Por Narciso Ishano. Gerente de Engenharia da DRiV Tenneco do Brasil*
A indústria automotiva registou em 2022 recorde na venda de veículos pesados eletrificados. A parcela de caminhões e ônibus elétricos e movidos à gás saltou de 405 unidades, em 2021, para 1,1 mil em 2022, uma alta de 172% no período. Consequentemente, as soluções voltadas para atender às necessidades exclusivas desses veículos ganharam a cena, como, por exemplo, a novas especificações para os amortecedores que os equipam.
A suspensão vai continuar existindo, porém mais inteligente. A essência do produto será a mesma, mas com muita tecnologia. Nos veículos convencionais, por exemplo, o peso maior fica na frente, no motor. Nos veículos elétricos o peso maior é o das baterias, que tendem a estar colocadas mais no centro do veículo. O amortecedor é desenvolvido seguindo essas características.
Outro fator importante que também deve ser considerado no segmento de veículos pesados eletrificados é o novo padrão para limite de ruídos, uma vez que os veículos eletrificados são extremamente silenciosos e qualquer barulho na suspensão se destacará ainda mais em comparação com veículos convencionais, que têm esses ruídos, muitas vezes, abafados pelo som do motor.
A indústria de amortecedores tem esse mercado em transição como desafio. Outra necessidade é o consumo de baixa corrente de energia pelos veículos. No caso de um amortecedor eletrônico, temos uma central que irá diagnosticar em que condição o veículo está sendo utilizado, a corrente elétrica não pode ser muito grande para não interferir na autonomia do veículo. Por isso, é possível que no futuro o amortecedor ganhe uma nova função de ajudar a gerar energia para abastecer as baterias. Hoje, o sobe e desce do componente produz apenas calor.
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A eletrificação trouxe uma nova realidade para os diversos setores do mercado da cadeia automotiva. Os desafios e as oportunidades são imensos, mas os resultados apresentados com os caminhões e ônibus lançados no Brasil e em circulação em nossas ruas e estradas já mostram que estamos preparados para atender às expectativas tanto da indústria, como dos consumidores, neste novo cenário.