A Takao, fabricante de componentes para motor faz parceria com o SENAI para treinamento e projeta ampliar o corpo técnico
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Com objetivo de incentivar os jovens a buscar a profissão de reparador automotivo e também ampliar os conhecimentos dos profissionais que atuam no mercado, a GOOP, empresa detentora dos produtos com a marca Takao, firmou parceria como o SENAI e promove o treinamento para formar profissionais com especialização em motores.
Mas, não é só isso. Para atender as oficinas e retificas estabelecidas, mantém um time de consultores e promotores técnicos, os quais realizam em média 150 visitas/dia, só em 2022 foram mais de 30 mil visitas, eles pretendem ampliar esses números em 2023.
Estas e outras informações sobre a Takao estão nesta entrevista exclusiva, concedida por André Niero, CEO da GOOP, para a Revista Reparação Automotivo. O executivo é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina, tem pós em Marketing pela ESPM, em São Paulo e Gestão de Negócios pelo INSEAD (França).
Ele ingressou na GOOP em 2019, como Diretor Comercial. Antes disso, acumulou experiências com as passagens pelos setores farmacêutico e químico, onde liderou as áreas de vendas e marketing de multinacionais como Bayer, Roche e Akzo Nobel.
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Reparação Automotiva: Como estão divididos os negócios da GOOP e quais marcas ela trabalha no mercado de reposição independente?
André Niero: A GOOP é uma empresa 100% brasileira, fundada em 2000 pela Fatima Soares, uma empreendedora, dona de retifica de motores (à época), que vislumbrou a oportunidade de revender peças de reposição para motores, no mercado de reposição automotiva. A partir de 2011 a GOOP passou a distribuir a marca Takao, que é hoje a 2ª marca do mercado de reposição, em utilização e preferência. A marca Takao é a única marca distribuída pela GOOP.
RA: Atualmente qual a quantidade de peças e serviços que a Takao oferece no Brasil? Atende qual porcentagem da frota circulante?
AN: Possuímos mais de 6.300 SKU’s ( Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque), isso, sem considerarmos as variações de medidas das peças. Essa quantidade de SKU’s corresponde a 95% da frota circulante no Brasil, sendo assim, possuímos peças que atendem a mais de 1.200 motores diferentes.
RA: Sabemos que a frota circulante no país é variada. Como a Takao desenvolve estas peças para disponibilizar no mercado nacional?
AN: Monitoramos constantemente as tendências de mercado e das movimentações da frota brasileira. Através desse monitoramento de mercado, detectamos quais são as principais oportunidades de peças para reposição no mercado brasileiro, depois disso e que desenvolvemos em nossas fábricas na China e Índia, para comercializá-las aqui no mercado interno.
RA: Quantos lançamentos a empresa disponibilizou em 2022 e quantos estão programados para 2023?
AN: Temos em nosso DNA a inovação. Não só em produtos, mas em processos, sistemas e modelos de gestão. Em sistemas, por exemplo, inauguramos, há dois anos, o nosso catálogo de vendas B2B. Atualmente ele responde por mais de 80% das transações de vendas da empresa, além de prestar um excelente serviço de consulta de peças para aplicação nos mais variados motores do mercado. Em produtos, especificamente, lançamos 300 SKU’s em 2022, e pretendemos seguir inovando e trazendo ao mercado os itens que já apresentam, ou irão apresentar, as maiores demandas de mercado.
RA: Desde o início da pandemia, todos os segmentos da indústria enfrentaram problemas de falta de matéria prima. A Takao foi prejudicada em seu planejamento por esse fator? Essa falta está controlada?
AN: A pandemia, na realidade, foi positiva para o mercado de reposição automotiva. Por uma razão simples, justamente devido à falta de alguns componentes para a produção de carros novos, nas montadoras, o mercado de reposição se fortaleceu, uma vez que os proprietários de carros trocaram menos seus carros usados por novos. E nós, aqui na GOOP mantemos um estoque de segurança longo, o que nos permitiu, durante a pandemia, atender às necessidades do mercado, sem muitas quebras de estoque.
RA: Como a Takao avalia os reparadores independentes atuais. Eles estão preparados para atender os veículos que evoluem na tecnologia embarcada?
AN: Ainda existe sim uma carência no mercado, pelos reparadores de formação técnica básica inclusive, e obviamente existe a carência de conhecimento técnico sobre as novas tecnologias dos motores. Por essa razão, inclusive, que a GOOP, através da marca Takao, tem investido tanto em fornecer ao reparador conhecimento técnico, capacitação, dicas técnicas e comunicação da marca, também voltada a conteúdos técnicos. E inclusive as duas principais iniciativas da marca, nesse sentido, são o time de técnicos, que diariamente visitam oficinas e retíficas, levando conteúdos técnicos aos aplicadores e o projeto de ressignificação do mecânico, cujo 1º pilar é a capacitação técnica dos novos mecânicos, em parceria com o SENAI. Este é um dos projetos mais estratégicos que a GOOP está desenvolvendo. O grande objetivo é ressignificar o mecânico. Essa ressignificação virá através de 4 pilares:
1º – a capacitação dos futuros mecânicos – onde entra a parceria com o SENAI, que é, sem sombra de dúvidas, a instituição mais respeitada no Brasil, quando falamos em mecânica automotiva. A marca Takao desenvolveu para este pilar, um currículo proprietário, com foco em motor; que unido ao currículo generalista de mecânica automotiva do SENAI, criou um novo curso profissionalizante, com 40% de conteúdo voltado a motor, mas também elétrica, suspensão e gestão.
2º – a evolução da oficina
3º – a evolução do profissional – ícones, rituais
4º – amplificação da comunicação em torno da profissão de mecânico
Assim, estamos apenas no início da jornada de ressignificação dessa profissão tão importante no Brasil. Implementamos em 2022, quatro turmas de 20 alunos cada, em 3 unidades do SENAI – Curitiba (Boqueirão), Belo Horizonte (Horto) e Goiânia (Canaã). Este ano estimamos abrir no mínimo mais três unidades, além de quatro novas turmas nas unidades já implementadas.
RA: Além dessa ação, quais as outras que a empresa promove junto ao reparador independente para auxiliá-lo no dia a dia de trabalho?
AN: A GOOP possui um time de consultores e promotores técnicos que diariamente visitam retíficas e oficinas, respectivamente. São mais de 150 visitas/dia. Em 2022 realizamos mais de 30 mil visitas a retíficas e oficinas. E o grande escopo dessas visitas é levar aos aplicadores, proativamente, conhecimento técnico, diversas dicas e informações técnicas sobre nossas peças. Mas acima de tudo, gerar proximidade com os nossos principais stakeholders (partes interessadas), nos antecipando a problemas e ajudando-os em seu dia a dia.
RA: Está no planejamento ampliar estas ações?
AN: Sim. Sobre a parceria com o SENAI, conforme falamos, ampliaremos o número de unidades este ano. E quanto às visitas proativas a retíficas e oficinas, também temos em nossos planos, o aumento do nosso quadro de técnicos no campo, o que nos traz um potencial de mais de 50 mil visitas este ano.
RA: A expectativa do mercado é de que os veículos fabricados em 2019 e 2020 entrem na reposição independente este ano. Qual a projeção que a Takao faz em termos de crescimento, não só da empresa, mas também do setor como um todo? Será um bom ano?
AN: Estimamos sim um bom ano, com crescimento de dois dígitos no aftermarket, seguindo a tendência de que teremos o aumento da manutenção dos carros usados e as montadoras continuarão apresentando problemas de falta de componentes para produção de carros novos.