A função da bomba elétrica de combustível é fornecer combustível ao sistema de injeção do motor, de modo a garantir que a pressão de combustível possa ser mantida dentro dos limites de funcionamento do sistema.
Substituição:
A bomba de combustível é projetada para durar por toda a vida do veículo, no entanto, dois aspectos que dizem respeito aos cuidados do proprietário podem influenciar na durabilidade do produto. O primeiro é a qualidade do combustível usado para o abastecimento. O consumidor deve sempre utilizar combustível de qualidade e procedência, caso contrário pode ocorrer corrosão e depósito de contaminantes do combustível no interior da bomba, provocando sua parada e consequente pane do veículo.
O segundo diz respeito ao filtro do combustível, que deve ser trocado dentro do período especificado pelo manual do veículo. O filtro sujo “força” a bomba, que passa a trabalhar com corrente elétrica mais alta. Em casos extremos, o filtro sujo pode rasgar e, desse modo, perder completamente a sua capacidade de retenção de partículas, deixando de proteger o sistema. Neste caso, o principal impacto ocorrerá nos injetores de combustível do motor.
Função e como substituir a bomba de combustível, riscos ao substituir de maneira errada:
A bomba de combustível pode deixar de cumprir sua função sem que o motorista perceba, impactando no nível de emissão de poluentes dos gases de escape. Esta falha pode provocar a reprovação do carro no teste de emissões do Programa de Inspeção Veicular, por exemplo.
Ainda mais grave, a pane intermitente ou parada total da bomba, resulta na completa imobilização do carro colocando em risco, inclusive, a vida do proprietário e demais ocupantes. “Essa situação é extremamente perigosa quando o motorista tenta uma ultrapassagem e seu veículo falha ou ‘engasga’”, alerta Gabriel Lima.
Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.