fbpx

Indício que a bandeja de suspensão pode estar com problema

Conhecida também como braço oscilante, a bandeja de suspensão, que liga as rodas ao chassi ou monobloco, é uma peça do sistema de suspensão, relacionada não só com o conforto, mas também com a estabilidade e a segurança do veículo. Por isso, é importante ter atenção a qualquer sinal de problema da bandeja de suspensão e avaliar, periodicamente, seu estado. “A peça é fundamental para o bom desempenho do veículo, pois além de ligar as rodas ao chassi, suporta as forças laterais nas curvas, garante que as rodas se movimentem apenas verticalmente, mantém o alinhamento e limita movimento das rodas nos arranques e frenagens”, comenta Jefferson Credidio, gerente de serviços e engenharia da Nakata.

Ruídos ao trafegar por vias esburacadas podem indicar que a bandeja de suspensão apresenta algum tipo de problema. “A peça pode estar trincada ou com as buchas e pivô desgastados”, adverte Credídio, enfatizando que a peça pode até quebrar por sofrer impactos.

Caso a bandeja tenha algum dano, deve ser trocada já que, além dos ruídos, ela interfere na dirigibilidade e desgaste de pneus. Se for identificada alguma trinca, o veículo deve ser rebocado até a oficina para realizar a substituição, pois pode se desprender e ocasionar acidentes.

Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *