração da oficina mecânica, veja mais uma dica da série “O que impede sua oficina de crescer!”
Olá Pessoal, na edição passada falei sobre a importância de você “dono” de oficina se transformar em empresário, pensar de forma estratégica e não apenas com o foco técnico, muitos empresários da reparação automotiva estão focados em resolver o problema do veículo e acabam deixando de lado as necessidades do seu negócio, ou seja, cobrar o justo para prosperar no mercado e alcançar seus objetivos empresariais. Por isso é preciso desenvolver essa nova habilidade se capacitando, buscando treinamento e palestras de gestão e conhecendo as ferramentas e estratégias utilizadas nas oficinas bem sucedidas para uma boa administração da sua oficina mecânica.
Mas atenção, não me venham com esse papo: “eu pago uma pessoa para administrar pois não tenho jeito para essas coisas”, você pode ter alguém sim e deve ter, para fazer a operação prática da gestão e até auxiliar nas tomadas de decisões, mas nunca se esqueça que a responsabilidade da administração da sua oficina mecânica e de fazer o seu negócio dar certo, será sempre sua, portando é de suma importância você saber o que deverá cobrar desta pessoa que irá operacionalizar seu setor administrativo e financeiro.
Vejo que muitos empresários pensam que por ter alguém lá no setor administrativo cuidando, está tudo bem, que ele não precisa se preocupar, que tudo está acontecendo da melhor forma, mas acredite na maioria das vezes não é assim que acontece. Estou falando com conhecimento de causa, em mais de 18 anos de consultoria em oficinas, mais de 95% dos casos as pessoas no setor administrativo estavam na chamada “zona de conforto”, fazendo o mínimo possível, pois sabiam que seu chefe confiava cegamente e não entendia de administração de oficina mecânica.
Presenciei casos que o empresário era enganado sobre os números do seu negócio e até roubado, mas não enxergava pois não tinha o mínimo de conhecimento necessário e uma rotina de prestação de contas. Então fica essa dica, não estou falando para você desconfiar de todo mundo, mas sim que é importante saber o que cobrar de resultado das pessoas do setor administrativo também, isso será bom para todos e tornará sua gestão mais profissional.
Como sugestão para início dessa caminhada na gestão, comece entendendo e auditando o controle de entradas e saídas de dinheiro, fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, quando encerra o mês, confira quanto recebeu, quanto pagou e quanto sobrou no seu fluxo de caixa. Se tiver contas a receber futuro (parcelamentos feitos para seus clientes) some quanto tem, some também o total de contas a pagar de fornecedores de peças parcelados para futuro e faça um pequeno balanço: Saldo de caixa + contas a receber futuro – contas a pagar de fornecedores futuro, se o resultado for positivo suas contas estão equilibradas, se for negativo, fique atento pois talvez você não tenha liquidez para pagar suas contas em breve, então é necessário avaliar o que pode estar acontecendo.
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