Em continuidade à evolução da marca anunciada no último mês, a Ipiranga acaba de inaugurar o primeiro posto do País com a nova identidade visual prevista. O Posto Pilar do Tietê, em São Paulo, foi escolhido para oferecer a nova experiência aos consumidores em primeira mão. Além da mudança da estrutura física, oferta de novos serviços e produtos com foco na jornada dos clientes, a Ipiranga apresenta uma importante etapa da materialização dessa evolução: a linha de produtos aditivados Ipimax, com foco na qualidade e rendimento, tornando o portfólio da marca ainda mais completo e em linha com a excelência dos combustíveis da empresa.
“Nosso objetivo é um só: ser uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias. A virada de marca dos postos será feita de forma gradativa à medida que haja renovação ou expansão da rede Ipiranga no Brasil. As unidades trazem novidades arrojadas e alinhadas com aspectos ESG da Ipiranga. Trabalhamos para desenvolver soluções inovadoras que promovem o negócio dos nossos revendedores, além de ampliar nossa relação com os consumidores para além do abastecimento no posto”, afirma a vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, Bárbara Miranda.
Aditivados – Após realizar uma pesquisa com consumidores de todo o país, a Ipiranga identificou que qualidade e rendimento eram os atributos mais valorizados pelos consumidores que procuram por combustíveis aditivados. Para aperfeiçoar e desenvolver produtos com alta qualidade e que reforçassem o atributo rendimento (“máximo rendimento para você ir mais longe”), a Ipiranga foi até Londres, nos laboratórios da Innospec, uma das mais renomadas e modernas empresas químicas de aditivos do mundo. Especificamente para o etanol, o parceiro da Ipiranga para a nova formulação de aditivos foi a BASF, outra referência mundial no setor químico.
Por cerca de um ano, foram realizados mais de 1.000 testes em laboratório, simulando ações do cotidiano do consumidor: pilotos profissionais testaram os novos combustíveis Ipimax por mais de 300 horas em diferentes cenários, como pistas esburacadas, estradas de terra, asfalto e pedra. O resultado foi a reformulação do pacote dos aditivos do portfólio de combustíveis aditivados da Ipiranga, com quatro produtos no portfólio para o consumidor final: Ipimax Gasolina, Ipimax Etanol, Ipimax Diesel e Ipimax Pro Gasolina.
Na gasolina, os aditivos Ipimax apresentaram um rendimento superior a 4% no comparativo com a gasolina original (sem aditivos). Por exemplo, em uma situação hipotética, em média, um tanque de gasolina original (50 litros) permite um rendimento de 450km. Já, em média, 1 tanque de gasolina Ipimax permite um rendimento de 468km. Ou seja: com 1 tanque de Ipimax, é possível rodar mais 18km. [Fonte: Innospec – segundo testes realizados em laboratórios]
Para o etanol, o pacote de aditivos foi completamente renovado, garantindo um rendimento de cerca de 6% se comparado com o etanol original.
Dado seu rendimento, os combustíveis da linha Ipimax emitem menos poluentes, já que, com a mesma quantidade de litros, o veículo roda mais quilômetros, versus os combustíveis originais.
Novo Posto – Depois de apresentar seu novo propósito, o de “abastecer a vida em movimento”; renovar a identidade visual de seus negócios, lançar novos produtos, novos uniformes de VIPs e da Ipiranga Racing, em parceria com a BAW Clothing; chegou a hora de tornar realidade a renovação dos postos, anunciada durante a convenção da empresa, em março deste ano.
O visual será marcado pelas cores da marca. O Amarelo Ipiranga predomina na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor. Já oAzul Ipiranga indica todos os produtos à venda, enquanto o Laranja Ipiranga sinaliza as áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”, como parklets, onde as pessoas poderão desfrutar de momentos de descanso, estacionamento para bicicletas e bebedouros convencionais e, até mesmo, espaço para pets. O novo posto também possui pisos diferenciados para sinalizar o espaço para pedestres.
No novo modelo de posto, a marca Ipiranga passa a ser o centro de todas as evidências e pontos de contato com o público. A testeira estará 40% maior, com o pingo da letra “i”, de Ipiranga, muito mais aparente, assim como o triângulo, que faz parte do novo grafismo da marca e poderá ser visto em diversos elementos visuais dentro do posto. A ideia é também oferecer uma experiência integrada de jornadas física e digital, que englobam AmPm, Jet Oil, abastece-aí, Km de Vantagens e pista de abastecimento, favorecendo uma maior integração e personalização do atendimento, tornando a experiência mais ágil e conectada.
Jet Oil – Com mais de 1.100 unidades e estando entre as 20 maiores franquias do país, o Jet Oil, a troca de óleo dos postos Ipiranga, apresenta seu novo conceito e modelo que fortalecem sua proposta de valor e a sinergia com a marca Ipiranga. Uma nova jornada de atendimento mais fluida, transparente e exclusiva também faz parte das novidades na rede Jet Oil. Agora, o atendimento vai até a pista, saindo do box e apresentando ao cliente, de maneira proativa, um orçamento completo do check-up, com base na oferta de itens indicados pelas montadoras. Esse novo conceito potencializa a conversão entre pista de abastecimento e Jet Oil e consequentemente aumenta a lucratividade do franqueado.
Além da nova forma de atendimento, o foco em sustentabilidade aparece como um fator importante para a marca. Através da venda de produtos a granel, o Jet Oil oferece ao consumidor a possibilidade de realizar a compra somente do volume necessário de lubrificantes, evitando o desperdício e eliminando o descarte de frascos de plástico. Com essa ação, o Jet Oil pretende reduzir o descarte de mais de 800 mil embalagens plásticas, por ano.
Com um portfólio variado de produtos como, filtros, aditivos, palhetas, entre outros, a franquia reforça sua posição em oferta de produtos premium e se junta à Texaco na venda de lubrificantes. Sendo a única franquia do mercado a ofertar duas marcas diferentes de lubrificantes, o Jet Oil leva autonomia de escolha para o consumidor e entrega mais possibilidades de venda para o franqueado.
ESG – O ESG está cada vez mais presente no novo modelo de posto, pois substituímos materiais que não eram tão adequados ao meio ambiente por opções apropriadas à reciclagem. São estruturas modulares, mais econômicas e eficientes, que permitem adequações de layout. “Estar cada vez mais consciente de nosso papel em diversas frentes de sustentabilidade para que estes valores tenham sinergia com nossos negócios e com a demanda dos consumidores faz parte da estratégia dos nossos negócios”, analisa Bárbara Miranda.
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